OP 3: Aprenda como utilizar a cultura de feedback a favor do seu processo de recrutamento e seleção, e melhore seus resultados

Saiba a importância da cultura de feedback para melhorar seu recrutamento e seleção

Estar em um ambiente de trabalho que nos proporcione experiência, aprendizado e crescimento é o desejo de todos.

Questões como salário e benefícios já não são mais o principal interesse dos candidatos. A cultura da empresa hoje já pesa muito mais nos processos seletivos do que qualquer outro fator.

Mas para que a empresa possa proporcionar a melhor experiência para os colaboradores, e também para aqueles que estão tentando ingressar na empresa, é preciso saber como e onde agir.

Nesse quesito, a cultura de feedback é muito importante, pois é capaz de gerar insights sobre todas as mudanças que podem ser promovidas no ambiente, para melhorar a experiência de todos.

Aqui neste post, trouxemos alguns dos benefícios que essa cultura do feedback é capaz de proporcionar aos gestores e à empresa como um todo.

Veja!

Insights importantes para você

Para os profissionais que já trabalharam, ou trabalham, com a cultura de feedback, sabe que essa prática fornece dados valiosos e percepções que permitem ajustar a forma de trabalho, principalmente quando o assunto é processo de contratação.

Ao receber feedback dos candidatos, você e sua equipe poderão encontrar pontas soltas no processo de recrutamento e seleção que podem ser extremamente significativos para quem participa do processo em sua empresa.

Algumas pesquisas comprovaram que a grande maioria dos candidatos mudam suas opiniões sobre uma empresa quando tem uma experiência negativa no processo de contratação.

Por isso, é importante dar ouvidos a eles para seguir com os ajustes que julgar necessário para um processo eficaz. 

Melhor alinhamento entre empresa e candidato

Toda empresa gostaria de atrair apenas aqueles candidatos que realmente possuem fit com a cultura da organização, mas acontece que na realidade a gente sabe que nem sempre é isso o que acontece.

Para que seja possível atrair cada vez mais candidatos com o perfil próximo ao da cultura da empresa, é necessário apresentar uma imagem atraente e realista com o que você é, o que faz e o que representa. 

Uma dica para isso é divulgar os comentários dos candidatos em suas redes sociais para que outras pessoas possam ver a opinião e a percepção de quem já participou de um processo seletivo da empresa.

Para os comentários negativos ou feedbacks construtivos, o ideal é sempre responder e mostrar como sua empresa está disposta a promover mudanças sempre que necessário. 

Fortalecimento de proposta de valor e marca 

A cultura de feedback é muito importante para conhecer mais sobre sua marca, como pontos fortes, fracos e até mesmo oportunidades que podem não estar tão aparentes.

Vale lembrar que não é somente o feedback dos candidatos que podem te gerar esses insights. A opinião de seus colaboradores também são altamente construtivas para a realização de mudanças na empresa.

Assim que você coletar feedback o suficiente de todas as fontes possíveis, você poderá analisar mais detalhadamente não só o seu processo de recrutamento, mas até mesmo toda a sua marca.

Mudança rápida dos problemas mais urgentes

É muito comum que as pessoas de fora da empresa enxerguem com muito mais facilidade os problemas do ambiente do que aquelas que estão ali todos os dias e realizando a mesma função.

Se você tem uma cultura efetiva de feedback na sua empresa, é muito mais fácil promover mudanças rápidas para problemas urgentes que, muito dificilmente, seriam percebidos em pouco tempo pelos membros da equipe.

Refinamento e otimização do processo de contratação

Cada etapa do processo de contratação impacta a experiência do candidato, seja a partir do momento em que o candidato encontra seu anúncio de emprego até o primeiro dia no novo emprego

Se você quer que esse processo seja o mais fácil e agradável possível, terá que saber onde e o que ajustar para que a experiência seja a esperada. 

Ouça os seus candidatos, revisite cada etapa do processo de contratação e analise como você pode refinar a experiência do candidato de acordo com cada perfil.

Rápido desenvolvimento

Entre os maiores benefícios da cultura de feedback está a possibilidade de propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto de gestores quanto de colaboradores.

Isso porque o feedback é necessário para sabermos sobre o nosso desempenho e evolução para conseguir crescer e se desenvolver cada vez mais.

Esse retorno sobre suas ações e sobre seu desenvolvimento ajuda a evitar a ansiedade, a insegurança e sentimentos negativos que ocorrem em um ambiente corporativo que não investe em diálogo ou feedbacks.

Investir em uma cultura de feedback ajuda a criar o estímulo de maturação que nada mais é que saber lidar mais facilmente com críticas, refinando para a própria melhoria.