Conheça os benefícios da gestão do tempo e saiba como aplicar para conquistar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo

Aprenda estratégias de gestão do tempo e seja mais produtivo no seu dia a dia

Com o mundo cada vez mais corrido, a gestão do tempo é essencial. Assim, é preciso encontrar meios para ser uma pessoa mais organizada. Conseguir gerenciar suas atividades durante o dia, garante a entrega de prazos e vai te tornar mais produtivo.

Leia também:

O conceito de gestão do tempo

Um conjunto de práticas que tem como objetivo listar, organizar e executar as tarefas diárias. Dessa forma, é possível ter mais controle sobre o tempo e não ficar mais refém de prazos apertados. No entanto, fazer a gestão do tempo funcionar exige alguns passos:

  • Definir as prioridades;
  • Usar ferramentas para se organizar;
  • Ter disciplina.

É importante que todas as informações estejam bem definidas. Isso vai facilitar na hora de planejar o que precisa ser feito de acordo com as prioridades. Assim, quanto mais claro e objetivo mais fácil será vencer a procrastinação.

Foto: A gestão do tempo vai te ajudar a organizar suas atividades.
Foto: A gestão do tempo vai te ajudar a organizar suas atividades.

Além do mercado de trabalho

Quando se fala em gerir melhor as horas do dia é comum pensar somente no mercado de trabalho. No entanto, essas estratégias também funcionam fora do expediente, seja para fazer compras no mercado ou faxina da casa. Tempo bem gasto é qualidade de vida.

A gestão do tempo na prática

O primeiro passo é saber o que tem que ser feito. Assim, liste tudo que está pendente da forma mais objetiva que puder. Evite tentar memorizar todas as atividades ou enumerar na cabeça. Faça isso, seja no computador ou no bloco de papel, para se manter organizado.

Definidas as obrigações, é hora de passar para as prioridades. Portanto, é preciso classificar as tarefas pelo grau de urgência. Além dos prazos, é interessante saber quanto tempo é gasto em média para cada atividade. Isso facilita no momento do planejamento.

Sistema ABC para definição de prioridades

Existem alguns meios para escolher o que é mais importante, e nessas horas o melhor é simplificar. Uma jeito bem prático é o sistema ABC, que pode ser aplicado da seguinte forma:

  • Casos urgentes com prazo curto – A;
  • Algo importantes mas com tempo – B;
  • Precisa ser feito e com grande prazo – C.

Demandas que não estavam previstas podem surgir. Assim, é preciso estar preparado para lidar com elas. Caso aconteça, é interessante dispor de alguns recursos que vão te ajudar a evitar que as próximas tarefas sejam prejudicadas.

Ferramentas para ajudar na gestão do tempo

Talvez o post it seja a ferramenta mais simples e eficiente para produtividade. Nele é possível fazer anotações e deixá-las em locais de fácil visão, como geladeiras e espelhos. Dessa forma, ajuda a lembrar e organizar as próximas tarefas.

Outro recurso muito interessante é a agenda do Google. Com ela, além de definir os planos, é possível manter o computador e celular conectados. Assim, não é preciso estar no escritório para incluir observações de trabalho, por exemplo.

Fuja das distrações

A tecnologia é sempre de grande ajuda, desde que usada de forma correta. Dessa forma, sempre que iniciar uma atividade, não esqueça de desativar notificações de redes sociais. É importante manter o foco e, nessas horas, as mídias se tornam vilãs

Os benefícios da gestão do tempo

Fazer uma boa gestão do seu dia a dia entrega no longo prazo, uma melhora na sua produção. Assim,o tempo se torna um grande aliado e não é mais preciso estar sempre em desespero com datas.

Quanto antes começar a aplicar a gestão do tempo, mais rápido vai dar pra notar as recompensas. Dessa forma, vai ser possível perceber os primeiros sinais de melhora, como:

  • Tempo usado com qualidade;
  • Garante entregas no prazo;
  • Melhora na produção;
  • Diminui o estresse no trabalho.

Evite que atividades, muitas vezes simples, se transformem em algo complicado. Já para as complexas, faça com que sua execução não seja tão estressante. Assim, crie boas práticas para lidar com elas.

Benéfico para a saúde

É comum passar mais tempo no trabalho do que em casa ou no lazer. Dessa forma, estar sempre com prazos apertados pode causar estresse e irritação, o que pode prejudicar a saúde mental. Uma boa gestão de tempo vai trazer, acima de tudo, tranquilidade.

Gestão do tempo exige disciplina

Infelizmente, definir boas estratégias não é suficiente. Então, é preciso ter em mente que esse é um exercício diário, que exige disciplina. A todo instante, tarefas são iniciadas e finalizadas. Assim, construir novos hábitos leva tempo e é preciso paciência.

É importante ter metas tangíveis

Tempo e prazo são coisas importantes e devem estar sempre bem definidos. Entretanto, é preciso que as metas sejam possíveis. Dessa forma, as escolhas precisam fazer sentido. Trabalhar com objetivos impossíveis só vai causar frustração.

O importante é começar

Organizar a rotina para gerenciar e aproveitar melhor seus dias pode ser difícil no começo, ainda mais para quem não tem esse costume. Dessa forma, é preciso enxergar o longo prazo e entender que com o tempo se tornará algo comum.

Imagem de Rocco Stoppoloni por Pixabay