primeiro emprego currículo

10 dicas valiosas para conseguir o primeiro emprego

Conquistar o primeiro emprego não é nada fácil. Afinal, o mercado de trabalho é bastante concorrido. Logo, é preciso se destacar de alguma forma. Pois, não existe um manual pronto para o recém-formado conseguir uma colocação.

Devido a isso, o objetivo deste artigo é apresentar 10 dicas essenciais. A fim de que você alcance o sucesso profissional. Então, o primeiro passo é continuar lendo esse post e seguir as sugestões adiante.

Vamos de dicas para conseguir o primeiro emprego

Independência financeira é o objetivo da maioria que está em busca de oportunidades profissionais. Porém, conquistá-la não é tão simples.

É preciso que o candidato tenha muita dedicação, paciência e um pouco de sorte ou habilidades, neste caso você tem controle sobre habilidades. Porque, as vagas e cargos de hoje em dia exigem muitos requisitos. Portanto, é bom estar preparado.

A melhor maneira de fazer isso, é seguindo todas as 10 sugestões a seguir. Com o intuito de chamar a atenção do recrutador e conseguir um trabalho.

1 – Defina a área que deseja atuar

Escolher o setor de atuação pode ser desafiador para alguns jovens. Principalmente, por ser o primeiro emprego e por causa da quantidade de opções disponíveis. Então, você precisa decidir qual tem mais em comum com o seu perfil.

A partir disso, é possível conhecer as oportunidades oferecidas. De fato, é importante procurar uma profissão pela qual você tenha afinidade. A fim de se sentir realizado profissionalmente e para evitar futuras frustrações.

Vale ressaltar que também é fundamental pesquisar sobre as tendências de mercado. Pois, não adianta aquela área ter tudo a ver com você tendo poucas ofertas de emprego.

Uma dica é focar além da pretensão salarial. Por exemplo, explore alternativas que tenham grandes chances de crescimento na carreira. Já que isso é essencial para incentivar o profissional a tentar sempre melhorar.

2 – Tenha um currículo bem feito para seu primeiro emprego

É a porta de entrada para conseguir entrevistas e possíveis contratações. Por isso, deve ser bem estruturado e objetivo. Sem dúvida, também precisa ser completo.

Caso tenha alguma experiência profissional, descreva sobre ela. Porém, se não tiver, fale sobre trabalhos voluntários que fez. Ou curso de capacitação e de idiomas. Acima de tudo, seja honesto. Isto é, não minta em sua ficha de inscrição.

Os currículos devem ser simples, mas eficazes. Logo, é preciso que eles contenham cinco elementos:

  • Introdução;
  • Objetivo;
  • Qualidades;
  • Experiência;
  • Formação.

Neste outro conteúdo, temos um guia completo sobre como criar um Currículo e um LinkedIn de resultados.

3 – Faça networking para o primeiro emprego

Esse conceito reforça a importância de se criar boas relações profissionais. Afinal, trabalhar em um ambiente com colegas criativos, pode potencializar essa qualidade em você.

Uma rede de contatos de qualidade é mais uma forma de alcançar seus objetivos profissionais. Bem como, compartilhar experiências e conhecimentos.

Ter sucesso na carreira depende também das relações que você cria com o tempo. Além disso, contribui para uma maior satisfação no trabalho.

4 – Crie bons conteúdos nas redes sociais

Os recrutadores não visam apenas o currículo do candidato. Mas, também sua presença online. Pois, é uma maneira de conhecer melhor o profissional em busca do primeiro emprego. Já que nas redes sociais as pessoas se sentem mais à vontade.

E por meio disso, avaliam como aquela pessoa se relaciona fora do local de trabalho. Por exemplo, pelo que se interessam, como são as relações familiares e de amizades. Então, ter uma boa imagem na internet depende de três fatores:

  • A linguagem utilizada;
  • Tipo de discussão que o usuário participa;
  • O modo que interage com outras pessoas.

Suponha que você seja desrespeitoso com alguém que teve uma opinião oposta à sua. Logo, a impressão que o recrutador terá é que você não sabe lidar com diversidade. Por outro lado, veja algumas sugestões para agregar valor ao seu perfil:

  • Não cometa erros gramaticais;
  • Respeite a opinião alheia;
  • Não poste conteúdos agressivos.

5 – Entre em contato com empresas na área desejada

O ideal é não sair por aí distribuindo currículos. Ou seja, é importante focar na instituição que oferece o que você busca. Inclusive, também é importante refletir sobre:

  • Os benefícios que a organização possa lhe dar;
  • Horários;
  • Como é o local de trabalho;
  • Veja se há oportunidades para crescer dentro da empresa.

Faça uma lista com nomes que se encaixem no seu perfil e nos seus interesses. A fim de que você se prepare melhor para conquistar seu lugar naquela instituição.

6 – Cadastre-se em sites para conseguir o primeiro emprego

Hoje em dia, ninguém mais sai com currículo na mão batendo de empresa em empresa. Atualmente, sites e plataformas de trabalho são cada vez mais comuns e utilizados. Inclusive, há diversas opções, como:

  • Sites de empregos pagos;
  • Sites de empregos gratuitos;
  • Com foco numa mesma área de atuação ou mais generalizado.

7 – Esteja sempre com os conhecimentos atualizados

Qualificação é a palavra-chave aqui. Principalmente, para quem não tem experiência profissional. Desse modo, é importante investir em:

Cursos relevantes, como de digitação;

Participar de seminários e palestras.

Um candidato para o primeiro emprego com qualificações demonstra interesse e esforço. Aliás, isso é o básico que um profissional deve ter.

Cursos técnicos como de marketing, programação e administrativos abrem portas para uma oportunidade de emprego. Pois, te mostra na

prática como é o mercado de trabalho e seus desafios. Além disso, quem não evolui, fica para trás.

8 – Melhore suas habilidades e competências

Um bom profissional é aquele que está sempre motivado. Isto é, está em constante mudança e crescimento.

E isso é algo que exige tempo e paciência. Ademais, é preciso desenvolver em si, trabalho em equipe. Bem como, proatividade e humildade.

Buscar qualificações, aprendizados e evolução pessoal devem fazer parte da jornada profissional. A fim de alcançar o sucesso.

9 – Desenvolva sua oratória para ter o primeiro emprego

Um dos momentos mais temidos é a entrevista. Pois, é sua última chance de impressionar seu recrutador. Por isso, ter uma boa oratória é essencial e ela abrange três elementos:

  • O que você fala;
  • E o modo que você diz;
  • O que a sua imagem transmite para o outro.

O bom comunicador não é aquele que se expressa muito ou que fala bem. Mas, sim aquele que se faz entender com clareza.

10 – Prepare-se para as entrevistas de emprego

É muito importante manter a calma. Além disso, se você chegou até ali, algo em seu currículo chamou a atenção. Portanto, confira algumas ideais a seguir para aumentar o interesse do seu entrevistador:

  • Faça uma pesquisa sobre a vaga e a empresa;
  • Vista-se de acordo com o perfil da organização;
  • Releia o seu currículo para destacar os pontos mais importantes durante a conversa; 
  • Faça um ensaio para avaliar seu tom de voz e sua postura;
  • Seja pontual;
  • Deixe o celular desligado ou no silencioso;
  • Cuidado com a linguagem, não use gírias;
  • Mantenha contato visual.
  • Seja persistente na busca pelo primeiro emprego

Nunca desistir é o segredo do sucesso no mercado de trabalho. Com certeza, você terá oportunidades negadas. Aliás, pode ser que em alguns nem sequer seja chamado para a entrevista.

Mas não deixe isso desanimá-lo. Sem dúvida, todo profissional renomado já foi um candidato que ouviu um não. Então, persista, mantenha-se atualizado e boa sorte.

Imagens: Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com

Deixe um comentário