cursos de programacao para iniciantes

Cursos de programação para iniciantes no mercado de trabalho

É impressionante o número de cursos de programação para iniciantes disponíveis na internet. Apesar da variedade, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre quais são as melhores opções para a sua carreira. 

Pensando nisso, fizemos uma lista com diversas dicas para ajudá-lo nesse momento tão indeciso. 

Veja agora quais são os cursos que não podem faltar no seu currículo para primeiro emprego.

Vamos lá?

Algoritmos e lógica de programação

Provavelmente, você já ouviu falar neste termo durante as aulas de matemática. Ele é um grupo de passos lógicos e ordenados que são utilizados para solucionar um problema. 

Todo programa de computador é construído por meio de algoritmos. Ao salvar um texto no Word, por exemplo, são necessárias várias etapas ordenadas e lógicas que têm como objetivo fazer a conversão do texto para um arquivo .doc. Para disponibilizá-lo no disco rígido quando você quiser abrir, deve-se aplicar outro algoritmo. 

Entender sobre lógica é o primeiro passo para programar em qualquer linguagem de computador. Saber separar ações e ordenar elas para chegar em um objetivo é extremamente necessário.

Python

Trata-se de uma linguagem de programação que é conhecida pela simplicidade da sintaxe. Ela é indicada para os iniciantes porque é possível aplicar mais coisas escrevendo menos. 

Outro ponto positivo é que ela tem uma variedade extensa de aplicações. Dentre as mais conhecidas, encontram-se: sites, estruturas complexas de backend, software para macOS, Windows e Linux, análise de dados e inteligência artificial. 

Python foi a segunda linguagem de programação mais utilizada do mundo em 2019, de acordo com dados do GitHub. 

HTML

HTML é a linguagem de marcação que nós usamos para estruturar e dar significado para o nosso conteúdo web. Por exemplo, definindo parágrafos, cabeçalhos, tabelas de conteúdo, ou inserindo imagens e vídeos na página.

É base para todas as páginas da internet. Essa linguagem de programação é responsável por deixar o ambiente da internet organizado. Além disso, ela é crucial para o desenvolvimento de sites e blogs. 

Aprender HTML é muito importante para quem pretende seguir na área de programação. Ao escolher um curso, dê preferência para plataformas interativas. Assim, é possível absorver o conhecimento com mais facilidade. 

CSS

Um curso de CSS é essencial para os alunos que estão começando na área. Em um primeiro momento, ele pode parecer complicado, mas você aprenderá como escrever códigos.

O Cascading Style Sheets (CSS) é uma “folha de estilo” composta por “camadas” de códigos utilizadas para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet criada usandoXML, HTML e XHTML). O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código, como imagens, títulos, parágrafos entre outros.

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você criar conteúdo que se atualiza dinamicamente, controlar multimídias, imagens animadas, e tudo o mais que há de intessante. Ok, não tudo, mas é maravilhoso o que você pode efetuar com algumas linhas de código JavaScript.

PHP

PHP é uma linguagem mundialmente conhecida e uma das mais utilizadas pela facilidade em aprendê-la, manuseá-la, além de ser compatível com quase todos os sistemas operacionais que existem – o que torna seu custo menor. Neste artigo nós vamos mostrar a importância dessa sigla, além da estrutura e vantagens dessa linguagem.

Nos dias atuais, o PHP, é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo.

É uma linguagem de programação direcionada para a internet. Ela tem conquistado vários profissionais porque não é complicada de utilizar e sempre aparece com melhorias para facilitar a experiência do usuário. 

WordPress

O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) dos profissionais que trabalham com sites e blogs. 

Ele é um CMS desenvolvido em PHP, como dito acima, que ajuda a administrar suas páginas e conteúdos sem conhecimentos avançados de programação. Com poucos cliques, você pode criar um conteúdo, construir um site e até montar uma loja virtual. 

O diferencial é que já possui diversos códigos prontos para customizar. Na internet, você pode encontrar diversos cursos gratuitos sobre o tema. 

Você pode encontrar diversas plataformas com cursos gratuitos e pagos. No entanto, lembre-se de fazer uma pesquisa no Youtube. Ele contém ótimos canais que falam sobre o tema. 

Por meio do Youtube, o aluno pode aprender a criar jogos, aplicativos e sites. O mais interessante é que não existem somente conteúdos em inglês. Alguns materiais são desenvolvidos por brasileiros. 

Sabemos que aprender programação não é uma tarefa fácil. Por isso, o estudante precisa ter paciência e muita força de vontade para entender os conceitos e fazer vários testes. 

E seu esforço será recompensado. É uma área que necessita de profissionais capacitados. Então, estude e garanta um diferencial competitivo no mercado. 

Após conhecer quais são os melhores cursos de programação para iniciantes, conheça outros cursos essenciais para o primeiro emprego

Deixe uma resposta