Conheça a gestão de talentos e entenda porque esse é um conceito importante para quem deseja ter a melhor equipe na sua empresa.

Como fazer uma boa gestão de talentos?

A gestão de talentos é uma boa tática para o setor de RH das empresas. Isso porque, é uma das melhores formas de garantir uma equipe completa, que trabalhe com muita qualidade. Veja, então, como tornar esse conceito uma realidade em seu negócio.

O que é gestão de talentos?

A gestão de talentos é uma estratégia que as empresas adotam para atrair, desenvolver, reter e aproveitar ao máximo a sua equipe. Por isso, envolve reconhecer os funcionários mais valiosos para o sucesso da marca.

O primeiro passo para construir esse conceito é atrair profissionais qualificados para o trabalho. Assim, isso inclui práticas para recrutar, branding da empresa e uma cultura de trabalho que atraia as pessoas.

Isso é crucial em um ambiente de negócios dinâmico, onde a competição por talentos é intensa. Dessa forma, ao investir no bem-estar do quadro de pessoal, as marcas podem construir equipes mais fortes e resilientes, que as levem para o sucesso.

Como fazer uma boa gestão de talentos?

Uma boa gestão de talentos tem várias etapas, que vai desde montar o seu grupo até motivá-los para que se sintam reconhecidos. Além disso, é crucial identificar talentos na equipe, desenvolvê-los e, por fim, mantê-los.

Identificar talentos

Para achar bons profissionais, faça avaliações regulares de desempenho, para achar habilidades e pontos fortes nas pessoas. 

Uma das formas para isso é fazer analises regulares sobre o desempenho de cada um na empresa. Assim, isso ajuda a ver áreas a se melhorar e entender qual é o potencial não explorado para o serviço.

Oferecer feedback é uma maneira eficaz de mostrar o que funciona e como se pode crescer em sua função ao longo do tempo. Dessa forma, cria um ambiente de comunicação aberta, onde há o respeito e falas claras sobre o que se quer e o que se precisa.

Avaliação 360 graus

Para iniciar o processo e fazer uma boa gestão de talentos, vale a pena fazer avaliações que envolvam várias perspectivas, para uma visão mais ampla. Portanto, deve ter comentários do líder, mas também é válido ter o feedback dos outros colegas.

Mapeamento de habilidades

Criar mapas de habilidades para cada um ajuda a visualizar as forças e fraquezas de cada membro da equipe. Então, isso ajuda a alocar eles em tarefas e projetos que combinem com as soft skills que eles possuem.

Projetos especiais

Atribuir projetos especiais ou desafios pode revelar talentos até então, desconhecidos pelo gestor da empresa. Além disso, também motiva os funcionários, ao dar chances diferentes para que eles se destaquem.

Desenvolver talentos

Ofereça treinos e programas de desenvolvimento para melhorar as habilidades que as pessoas já tem ou para criar novas. Dessa forma, uma boa gestão tem que promover um ambiente que encoraje as pessoas a aprenderem de modo contínuo.

Treine sempre

Dê treinos regulares para aprimorar técnicas e também as soft skills. Assim, dá para usar várias formas para preparar o seu grupo e manter ele motivado, como, por exemplo:

  • workshops; 
  • reuniões com mentores;
  • cursos online;
  • programas de capacitação.

A empresa também pode investir em programas de mentoria ou coaching, onde talentos com mais experiência orientam os mais novos. Então, há a transferência de saber, que pode acelerar o crescimento profissional.

Tenha uma cultura organizacional positiva

Para finalizar, é crucial que a empresa invista em elementos que favoreçam a retenção de talentos. Por isso, crie um ambiente de trabalho que valorize a inovação, a criatividade e o trabalho em equipe, além de estimular a diversidade e a inclusão.

É interessante oferecer projetos que desafiem e que permitam ao profissional crescer no seu ambiente de trabalho. Portanto, proporcione chances para cada um assumir mais responsabilidades, conforme quiserem.

Por que é importante fazer a gestão de talentos?

A gestão de talentos é um processo contínuo e personalizado que serve para gerar, desenvolver e manter a melhor equipe. Assim, ela tem que considerar que cada pessoa é única e abordagens flexíveis são essenciais para maximizar o potencial de cada indivíduo.

Foto de Mikhail Nilov em Pexels