Aprenda a cuidar da sua equipe com um programa de reconhecimento e surpreenda-se com os resultados desse projeto no seu negócio

Transforme a sua marca e tenha uma equipe incrível com um programa de reconhecimento

O papel do funcionário na empresa é essencial. Por isso, o programa de reconhecimento é uma ótima forma de valorizá-lo. Então, descubra como esse projeto vai motivar a sua equipe, fortalecer o seu negócio e gerar os melhores resultados.

Saiba o que é e como funciona o programa de reconhecimento

Valorizar o pessoal da sua firma é essencial para mantê-los motivados, produtivos e satisfeitos. Afinal, trabalhadores felizes geram mais produtividade. Além disso, o perfil do empregado atual é se tornar cada vez mais relevante no local de trabalho.

As pessoas não buscam apenas um salário. Isso porque, muitos passam anos estudando e ouvindo o quanto aquela profissão é valiosa e se frustram quando chegam em um ambiente que não reconhece esse valor.

Por essas razões, um projeto com traços sólidos e eficazes para gerar recompensas faz toda a diferença em uma empresa. Em resumo, os funcionários que se destacam nas metas definidas no programa ganham um tipo de reconhecimento.

A importância dessa ação para a empresa

Quando não há investimento no pessoal, o negócio corre riscos, afinal, os colaboradores são vitais em uma marca de sucesso. Então, veja a seguir o que um programa de reconhecimento pode oferecer:

  • Diminui os custos de contratação e treinamento de novos trabalhadores;
  • Aumenta a produtividade, já que deixa todos mais motivados;
  • Gera soluções novas e criativas para a firma quando há incentivo para novas ideias;
  • Cria um clima de cooperação;
  • Traz publicidade por meio dos funcionários que acreditam na marca;
  • Motiva a realização de um trabalho excelente, já que se reconhece o esforço.

Como criar um programa de reconhecimento

Antes de tudo, é importante definir a cultura da empresa e gerar um plano que combine com ela em modelo e metas. Então, cheque se os funcionários a conhecem e ajude-os a entender como o projeto se relaciona com ela.

Essa é uma questão vital para evitar mal-entendidos e dar mais confiança. Enfim, entenda o que a sua empresa precisa a partir deste passo e invista nesta área para definir o objetivo do programa.

Veja como apresentar a novidade aos empregados

Outro ponto essencial é sempre mostrar os resultados de forma clara para eliminar dúvidas sobre o mérito do ganhador. Assim, use mais de um canal para expor o andamento e os frutos do projeto. Além disso, o uso da tecnologia para ajudar nesta parte é uma boa ideia.

Estipule o que é preciso para alcançar a premiação, junto com algumas regras. Dessa forma, deixe todos cientes sobre os termos antes de iniciar o seu programa de reconhecimento.

Crie critérios específicos para cada setor. Isso porque, nem todas as funções podem ser avaliadas da mesma forma. Por exemplo, se há um bônus por vendas, as pessoas que trabalham na produção não serão beneficiadas.

Incentive a colaboração

É importante não menosprezar outros trabalhadores na hora de recompensar ou elogiar o ganhador. Afinal, esse tipo de comportamento pode gerar conflitos e é o contrário do objetivo do projeto.

Como devem ser as recompensas?

Os trabalhadores querem sentir que são parte dos resultados. Assim, a questão não é só dinheiro e sim estar incluído em algo maior. 

Para alguns, essa é a hora de obter ganhos financeiros, enquanto para outros, ter crescimento na carreira é o que mais os motivam. Além disso, muitos se satisfazem quando são reconhecidos por colegas.

Claro que um programa que atenda às motivações de modo individual seria complexo demais. Mas, é possível abrir espaço para a fala da equipe e trabalhar com as principais demandas como:

  • Comissões;
  • Prêmios;
  • Bônus;
  • Plano de carreira.

Veja como motivar no dia a dia

Um programa de reconhecimento vai além de dar algumas premiações. Então, os funcionários precisam ver que há um real valor do seu trabalho por parte da gestão. Por isso, ações como essas são muito relevantes para criar uma conexão sincera:

  • Incentivar a colaboração entre as equipes;
  • Agradecer e transmitir elogios quando um bom trabalho for feito;
  • Ter líderes que estimulam e acreditam na capacidade de seus liderados;
  • Mostrar crédito e confiança ao dar responsabilidades como a gestão de um projeto.

Reconhecimento melhora o ambiente de trabalho

Todo mundo gosta de saber que o esforço que tem feito não é em vão. Por isso, esses cuidados geram um ambiente de colaboração e melhora a relação com a gestão.

Pessoas satisfeitas com o seu local de trabalho se esforçam para continuar ali. Assim, procuram sempre dar o seu melhor e contribuir com as metas da empresa. 

Aplique o programa de reconhecimento e viva seus benefícios

Com essas dicas ficou mais fácil entender que não é tão difícil ter uma equipe motivada e como ela é importante para o seu negócio. Portanto, faça um investimento no futuro da sua marca e comece esse projeto de valorização.
Para ajudar ainda mais na produtividade da empresa, incentive os seus colaboradores a buscarem um curso de digitação profissionalizante com a plataforma Digitow.

Foto de RODNAE Productions no Pexels