tudo sobre digitação - typing

Tudo sobre Digitação, conheça mais sobre essa técnica!

Digitação é uma técnica utilizada por profissionais para digitar textos e outros tipos de documentos sem olhar para o teclado, garantindo mais velocidade e precisão nos movimentos. Por meio dessa técnica, o profissional evita vários problemas de saúde, como dores no corpo, nas costas, dedos e punhos. 

A tecnologia está cada dia mais presente em nossa rotina. Com isso, a necessidade em aprender digitação se torna urgente. Esse tipo de conhecimento melhora a performance nos teclados, traz mais agilidade e precisão para a sua rotina e pode ajudar na conquista do primeiro emprego e até na recolocação no mercado de trabalho. 

Para se ter uma ideia, quando pesquisamos o que estudar para concursos públicos, é possível identificar algumas bancas que exigem o conhecimento em digitação para alguns cargos, como é o caso de escrivão. 

Percebeu o impacto que o conhecimento em digitação pode trazer para o seu desenvolvimento profissional e pessoal? 

Pensando nisso, desenvolvemos um guia com as principais informações sobre esse método, destacando o conceito, como aprender, os benefícios para diversas idades, entre outras questões.

Então, não perca mais tempo. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Digitação 

Conhecer o conceito de digitação é fundamental para entender outros conteúdos que vamos abordar neste artigo. Confira!

O que é digitação?

Trata-se de uma atividade em que uma determinada pessoa introduz dados em um computador por meio de um teclado. Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, esse processo não pode ser feito de qualquer forma. É necessário conhecer técnicas, ter uma boa postura e participar de testes para aprimorar o conhecimento. 

Quais são as diferenças entre digitação e transcrição de áudio e digitação por voz? 

Grande parte das pessoas confunde o conceito de transcrição de áudio, digitação e digitação por voz. Apesar de serem bastante parecidos, cada um tem as suas particularidades.

  • Digitação: atividade em que um profissional tem como objetivo introduzir dados em um computador por meio do teclado; 
  • Transcrição de áudio: é uma tarefa que um profissional transcreve áudios para o formato de textos. Geralmente, é feita a transcrição de entrevistas, palestras, audiências, aulas, entre outros eventos;
  • Digitação por voz: é uma funcionalidade que permite ao usuário pesquisar diversos tipos de conteúdo por meio da fala. É uma ótima alternativa que promete trazer mais agilidade e praticidade para a rotina. 

E os números comprovam o poder desse tipo de pesquisa: 52% dos usuários de assistentes de voz dizem que usam tecnologia de voz várias vezes ao dia ou quase todos os dias. (The Smart Audio Report, 2020). Já 24% dos americanos com 18 anos ou mais possuem um alto-falante inteligente, ou cerca de 60 milhões de pessoas. (The Smart Audio Report, 2020).

No Brasil, a situação não é diferente. Segundo uma pesquisa divulgada pela consultoria Ilumeo, o uso de comandos de voz cresceu 47% em nosso país durante a pandemia.

Quando surgiu a digitação? 

A história da digitação se mistura com a evolução dos teclados. Tudo começou em 1714 quando surgiu a primeira máquina de escrever. Naquele período, Henry Mill tinha como missão padronizar e deixar os documentos mais legíveis para as pessoas. 

De lá pra cá, vários tipos de teclados foram produzidos. Um dos modelos mais estranhos foi o material desenvolvido por William Austin Burt. Ele tinha um dial bastante semelhante a um aparelho de telefone. Outro modelo diferente era a “bola de escrever de Hansen”, que ganhou bastante destaque na Europa, no século 19. 

Conheça abaixo outros tipos de teclados. 

  • Model 1: lançada em 1867, essa foi a primeira máquina de escrever comercial. Ela atuava da mesma forma que os teclados atuais. O profissional tinha que pressionar uma tecla que, consequentemente, ela era “desenhada” em um papel por meio de um sistema mecânico. Esse tipo de teclado era semelhante a uma máquina de costura. O pedal era uma das peças principais. Ele tinha como missão posicionar o papel para a linha seguinte. Por causa dessa invenção, a IBM tornou-se um grande destaque no setor das máquinas de escrever elétricas. 
  • Teletipo: foi o responsável pela origem do teclado. Substituiu o telégrafo e conseguiu se firmar no mercado em 1930. A máquina de escrever foi muito utilizada para transcrever dados e informações. 

Quando uma pessoa digitava em um dos pontos, o texto aparecia em outro ponto. Os cartões perfurados, que foram desenvolvidos por Herman Hollerith, também foram um marco na revolução tecnológica. Eles armazenavam dados antes da utilização dos monitores. 

  • ENIAC e BINAC: considerado o pai dos computadores modernos, o ENIAC utilizava cartões perfurados para entrada e saída de informações. Já o BINAC, de 1949, utilizou uma máquina de escrever eletromecânica conectada para executar esse serviço e imprimir resultados;
  • Integração MIT, Bell Labs e General Electric: o próximo marco no mercado só ocorreu em 1964, quando estas empresas resolveram unir forças: MIT, Bell Labs e General Electric. Elas desenvolveram uma tecnologia de compartilhamento de dados em mais de um aparelho. 

Esse sistema foi responsável por criar o video display terminal (VDT). Ele permitia que um conteúdo fosse transmitido em um aparelho que era conectado com um monitor. 

Por meio dessa invenção foi mais fácil construir uma interface para visualizar o conteúdo sendo acrescentado e fazer os ajustes que eram necessários. Dessa forma, surgiram alguns produtos Um dos mais conhecidos foi o terminal Datapoint 3300, de 1967.

  • Model M: lançado pela IBM em 1987.Ele foi tão importante que virou um dos melhores exemplos na indústria. Um dos motivos pelos quais ele fez sucesso naquela época é que o layout clássico era composto por 101 teclas, faltando apenas algumas para o Windows. No entanto, esse modelo sofreu com duras críticas. Os botões Shift e Enter eram bem pequenos.  

Além disso, até o final da década de 80, quando eles eram produzidos com as cores pretas, o cliente só podia optar entre as opções branco ou bege. 

E os periféricos não pararam de evoluir. 

  • Teclado gamer mecânico: um dos modelos mais conhecidos do mercado atualmente. Ele contém vários benefícios: infraestrutura é produzida para suportar o uso constante; mais suavidade na hora de digitar; é possível digitar com mais velocidade e mais precisão na hora de digitar. 

Para escolher o melhor teclado, recomendamos analisar o custo-benefício. Geralmente, o teclado gamer é mais caro se for comparado com as opções mais tradicionais. O lado positivo é que o investimento traz ótimos efeitos para a rotina, como eficiência e agilidade. 

Existem ainda outros benefícios desse aparelho. Ele contém uma configuração personalizada com uma boa iluminação e uma infraestrutura que consegue construir uma experiência inesquecível para o usuário. 

Teclado mecânico - Pinky e o Cérebro  Warner Bros
Pinky e o Cérebro / Warner Bros

Quais são os mitos da digitação?

Provavelmente, você deve conhecer alguns mitos que são bastante comuns no mercado de digitação. Porém, é importante desmistificá-los para deixar o processo de aprendizagem ainda mais fácil.  

  • Digitação é um dom: sem dúvidas, esse é um dos principais mitos da nossa área. Grande parte dos digitadores de sucesso são treinados e fizeram testes. 

Bons digitadores são conhecidos por dedicarem alguns minutos do seu dia para melhorar a velocidade, precisão, postura e outros elementos que influenciam nos resultados. 

Uma relação de qualidade com os teclados vem com bastante treinamento. Não é uma habilidade da genética. 

  • O sucesso de digitação é baseado em descobrir as técnicas e os truques padronizados: seria ótimo se as coisas funcionassem dessa forma. 

Dominar as técnicas de digitação é, de fato, essencial para ter uma relação saudável com os teclados. Mas as táticas utilizadas por um profissional podem não ter o mesmo efeito para o outro. 

Então, recomendamos investir em plataformas como a Digitow. Ela permite que o aluno adicione textos personalizados. Dessa forma, você consegue aprofundar o conhecer com conteúdos que estão mais ligados ao seu perfil. 

  • Para digitar mais, basta digitar mais: a maioria das pessoas acredita que, para se tornar um bom digitador, é necessário passar diversas horas na frente do computador escrevendo diversos textos. Na verdade, esse tipo de postura só prejudica o profissional

O excesso pode trazer diversas dores nos dedos, ombros, costas e outras partes do corpo. Para evitar problemas, procure fazer pausas e alongamentos durante o expediente. 

Percebeu que o mundo da digitação é mais simples do que parece? 

O mais indicado é ignorar esses mitos para absorver o conhecimento com mais agilidade e sem comprometer a sua saúde. 

Futuro da Digitação

Muitos dizem que a digitação morreu, ninguém digita mais. Mas se você está em um computador ou celular neste exato momento, provavelmente você utiliza um teclado o dia todo.

Isso acontece, pois, antes era muito comum ver a digitação em cursos profissionalizantes. Porém, os tempos mudaram, ninguém precisa sair de casa para aprender a digitar mais. Hoje é possível fazer um curso online para aprender a postura da digitação e suas técnicas.

De fato, enquanto existir um teclado, seja digital, mecânico ou de membrana, existirá um digitador. O digitador é qualquer um que utiliza um computador de mão, de bolso ou notebook/laptop.

Até tudo ser comandado por voz, muita coisa coisa precisa mudar, principalmente os escritórios que trabalham com a parte administrativa.

A profissão do digitador 

O digitador tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. É uma profissão com tendências de crescimento, especialmente em virtude do desenvolvimento tecnológico. 

O que faz esse profissional? 

O digitador tem como responsabilidade executar diversos serviços para digitação. Quando uma empresa necessita transcrever dados que estão em textos, tabelas e outros materiais, ela solicita a ajuda desse profissional. 

Outro ponto positivo do especialista é que ele também atua na formatação dos documentos. Dessa forma, ele consegue deixar as informações alinhadas. 

Geralmente, em seu dia a dia, ele executa diversas atividades. 

  • Digitação de tabelas, dados, notas, laudos e textos;
  • Envio de e-mails e planilhas;
  • Organização e digitalização de documentos;
  • Identificação de erros e o compartilhamento com o supervisor; 
  • Impressão de documentos;
  • Serviços de escritórios que podem ser tanto atendimento telefônico como na recepção; 
  • Administração de arquivos. 

Além de trabalhar em empresas privadas, quem tem conhecimento em digitação também pode exercer a função em cargos públicos, como é o caso do escrivão. 

A prova da polícia de escrivão necessita de uma preparação maior. Por isso, faça um bom planejamento de estudo para alcançar os resultados desejados.  

Qual é o perfil esperado? 

Existem algumas características que são muito importantes para o profissional que busca especialização na área. 

  • Habilidade em digitação e com o teclado número; 
  • Boa memória;
  • Agilidade;
  • Detalhista;
  • Preciso; 
  • Facilidade em seguir instruções. 

Qual é a área de atuação? 

O profissional de digitação pode trabalhar em diversas áreas, como: escritórios de advocacia, clínicas, setores de contabilidade, área administrativa, entre outros. 

Quanto ganha? 

De acordo com o site Glassdoor, o salário de digitador pode atingir R$ 1.500. No entanto, nunca é demais lembrar que a média varia conforme cada região e o nível de experiência do profissional. Lembrando também que isso é a profissão exclusiva de digitador, e vários outros cargos precisam de gente com essa habilidade também.

Por isso, recomendamos estudar com frequência para garantir um diferencial no mercado de trabalho. 

Você também pode aumentar os seus ganhos atuando como um profissional freelancer. 

Como ser um profissional de sucesso?

Existem algumas dicas que ajudam o profissional a conseguir bastante sucesso no mercado de trabalho. 

Treine 

O primeiro passo é ser apaixonado por treinamento. O tempo para aprender a digitação depende exclusivamente do seu desempenho diário ou semanal. 

A dinâmica com os teclados funciona como uma academia. Ter um corpo bonito ou emagrecer são objetivos que não são conquistados em um passe de mágica. É fundamental ter foco para alcançar as metas.  

O mais interessante é que não é necessário passar várias horas em frente ao computador para absorver o conhecimento. Em grande parte dos casos, pelo menos, 30 minutos diários é o suficiente para observar as primeiras transformações. 

Não desista 

Sabemos o quanto o aprendizado em digitação no início pode parecer confuso, especialmente quando temos o vício de procurar as teclas enquanto digitamos. Se enfrentar essa situação, não precisa entrar em pânico. Afinal, alguns comportamentos fazem parte do processo de aprendizagem. 

Conte com o apoio dos melhores especialistas 

Sem dúvidas, essa é uma das melhores dicas desse tópico. O investimento em conhecimento não pode ser feito de qualquer forma. Caso contrário, será mais complicado alcançar os seus objetivos. 

Para escolher o melhor curso de digitação, verifique como está dividido o conteúdo programático, analise o currículo do professor, pesquise como é a reputação da instituição e da ferramenta na internet. Se possível, converse com outros alunos que já conhecem a ferramenta. 

Em um primeiro momento, as orientações acima podem ser cansativas, mas serão importantes para adquirir conhecimento de qualidade. 

No Brasil, é possível encontrar várias ferramentas e cursos que ajudam nesse processo. Um dos nomes mais conhecidos do mercado é do Fábio Gomes da Silva. Ele é responsável pelo Teste de Digitação mais famoso do país. Além disso, criou um curso sobre o tema. O especialista tem formação acadêmica e experiência em treinamento em informática. 

Desenvolva as suas Soft skills

A cada dia as soft skills são mais valorizadas no mercado de trabalho. Elas são definidas por muitos especializadas como as habilidades do futuro. Nesse contexto, é possível adicionar tudo que envolve criação, educação, experiência, cultura e habilidade de conviver em grupo. 

Alguns soft skills são mais reconhecidos pelos profissionais de recursos humanos. 

Veja abaixo a lista. 

  • Colaboração;
  • Flexibilidade;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Comunicação eficaz;
  • Orientação para resultados;
  • Liderança de equipe. 

Na internet, você pode encontrar diversos cursos gratuitos que trabalham essas habilidades. 

Use estratégias para conseguir o primeiro emprego

Conquistar o primeiro emprego não é uma tarefa fácil, principalmente quando não temos experiência na área. Para atingir o seu objetivo mais rápido, vale a pena seguir dicas de profissionais de recrutamento. Veja abaixo quais são as mais importantes. 

  • Crie bons conteúdos nas redes sociais;
  • Entre em contato com empresas na área desejada;
  • Melhore suas habilidades e competências;
  • Desenvolva sua oratória para ter o primeiro emprego;
  • Prepare-se para as entrevistas de emprego.

Treine para os testes técnicos 

Os processos seletivos contam com diversos testes técnicos para avaliar a capacidade de um candidato. Por isso, é essencial conhecer cada um deles para se preparar com eficiência. Veja abaixo quais são os mais comuns. 

  • Entrevista presencial;
  • Testes de habilidades; 
  • Teste de raciocínio lógico; 
  • Testes técnicos da área; 
  • Testes psicológicos de recrutamento e seleção;
  • Testes de aptidões sociais; 
  • Testes de capacidade de desenvolvimento do candidato;  
  • Testes de perfil comportamental;  
  • Entrevista por videoconferência;
  • Teste de digitação. 

Nunca é demais lembrar o quanto é importante aprender como fazer um currículo para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Apesar de ser um documento bastante comum, muitas pessoas têm dificuldades em descobrir quais são as informações mais relevantes para esse material. 

Teste de digitação

Para medir a habilidade de uma pessoa com os teclados, grande parte das empresas executam um teste de digitação. Conheça mais detalhes sobre essa parte importante do processo seletivo. 

O que é um teste de digitação?

O teste de digitação tem como principal objetivo analisar a capacidade de uma pessoa ao digitar. É importante observar que ele avalia não só o tempo gasto com a tarefa, mas também a precisão dos textos redigidos. Em outras palavras, isso significa que o aluno deve teclar com velocidade e sem erros gramaticais. 

Algumas pessoas podem classificar esse desafio como uma tarefa fácil. No entanto, grande parte dos alunos temem o período de teste. Um simples erro prejudica a sua performance durante a avaliação. Por isso, fique atento. 

Como funciona? 

A dinâmica dos testes de digitação é bem simples. Geralmente, em concursos públicos, os candidatos precisam digitar ofícios e documentos de órgãos públicos. Eles contém entre 1.500 a 1.800 caracteres. O tempo estimado para esse tipo de atividade gira em torno de seis a onze minutos. 

A forma de avaliação varia de banca para banca. Para se ter uma ideia, em alguns certames é analisada a velocidade do candidato, a precisão e o nível de conhecimento em formatação de programas. Dentre os mais comuns, encontram-se: Word e Excel. 

Como passar em um teste de digitação?

A partir de agora, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como passar em um teste de digitação. 

  • Mantenha a calma: sabemos que testes sempre geram momentos de ansiedade e preocupação. No entanto, para ter bons resultados, você precisa manter a calma. Nesse tipo de análise, a pressa é considerada uma grande vilã do candidato. 

Para realizar o teste com velocidade e sem deslizes, recomendamos reduzir o excesso de energia e buscar a concentração. Durante a avaliação, esqueça o relógio e os candidatos que estão à sua volta. Tenha bastante atenção nas frases para não ter dificuldades de compreensão. 

  • Use as duas mãos: um dos principais erros entre os candidatos inexperientes é ficar caçando teclas enquanto digita um documento. Além de aumentar o número de erros de digitação, prejudica a velocidade que é exigida pela banca de avaliação. Cada dedo da mão tem uma utilidade. Então, siga essas recomendações para conseguir bons resultados.  
  • Seja dedicado: os melhores profissionais do mercado não desistiram no primeiro desafio. Eles tiveram dedicação e empenho para conquistar os seus objetivos. Por isso, dê o seu melhor;
  • Use a tecnologia ao seu favor: um dos modelos mais aplicados na hora de treinar a digitação é separar alguns textos e utilizar um cronômetro para calcular o tempo. No entanto, vale apostar também em ferramentas on-line. As opções que estão disponíveis na internet contém avaliações básicas e avançadas. Você consegue monitorar o desempenho, além de entender os seus pontos fortes e fracos. 

Qual é o melhor programa de teste de digitação? 

Uma das dúvidas mais comuns dos estudantes é em relação à melhor plataforma de digitação. O lado positivo é que existem diversas alternativas disponíveis no mercado.

  • Digitow: plataforma completa para desenvolver e analisar a velocidade de digitação. Ela contém relatório de desempenho em tempo real, certificado, introdução das tarefas em vídeo; fórmula personalizada de acordo com a necessidade do candidato, entre outras vantagens;
  • Digitação Ninja: o usuário da plataforma treina as habilidades de digitação com a sua letra de música preferida. Dentre as canções disponíveis, encontram-se as seguintes alternativas: Aquele 1% (Wesley Safadão), Evidências (Chitãozinho & Xororó), Jesus Chorou (Racionais MC’s), Monte Castelo (Legião Urbana) e Não quero dinheiro (Tim Maia);
  • TypingClub: a tecnologia tem como proposta aperfeiçoar o desempenho do aluno por meio de várias aulas. Uma das principais vantagens é que o material é interativo e contém diversos tipos de mídia, como jogos de digitação, vídeos, entre outros; 
  • Agile Fingers: a plataforma contém várias ferramentas para facilitar o aprendizado do aluno em digitação. A tecnologia ainda tem um material direcionado para alunos e professores. 

Como digitar corretamente? 

Uma digitação de qualidade depende de vários fatores. Separamos diversas dicas para que você aprenda como melhorar a digitação.

Importância do ambiente de trabalho 

Organizar o escritório em casa vai muito além da questão estética. Um ambiente sem sujeira e objetos espalhados influencia diretamente na concentração e no aumento da produtividade. 

Invista em organizadores, separe uma lixeira ao lado da sua mesa de trabalho e cuide da iluminação. Dê preferência para a luz solar. Ela ajuda a economizar energia e traz mais disposição para o organismo. 

Escolha dos bons equipamentos

A escolha de bons equipamentos é essencial para uma boa performance. É fundamental ter cuidado com alguns itens antes de tomar uma decisão. 

Para comprar um teclado, por exemplo, você deve analisar as opções com fio ou sem fio. A primeira alternativa tem uma conexão mais direta e são mais protegidas contra interferências, garantindo uma resposta mais ágil.

Já o teclado sem fio permite que o usuário se posicione mais distante da tela do monitor. Aqui, ele tem liberdade e conforto. No entanto, esse modelo não é indicado para gamers, pois ele tem um tempo de resposta mais lento do que a opção tradicional. 

Você também precisa analisar quais são os tipos de teclados mais indicados de acordo com as suas necessidades. 

  • Teclado comum: indicado para as tarefas que necessitam de boa performance. Ela não tem teclas extras ou atalhos para comandos específicos; 
  • Teclado multimídia: recomendado também para tarefas diárias no trabalho e para as pessoas que buscam atalhos para otimizar o tempo. Com esse periférico, você pode substituir uma música sem ter que abrir a interface do programa; 
  • Teclado gamer: recomendado para os usuários que gostam de jogar no computador. Ele contém alguns comandos específicos, como: possibilidade de utilizar macros, substituição da cor de iluminação e o uso da tecnologia anti-ghosting. É um recurso em que o usuário tem o poder de selecionar quatro teclas de forma simultânea. 

A escolha da cadeira também não pode ser ignorada. Para acertar na decisão, você deve analisar a ergonomia do equipamento. Como um digitador permanece muito tempo sentado, ela deve ter regulagens para que os braços e as pernas fiquem na posição perfeita. 

Os joelhos devem formar um ângulo de 90 graus com a cintura. Lembre-se de verificar se os pés estão apoiados no chão. Os antebraços também não devem ser esquecidos. O mais indicado é apoiá-los nos braços da cadeira com conforto, facilitando a digitação. Se os punhos ficarem tensos durante esse processo, recomendamos trocar a opção escolhida. 

Existem outras características que devem ser levadas em consideração ao comprar uma cadeira, como a qualidade dos componentes; qualidade do acabamento; preço; opiniões de outros clientes; teste e comprovação das informações. 

Postura no Computador - Digitow
Postura no Computador – Digitow

Cuidados com a postura 

O cuidado com a postura no computador ajuda a melhorar a velocidade na digitação e a precisão. Além disso, evita dores nos dedos, punhos, costas e outras partes do corpo. 

  • Cadeira: nada de ficar com o corpo deitado ou com o corpo inclinado para frente. Aqui, a neutralidade é a melhor posição. Você deve também aliviar a tensão nos discos intervertebrais. Cuide da curvatura na região lombar. Esse tipo de comportamento evita futuros problemas. Para firmar a coluna, recomendamos uma cadeira com um apoio lombar; 
  • Cabeça, pescoço e ombros: mantenha a cabeça e o corpo eretos. Relaxe os ombros. Alinhe a sua visão com o topo/centro da tela do seu monitor. A distância mais indicada é de 45 cm a 65 cm. Isso é quase um braço inteiro. Posicione o monitor na mesma altura dos olhos;
  • Braços: coloque os cotovelos junto ao corpo. Eles não devem ser posicionados nem para frente nem para trás. Verifique se os antebraços estão em um ângulo entre 100 e 110 graus com o teclado;
  • Pernas: deixe a perna levemente esticada. Se possível, utilize um apoio de pernas para melhorar a circulação. 

Além de seguir as dicas que foram mencionadas acima, você deve reservar um período do seu dia para descanso. A cada duas ou três horas, caminhe pela casa ou faça outro tipo de atividade. É importante ainda levantar a cada 40 minutos para ir ao banheiro ou manter a hidratação. 

Para evitar dores no punho e na coluna cervical, pare de hora em hora e faça, durante cinco minutos, pausas para alongamentos. 

Posição dos dedos

Você deve colocar os dedos indicadores sobre cada tecla e os polegares devem pressionar a barra de espaço. 

curso de digitação - postura das mão dedos
Postura dos dedos – Posição das mãos

Os seus dedos devem cobrir as seguintes teclas. 

  • Dedo indicador esquerdo sobre a letra F.
  • Dedo médio esquerdo sobre a letra D.
  • Dedo anelar esquerdo sobre a letra S.
  • Dedo mindinho esquerdo sobre a letra A.
  • Dedo indicador direito sobre a letra J.
  • Dedo médio direito sobre a letra K.
  • Dedo anelar direito sobre a letra L.
  • Dedo mindinho direito sobre a cedilha (Ç).
  • Ambos os polegares devem descansar sobre a barra de espaço.

Você pode executar a mesma lógica com os dedos do lado direito. Veja outras dicas abaixo. 

  • Shift: use essa tecla de forma cruzada; 
  • Se precisar ativar a letra maiúscula e ela ter que ser utilizá-la com a mão direita, utilize o shift da esquerda. 

Memorização de teclas 

A memorização é um dos grandes obstáculos dos candidatos que participam de testes de digitação. Para facilitar esse processo, diga às letras e os números em voz alta quando for pressionar as teclas. Dessa forma, você consegue gravar também as posições das teclas. 

Monitorando dos resultados 

O candidato que conhece as métricas de digitação tem mais sucesso nos processos seletivos, seja para uma vaga de emprego, teste de trainee ou um concurso público. Os números ajudam a entender quais são os pontos fortes e quais são aqueles que precisam ser ajustados.  

  • Toques por minuto (TPM): quantidade total de toques dividido pelo tempo gasto na digitação;
  • Palavras Por Minuto (PPM/WPM): quantidade de palavras por minuto que uma pessoa consegue digitar no teclado;
  • Palavras Erradas (PE / WK – Wrong Keyword): quantidade de palavras erradas que o candidato incluiu no texto;
  • Toques Errados (TE / WT – Wrong Type): toques ou caracteres errados presentes no texto;
  • Letras Por Minuto (LPM): quantas letras uma pessoa digita por minuto sem contabilizar o espaço;
  • Toques Líquidos (TL): comparação da transcrição do candidato com o texto original. É observado todos os detalhes, desde erros de ortografia até erros de gramática;
  • Toques brutos (TB): quantidade de toques dados pelo candidato. É avaliado vírgulas, espaços, pontos e até mudanças de parágrafo.

Curso de digitação 

Um curso de digitação ajuda a aprimorar a performance com os teclados, tanto em relação a velocidade como a precisão. 

O que é? 

O curso de digitação é um espaço no qual os alunos podem aprender a digitar corretamente, sem pressionar os dedos ou posicionar de forma que possa causar dor, as mãos e os punhos. Por meio do conteúdo programático, você aprende as melhores técnicas para usar o teclado com mais autonomia. Após o período do curso, o profissional conseguirá redigir documentos mais rápidos e precisos. 

O ensino à distância pode ser uma ótima alternativa para os cursos de digitação, especialmente em tempos de pandemia ou home-office. Ele traz diversos benefícios para o aluno, como: qualidade com um menor custo, liberdade de escolha, permite criar um ritmo único de aprendizado e mais tempo de dedicação. 

O curso é dividido em lições que foram planejadas para o conhecimento do teclado como um todo. Começando com uma mão alguns dedos e posteriormente as duas mãos e todos os dedos.

Quais são os benefícios?

Ao completar um curso de digitação com certificado, o aluno garante várias vantagens profissionais e pessoais. 

  • Aprimoramento de uma habilidade fundamental para a tecnologia;
  • Diferencial no currículo e nas entrevistas; 
  • Evita problemas de saúde; 
  • Aprende os melhores segredos para escolher os equipamentos de trabalho; 
  • Economia de tempo;
  • Ajuda no desenvolvimento pessoal
  • Mantém o foco; 
  • Melhora a postura;
  • Correção de erro mais rápida.

Um curso de digitação é confiável. Ele é ideal para os profissionais que buscam o primeiro emprego, desejam uma recolocação no mercado e pretendem fazer um concurso público. 

Como escolher o melhor curso de digitação?

Para escolher um curso de digitação, o aluno deve avaliar diversas características antes de tomar qualquer decisão. 

Primeiro, é importante verificar qual é a metodologia do curso.

  • Ele aborda detalhes sobre a postura dos dedos?
  • Ele contém treinos de repetição?
  • O curso mostra quais são as formas corretas para aumentar a velocidade?
  • Tem depoimentos legítimos de alunos?
  • Tem um período de avaliação gratuita para testar o curso?
  • Tem um suporte qualificado e rápido para solução de problemas?
  • Emite certificado válido para o mercado de trabalho?

Esses questionamentos podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão. 

Você também pode avaliar outras características, como: se a ferramenta oferece um certificado após a conclusão do curso; se o histórico de desempenho é acessível para consultas; se contém relatórios completos de velocidade e se o suporte atende às suas necessidades. 

Para descobrir essas informações, você pode fazer uma pesquisa profunda no site da ferramenta, consultar ex-alunos que já utilizaram a plataforma e fazer o período de teste que é oferecido por grande parte das tecnologis. . 

O curso de digitação da Digitow contém todas as características que mencionamos acima. Vale a pena conhecer os recursos e os benefícios exclusivos da ferramenta. 

O impacto da digitação para todas as idades 

A partir de agora, vamos mostrar quais são as vantagens da digitação para todas as idades. 

Criança

O conhecimento em digitação é primordial na vida da criança. Quanto mais cedo ela aprender as técnicas da área, menos problemas terá com dores nas costas, punhos, braços e outras partes do corpo. 

Engana-se quem pensa que um curso de digitação é direcionado somente para melhorar o relacionamento com os teclados. Pelo contrário, ele ensina qual é a postura correta do corpo enquanto utiliza o computador, como os dedos devem ser posicionados, a forma correta da posição dos ombros, entre outras questões. 

O mais interessante é que o curso não prejudica o aluno na escola, uma vez que existem opções on-line e 30 minutos de conteúdo diários são suficientes para observar os primeiros benefícios. 

Jovens e adultos

É impressionante o impacto que um curso de digitação pode trazer para jovens e adultos. 

  • Domínio do teclado;
  • Digitação mais prática e sem esforços desnecessários; 
  • Aprendizagem da função das teclas; 
  • Conhecimento da postura correto e os impactos dela para a saúde; 
  • Diferencial competitivo no mercado de trabalho; 
  • Confiança para aprender novas ferramentas para o seu currículo. 

Terceira idade

A digitação traz diversos benefícios para a terceira idade. 

  • Mantém o cérebro trabalhando; 
  • Melhora a autoestima ao aprender algo novo; 
  • Acesso a novos tipos de informação; 
  • Independência tecnológica. 

Aprender digitação brincando 

A tecnologia é bastante útil no aprendizado da digitação. Na internet, você pode encontrar diversos aplicativos para digitar melhor. Mas se você quer uma recomendação do melhor, você já encontrou aqui.

Alguns jogos de digitação também podem facilitar o aprendizado. Eles têm vários tipos de atividades e trabalham pontos importantes, como velocidade, precisão e conhecimento das teclas. Vale a pena conhecer as características de cada um e escolher a opção mais adequada para aproveitar o final de semana. 

A digitação é um dos conhecimentos mais importantes do mundo tecnológico. Ao digitar corretamente, você causa uma boa impressão em um processo seletivo e pode manter a saúde ao utilizar o computador com qualidade. 

Após conhecer as principais informações sobre a digitação, acesse o site da Digitow e treine hoje mesmo para os seus testes de digitação. 

Deixe um comentário