Saiba como reter os melhores talentos da sua empresa durante a pandemia

Saiba como reter os melhores talentos da sua empresa durante a pandemia

Desde o início da pandemia, as empresas estão precisando lidar com diferentes situações para manter a qualidade dos serviços oferecidos. Entre eles estão a estabilidade financeira e a retenção de seus melhores funcionários.

Com muitos colaboradores em casa, a empresa precisa promover ações que mantenham as pessoas engajadas com a cultura, sem que percam a motivação e a vontade de permanecer na empresa.

A longo prazo, esse trabalho dedicado à retenção dos colaboradores é capaz de reduzir os custos de recrutamento, além de impulsionar a marca da empresa mantendo a qualidade dos serviços.

Se você quer saber como pode reter os talentos da sua empresa mesmo passando pela pandemia, este post é para você.

Forneça equipamentos de qualidade

Quando os colaboradores estão trabalhando fora do escritório, é muito difícil que tenham a mesma qualidade de equipamento e ferramentas para a execução de suas tarefas.

Sabendo o quanto isso é importante para continuarem suas entregas com excelência, deixe à disposição dos colaboradores o que eles precisarem para trabalharem com conforto e qualidade.

Se a principal ferramenta de trabalho dos colaboradores for o notebook, deixe que levem para suas casas, dispensando a necessidade de terem que comprar um computador para isso ou usarem o equipamento pessoal para realizarem tarefas do trabalho.

Além de você conseguir manter as informações de sua empresa seguras, por estarem acessando tudo direto do computador da companhia, você também evita gastar dinheiro com manutenções por estarem parados na empresa.

Para oferecer as ferramentas aos seus colaboradores, é importante criar um documento de responsabilidade para garantir o bom uso de cada um dos equipamentos.

Promova ações de engajamento

Trabalhar em home office tem muitas vantagens, mas lembre-se que o principal motivo por essa modalidade estar em alta no momento é a pandemia. Ou seja, as pessoas estão a todo momento conectadas ao trabalho de alguma forma por não poderem sair de casa por enquanto.

Isso pode trazer alguma desmotivação ou diminuir o engajamento dos colaboradores com a empresa. Por isso, não deixe de promover ações para manter o relacionamento com as pessoas.

Tire alguns minutos durante a semana para conversarem sobre coisas da vida, deixe que os colaboradores falem um pouco sobre como está sendo a experiência de estarem em casa com a família, o que tem feito aos finais de semana etc.

Quando os colaboradores sentem que podem contar com a empresa além das questões de trabalho, eles se sentirão mais motivados e irão valorizar mais a empresa.

Considere as circunstâncias individuais de cada um

Se você quer fazer um bom trabalho de retenção de talentos, deve considerar as circunstâncias individuais de cada colaborador, para garantir que as ações promovidas estejam realmente sendo significativas para cada um.

Para uns, o home office está sendo ótimo para conseguir ficar próximo dos familiares, para outros pode significar dificuldades em manter o desempenho devido a falta de contato social com os demais colegas.

Deixe um canal aberto para que eles possam falar mais detalhadamente sobre suas dificuldades em estarem trabalhando de casa. Só assim, você saberá o que exatamente fazer para reter os talentos.

Reavalie a abordagem de gestão de desempenho

Com a pandemia, não foi somente as questões relacionadas ao trabalho que mudaram. Muitas pessoas estão passando por dificuldade em casa, seja financeira ou em relação à saúde. 

A partir disso, os líderes devem adaptar seus meios de monitorar e medir o desempenho, definir metas e desenvolver pessoal para acomodar formas individuais de trabalho.

A flexibilidade e a compreensão são fatores que pesam muito no engajamento dos colaboradores com a empresa. Por isso, mostre que está ao lado de seus colaboradores neste momento e ofereça apoio dentro do que for possível.

Foto: Business photo created by tirachardz