Conheça cinco técnicas para aumentar a produtividade no home office básicas e melhore a sua atuação profissional em qualquer segmento

5 técnicas para aumentar a produtividade durante o home office

Existem pelo menos cinco técnicas para aumentar a produtividade durante o home office que você pode começar a aplicar hoje. Portanto, descubra quais são elas e melhore o seu desempenho no trabalho e garanta uma carreira de sucesso.

A importância de ser produtivo durante o home office

O conceito de produtividade nunca foi tão valorizado quanto agora. Aliás, essa é a maior dificuldade de muitos trabalhadores que precisaram migrar de um ambiente para o outro. Afinal, seu cérebro estava acostumado a se concentrar apenas no espaço da empresa. 

Ser produtivo é importante não somente para a sua empresa ou seu crescimento na carreira, mas também para a sua saúde e bem-estar. Afinal, sem organização as chances de aumentar o estresse e enfrentar seus efeitos no organismo é muito maior.

Para orientar quem precisa trabalhar em casa, existem algumas técnicas para aumentar a produtividade que facilitam a vida de muita gente. Assim, é uma questão de esforço e de hábito para conseguir se organizar melhor.

5 técnicas para aumentar a produtividade

Nem tudo está perdido para quem ainda não conseguiu ser tão produtivo em casa quanto era no escritório. Por isso, existem cinco técnicas que você pode começar a aplicar na sua rotina a partir de hoje para aumentar a sua produtividade: 

  1. Método Pomodoro; 
  2. Planejar a sua rotina;
  3. Espaço para home office;
  4. Organizar as prioridades;
  5. Eliminar as distrações. 

A seguir, saiba como cada item funciona e pode ajudar no seu dia a dia de trabalho remoto e descubra quais são os pontos em que você pode melhorar.

1 – Método Pomodoro

Uma das técnicas para aumentar a produtividade que os estudantes já utilizam também serve para o trabalho. Assim, ele funciona usando tempos de 25 minutos para focar em uma tarefa com intervalos de cinco minutos para descansar. 

Esse método ajuda a evitar a famosa procrastinação, porque você não pensa em um trabalho de três ou quatro horas, mas sim em 25 minutos. Assim, para quem deseja testar essa técnica, também existem apps que monitoram os seus pomodoros. 

2 – Técnicas para aumentar a produtividade: Crie sua rotina e planejamento

Assim como no modelo presencial, ter uma rotina é importante. Afinal, o espaço de trabalho é o mesmo com as roupas e louças para lavar. Então, essas tarefas não podem se confundir no seu dia a dia. 

Desse modo, planeje uma rotina semanal, na qual você deve determinar o horário de trabalho e o das suas tarefas domésticas e de lazer. Existem algumas opções para quem precisa visualizar a rotina, como: 

Usando algumas dessas simples ferramentas, organizar e cumprir uma semana de rotina será muito mais fácil. Portanto, não esqueça que essa é uma etapa essencial para aumentar a sua produtividade. 

3 – Tenha um ambiente para o trabalho

A maior tentação do home office é trabalhar deitado na cama ou no sofá, em meio ao caos da família conversando e da TV ligada. Mas, esse é um fator que atrapalha a sua concentração e diminui a sua capacidade produtiva. 

Para ter um ambiente de trabalho, portanto, nem sempre é necessário mudar de casa ou construir mais um cômodo. Afinal, isso pode ser bem caro. Então, adaptar o que já existe na sua casa é uma das técnicas para aumentar a produtividade.

Veja como adaptar sua casa para o home office 

Em primeiro lugar, escolha um espaço com boa iluminação e ventilação. Para isso, leve também em conta os barulhos externos ou internos antes da decisão.

Depois disso, organize o local colocando tudo que vai precisar para o trabalho. Assim, lembre-se de incluir não só a cadeira e a mesa, mas também canetas, cadernos e água. Afinal, levantar só um minuto para ir até a cozinha atrapalha o seu foco.

Caso você more com outras pessoas, converse com elas para que compreendam os seus horários e obrigações. Assim, eles podem dividir as tarefas domésticas entre si enquanto você não pode ajudá-las.

4 – Técnicas para aumentar a produtividade: organize as tarefas por prioridade

Para fazer uma lista de prioridades, o critério do tempo pode ser o mais eficiente. Afinal, entregar tudo na data marcada é um sinal de boa produtividade. Portanto, faça um checklist do que você precisa cumprir levando em conta o tempo para cada atividade e a data limite. 

Cada atividade, portanto, pode entrar como uma pequena meta durante a semana. Assim, será mais fácil cumprir o prazo e entregar um produto de qualidade. Então, não esqueça de fazer a sua definição de prioridades. 

5 – Elimine as distrações

Durante uma atividade cansativa, é normal desviar a atenção para outra coisa, por exemplo dar uma olhada no celular. Mas, isso deixa seu cérebro cansado e prolonga seu tempo de trabalho. Portanto, técnicas para aumentar a  produtividade e eliminar distrações são: 

  • Desativar os sons e notificações do celular; 
  • Anotar em um caderno os pensamentos aleatórios para ver depois;
  • Fazer pequenas pausas para descansar; 
  • Evitar conversar com as pessoas de casa enquanto trabalha. 

Aplique as técnicas para aumentar a produtividade

Sem colocar em prática tudo isso,você estará perdendo a sua qualidade como profissional. Então, comece a aplicar essas técnicas para aumentar a produtividade e esteja preparado para o seu bem-estar físico, financeiro e na sua carreira.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels