softskills habilidades

Soft skills: as habilidades do futuro

Você pode ser o melhor profissional do ramo, expert na área, dotado de habilidades técnicas que diferenciam você da concorrência, entregando tudo no prazo. Mas isso não basta.

O mundo corporativo valoriza cada vez mais as soft skills. Classificadas como habilidades do futuro, são subjetivas e têm base comportamental. Tudo que abrange criação, educação, experiências, cultura e capacidade de conviver em grupo passa a ser considerado como diferencial no ambiente corporativo.

Enquanto as hard skills são avaliadas de maneira objetiva, são puramente técnicas e baseadas no ensino profissional, desenvolvidas em cursos com livros ou apostilas e avaliadas em processos seletivos, as soft skills estão presentes no dia a dia, no convívio, na conduta profissional.

Exemplos de soft skills em alta no mercado

  • Colaboração: saber trabalhar bem em grupo
  • Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças
  • Trabalhar sob pressão: gerenciar estresse sem perder o foco
  • Comunicação eficaz: ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara
  • Orientação para resultados: atingir o resultado final da maneira mais eficaz possível
  • Liderança de equipe: saber como motivar e engajar grupos

A maneira como você se comporta no ambiente de trabalho também faz a diferença, cada vez mais, nos rumos da sua carreira.

Quais as 15 habilidades para desenvolver?

A seguir, listamos as 15 habilidades que os candidatos precisam desenvolver para conseguir se destacar no mercado de trabalho. São características que podem ser adquiridas com o passar dos anos de trabalho, desde que haja uma verdadeira percepção.

  1. Comunicação eficaz
  2. Escrita
  3. Empatia
  4. Colaboração
  5. Organização ou planejamento
  6. Flexibilidade
  7. Resiliência
  8. Trabalhar sob pressão
  9. Capacidade de resolver problemas
  10. Pensamento criativo
  11. Relacionamento interpessoal
  12. Liderança
  13. Visão geral de negócio
  14. Negociação
  15. Ética

O importante é ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.

Deixe um comentário