Aprenda a deixar uma boa impressão no seu primeiro emprego

Saiba como você pode deixar uma boa impressão no seu primeiro emprego

Você acabou de se formar e agora chegou a hora de começar no primeiro emprego. Sair da sala de aula e entrar no mercado de trabalho é quase que um choque de realidade do mundo real.

É no mercado de trabalho que você vai perceber que na prática é tudo muito diferente do que você aprendeu na escola e na faculdade. Muitos comportamentos que você tinha são ainda mais inaceitáveis no mercado de trabalho, como a procrastinação.

Quem nunca deixou aquele trabalho para a última hora, não é mesmo?

Mas para te ajudar a ter sucesso no mercado de trabalho e deixar uma boa impressão no seu primeiro emprego, separamos aqui algumas dicas de como você pode fazer isso.

Respeite os horários

Nenhuma empresa gosta de atrasos. Principalmente se a função desempenhada pelo colaborador for exclusiva dele, fazendo com que algum processo tenha que esperar até que ele chegue no local de trabalho.

Além disso, a ação é simples, mas respeitar os horários que foram te delimitados vai mostrar o quanto você realmente é comprometido com a empresa e está engajado com o seu trabalho.

Se em algum dia você precisar atrasar alguma reunião ou alguma outra situação, certifique-se de avisar antecipadamente ao seu gestor, para que possam te substituir ou então remarcar o evento.

Ouça mais do que fala

Passe as primeiras semanas observando e ouvindo o que os outros profissionais têm a dizer. Lembre-se que é sua primeira experiência no ambiente profissional, você precisa absorver o máximo nesse período.

A primeira oportunidade de trabalho é o lugar onde você vai construir suas bases de conhecimento, desenvolver o seu lado profissional e saber se aquela área é realmente o que você quer seguir.

Por isso, observe como as coisas acontecem ao seu redor e replique o que for de útil para desempenhar o seu trabalho cada vez melhor. 

Vista-se de acordo com o ambiente

Muito dificilmente seu gestor vai chegar e te falar o que você deve vestir ou não. Então, observe o ambiente de trabalho e como as pessoas se vestem para trabalhar lá.

Se a empresa for mais tradicional e, principalmente, trabalhar com atendimento ao cliente, por exemplo, procure roupas mais formais, preocupando-se em passar uma imagem mais profissional possível.

Mas além disso, também existem algumas empresas que têm uma cultura mais descontraída, como as startups, então você pode usar roupas mais leves, sem precisar ficar preso a roupas sociais.

Tudo dependerá da cultura da empresa em que você trabalhará. Em caso de dúvidas, pergunte aos recrutadores no momento da contratação se existem alguma restrição em relação a vestimentas. 

Na dúvida, pergunte

É comum no primeiro emprego não ter tanta liberdade para agir ou tomar alguma decisão por conta própria. Geralmente, você sempre terá alguém próximo com quem poderá contar.

Mas apesar disso, você vai desempenhar uma função específica e terá que ter responsabilidades por esses resultados. Então, todo o cuidado para isso é pouco.

Se você estiver com alguma dúvida durante a execução de suas atividades, não fique envergonhado em perguntar. Lembre-se que o primeiro emprego é a sua oportunidade para se desenvolver e ficar cada vez melhor. 

E é claro, quanto melhor for feito o seu trabalho, melhor será a sua imagem na empresa. 

Seja solícito

Se você quer fazer o seu nome na empresa ou mesmo no mercado de trabalho como um todo, é importante estar engajado com o seu próprio desenvolvimento, certo?

Fazer apenas o que te pediram pode limitar os seus conhecimentos. Mostre que você tem sede de aprender cada vez mais. Se você souber de alguma situação em que uma demanda está em atraso por algum motivo, pergunte como você pode ajudar nesse caso.

É sempre válido mostrar interesse não só na sua função, mas nos processos maiores que realmente fazem a diferença na companhia. Por isso, mostre-se sempre disponível quando precisarem.

Foto: Business photo created by pressfoto