Conheça agora mesmo os benefícios que as empresas devem garantir aos funcionários remotos

Veja 5 benefícios obrigatórios para funcionários remotos

Desde o início da pandemia, muitas empresas foram para o trabalho remoto, para garantir a segurança de seus funcionários. 

Com o forte contraste da experiência de trabalho em casa em tempo integral, com a experiência de trabalho no escritório, as empresas precisaram oferecer diferentes benefícios para aprimorar a nova experiência, tornando-a gratificante aos colaboradores remotos.

Além de alguns benefícios obrigatórios previstos em lei, as empresas também estão considerando outros aspectos que podem melhorar a relação dos funcionários com o trabalho, como retenção, produtividade, cultura e muitas outras.

Conheça alguns desses benefícios para funcionários remotos, que você pode oferecer aos seus colaboradores.

Iniciativas de bem-estar

Um aumento no estresse relacionado ao trabalho, bem como o acúmulo de demandas pode fazer com que os funcionários remotos busquem outras empresas que priorizem questões de saúde mental e bem-estar.

Se você não quer perder os funcionários durante o período de trabalho remoto, uma ótima alternativa para manter o engajamento deles com a empresa é oferecer iniciativas de bem-estar.

Entre essas iniciativas, você pode considerar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, oportunidade para melhoramento de condicionamento físico, saúde financeira e também desenvolvimento de carreira.

Reconhecimento e valorização

Apesar de você estar longe dos colaboradores da empresa, ainda assim é possível medir o desempenho deles nas atividades e gerar o reconhecimento e a valorização de cada um.

O trabalho remoto pode fazer com que eles se sintam isolados e invisíveis para a empresa, podendo desmotivá-los a longo prazo. 

Por isso, você pode incluir algumas reuniões de feedback durante a semana ou a cada 15 dias. Além disso, você também pode enviar mensagens pessoais de apoio sempre que sentir alguma situação desconfortável no ambiente.

Lembre-os que fazem parte de uma equipe e que ninguém está sozinho para resolver um problema.

Evento de formação de equipe

Os eventos de formação de equipe virtual são fundamentais para a construção e manutenção de uma forte cultura empresarial entre os colaboradores. Com a grande maioria distante devido ao trabalho remoto, fica mais difícil manter um relacionamento, que é muito importante para o andamento do trabalho.

Com esses eventos, você pode promover a relação entre todos, dando espaço para que se conheçam melhor, melhorando a conexão entre cada colaborador e equipe em si.

Tecnologia e ferramentas

Embora a tecnologia e as ferramentas de trabalho sejam indispensáveis para todas as equipes, no trabalho remoto elas precisam estar ainda mais disponíveis em todos os níveis.

Com a equipe remotamente, podem haver casos em que algumas pessoas não conseguirão manter o mesmo nível de trabalho que tinha no escritório devido a sua estrutura.

Então, nesse sentido, a empresa precisa dispor ferramentas de qualidade para ajudar esses colaboradores a manterem a produtividade e, automaticamente, seus níveis de entrega.

Promova o desenvolvimento profissional 

Os funcionários, sejam de pequenas empresas ou grandes, anseiam por desenvolvimento profissional. Todos eles priorizam as novas aprendizagens e desafios constantes que possibilitam esse crescimento. 

Muitos colaboradores também não buscam desenvolvimento, em alguns casos, porque não é incentivado pela empresa que trabalha. 

Como forma de incentivo ao desenvolvimento profissional, você pode buscar parcerias com algumas instituições que oferecem cursos dentro da área da sua equipe e disponibilizar alguns descontos para quem se interessar.