prova de escrivão - concurso público

Prova de escrivão para concurso: entenda como funciona!

O escrivão é um profissional que tem ganhado cada vez mais destaque. Ele é responsável pela formalização e documentação de inquéritos policiais. Atua como auxiliar direto do delegado. É o especialista que conhece os principais detalhes da sua rotina de trabalho, além de entender com clareza os trâmites que contém muita burocracia. 

O cargo de escrivão da Polícia Civil tem uma média salarial de R$ 4.340,00 no início de carreira. Os valores podem chegar a R$ 5.694,0. Para desempenhar essa função, é essencial participar de um concurso público

Neste artigo, vamos explicar como funciona uma prova de escrivão, destacando as disciplinas que são mais exigidas nesse tipo de exame para concurso público. 

Um candidato de sucesso é aquele que começa os estudos antes da divulgação do edital. Por isso, não perca mais tempo. Continue lendo este texto e comece imediatamente com a sua preparação. 

Quais são as disciplinas mais comuns nas provas? 

Geralmente, uma prova de escrivão é composta pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Direito. A principal diferença para outros concursos é que, este, ainda contém a prova de digitação como processo para avaliação do candidato. 

Língua Portuguesa 

Sem dúvidas, essa é uma das disciplinas mais exigidas nas provas de escrivão da Polícia Civil. Existem alguns temas que são mais frequentes nesse tipo de seleção. Dentre os mais comuns, encontra-se: compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 

Raciocínio Lógico

O Raciocínio Lógico é capaz de tirar o sono de muitos concurseiros. Isso ocorre porque as questões exigem uma análise mais profunda se for comparado com outras disciplinas. No entanto, com dedicação e foco é possível ter ótimos resultados. 

Para ter sucesso nessa disciplina desafiadora, recomendamos estudar estruturas lógicas; lógica de argumentação; analogias, inferências, deduções e lógicas; 

lógica Sentencial (ou proposicional); proposições simples e compostas. 

Informática 

Outra disciplina bastante comum nas provas de escrivão é a informática. A maioria das bancas costuma adicionar até cinco questões deste tema. Para ser aprovado com sucesso, é fundamental acertar, pelo menos, 50% do conteúdo cobrado. 

Na prova de digitação, o aluno deve estudar conteúdos, como: fundamentos de computação; organização e arquitetura de computadores e componentes de um computador (hardware e software). É importante ainda aprender alguns atalhos que mais caem em concurso público. 

  • CTRL + A: abre um arquivo já existente
  • CTRL + B: salva o documento
  • CTRL + C: copia o texto selecionado
  • CTRL + D: altera a formatação dos caracteres (comando Fonte, menu Formatar)
  • CTRL + E: centraliza o texto
  • CTRL + F: abre a caixa de diálogo de busca e pesquisa
  • CTRL + G: alinha à direita
  • CTRL + H: substitui o texto e a formatação especial
  • CTRL + I: formata o texto para itálico

Direito 

O concurseiro que sonha em ser aprovado em um concurso da Polícia Civil não pode ignorar o estudo em leis ou ordenamento jurídico. No Direito, algumas áreas costumam cair com mais frequência no certame, como Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Penal. 

Digitação 

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre a prova de digitação. Muita gente não sabe, mas ela tem caráter eliminatório. Na prática, isso quer dizer que o profissional precisa ter sucesso no teste, caso contrário, o sonho de ser aprovado no concurso público ficará mais distante. 

A proposta da prova é verificar se o candidato tem boa relação com o teclado. Além de digitar com velocidade é essencial ter precisão. Algumas bancas podem exigir conhecimentos sobre formatação de textos no editor Word. Um curso de digitação para concurseiros pode ser uma ótima alternativa para se preparar para o grande dia. 

Aqui, listamos as disciplinas que são cobradas com mais frequência pelas instituições. No entanto, é fundamental deixar claro que elas podem sofrer alterações de banca para banca. 

Na prova do Governo do Estado do Pará, por exemplo, o candidato precisa ter noções de Estatística, Arquivologia e Legislação Especial. Por isso, é importante acompanhar as novidades sobre concurso para sempre se manter atualizado sobre o tema. 

Após descobrir como funciona a prova de escrivão, conheça quais são os melhores sites de concurso para acompanhar as principais novidades do mercado.