Organizar as tarefas do dia exige ter metas claras e mensuráveis, pois isso ajuda a manter o foco e não deixar de cumprir prazos.

Como organizar as tarefas do dia de forma sistemática? Dicas práticas

As tarefas do dia merecem um certo cuidado e atenção para serem realizadas de uma maneira eficaz. Dominar a arte de organizá-las é, de fato, a chave para reduzir o estresse e melhorar a produtividade. Leia o texto a seguir e veja dicas práticas e métodos assertivos.

Qual é a importância de planejar suas tarefas do dia?

Planejar as suas tarefas do dia lhe ajuda a saber o que é mais importante e urgente. Assim, você pode direcionar o seu foco para as atividades mais relevantes. Além disso, ao ter um plano claro, é menos provável se sentir ansioso ou sobrecarregado. 

O planejamento permite ainda que você reserve um tempo para outras tarefas que exigem a sua atenção, como, por exemplo:

  • passar tempo com a família;
  • praticar um hobby;
  • investir em autodesenvolvimento. 

Isso não apenas equilibra a sua vida e evita que você fique preso em uma rotina de trabalho constante, mas também faz com que tenha controle sobre o que precisa ser feito e de que forma pode enfrentar desafios, ao passo que evita distrações e procrastinação.

Quais são as melhores ferramentas de gestão?

Há várias ferramentas de gestão de tarefas que podem te ajudar a organizar a sua rotina. A escolha, no entanto, vai depender das suas demandas e de gosto pessoal. Aliás, aqui estão algumas das mais usadas:

  • Todoist: útil para listar tarefas e priorizá-las;
  • Asana: ajuda a planejar e atribuir funções em projetos;
  • Trello: uma forma visual e fácil de organizar atividades em “cartões” e “quadros”;
  • Microsoft To Do: app da Microsoft para criar listas de ações simples;
  • Google Keep: ideal para fazer anotações e listas, integrada ao Google;
  • Any.do: serve não só para elencar os afazeres, mas também criar lembretes;
  • Remember The Milk: faz o uso de tags e prioridades para organizar tarefas;
  • TickTick: conta com um calendário para manter o controle;
  • Notion: mais avançada, pois permite criar listas e outros tipos de documentos.

Como organizar as suas tarefas do dia de forma eficaz?

Organizar as tarefas do dia exige, antes de tudo, ter metas claras e mensuráveis, pois isso ajuda a manter o foco e não deixar de cumprir com os seus prazos.

Confira abaixo 4 dicas práticas de como ordenar as suas atividades, de modo que nenhuma delas fique sem a sua atenção ou passe despercebida.

Listar as suas tarefas

Criar uma lista de tarefas é o primeiro passo para se ter uma gestão do tempo eficaz. Isso porque, assim, você coloca todas as suas obrigações em um só lugar, ajudando a ver com clareza tudo o que precisa fazer.

Definir prioridades

Definir prioridades envolve identificar as tarefas mais importantes e urgentes em sua lista de afazeres. Aliás, isso é crucial para:

  • concentrar o seu tempo e energia no que realmente importa;
  • garantir que as tarefas críticas sejam feitas antes das menos relevantes;
  • evitar a sensação de estar sempre com um incêndio para apagar;
  • alcançar as suas metas e objetivos.

Determinar os horários para terminar as tarefas

Ao atribuir horários para as suas tarefas, você cria uma sensação de urgência, o que muitas vezes resulta em uma maior produtividade. Do mesmo modo, saber que há um prazo próximo te motiva a concluir o trabalho de forma rápida, mas com capricho.

Não acumular atividades

Quando as atividades se acumulam, o estresse tende a aumentar. Lidar com muitas tarefas pendentes, portanto, pode ser esmagador e prejudicial à sua saúde mental. Então, é crucial que saiba o seu limite e respeite-o.

Por que adotar hábitos saudáveis nas tarefas do dia?

Adotar hábitos saudáveis nas tarefas do dia melhora a eficácia, bem como a concentração e o bem-estar, enquanto reduz o estresse e o esgotamento. 

Algumas práticas, como pausas regulares e gestão do tempo, por exemplo, contribuem para a produtividade e uma melhor qualidade de vida.

Imagem de rawpixel.com no Freepik