Confira as melhores dicas de autogestão e desenvolva uma das principais habilidades do mercado de trabalho.

Como colocar a autogestão em prática?

No geral, esse termo pode ser aplicado em diferentes contextos, podendo envolver tanto o pessoal quanto o profissional. Ele diz respeito à ideia de gerenciar de forma responsável o próprio tempo e as tarefas cotidianas, sem a necessidade de uma vigilância constante.

A autogestão é uma das “real skills” mais requisitadas no mercado de trabalho atualmente, evidenciada com o aumento do home office nos últimos dois anos, devido à pandemia. 

A autonomia do profissional é promovida através da autogestão, mas ao contrário do que acreditam, todas as escolhas seguem os valores da cultura organizacional da empresa. Ou seja, isso não representa uma liberdade sem limites no trabalho. 

Se você quer desenvolver ou melhorar a sua autogestão, este post pode te ajudar nisso. 

Continue a leitura!

Tenha consciência de como você gasta seu tempo 

O tempo em nossas vidas é o que pode determinar o sucesso em tudo o que fazemos. Anote em uma agenda as atividades que conclui durante o dia e, se conseguir também, anote o tempo gasto nelas.

No final do dia, ou da semana, você terá uma visão do que tem colocado como prioridade no seu dia a dia e quanto tempo tem investido nisso. Assim, poderá gerenciar outras atividades que não tenha conseguido realizar.

Analise as atividades que podem ser otimizadas

Assim que você entender o tempo gasto nas atividades do seu dia a dia, conseguirá ter noção de quais delas tomam mais tempo. A partir disso, você pode estudar formas de otimizá-las.

Por exemplo, atividades manuais estão entre as que dependem de mais tempo para serem concluídas. Se esse for o seu caso, pesquise alguma ferramenta que pode te ajudar a concluí-la de maneira mais rápida. 

Crie um plano de ação para executar suas tarefas

Quando você determina como e quando irá concluir uma tarefa, você tem mais sucesso para cumprir o que foi estabelecido. 

Assim, antes de colocar a mão na massa, tire um momento para criar um plano de ação prevendo todas as suas outras responsabilidades, criando um plano de ação que respeite suas limitações.

Por exemplo, haverá uma semana em que você terá outras prioridades na vida pessoal que podem te atrapalhar no profissional. Antes que isso te prejudique de alguma forma, você já pode adiantar como dividirá os seus dias para não deixar a desejar em nenhum dos dois.

Invista também no coletivo

A autonomia criada a partir da autogestão não é sinônimo de autossuficiência, assim como também não é sinônimo de individualismo. 

Quem tem o objetivo de desenvolver o modelo de trabalho de autogestão, precisa saber organizar suas próprias atividades no mesmo nível em que entende quais delas necessitam de outras pessoas.

Você não precisa se isolar e dar conta de tudo sozinho, mas ter maturidade para entender quais atividades são prioridades em um determinado momento e quais profissionais são indispensáveis para fazer essa entrega coletiva com qualidade e dentro do prazo.

Desenvolva inteligência emocional 

Acima de tudo, você já deve ter percebido aqui nesta leitura que a autogestão depende de um bom nível de maturidade. Apesar de saber como e quando as coisas precisam acontecer, é preciso ter disciplina para colocar tudo em prática. 

E não se engane que a maturidade está relacionada à idade ou a experiência. A pluralidade do mercado de trabalho já deve ter te mostrado que profissionais mais novos podem apresentar as mesmas habilidades e responsabilidades que muitos profissionais experientes.

Negócio foto criado por ijeab – br.freepik.com