A comunicação interpessoal traz vantagens que vão desde a melhoria das relações até a promoção da colaboração eficaz.

O que é comunicação interpessoal e quais são as suas vantagens?

A comunicação interpessoal é uma faceta essencial da vida diária, pois ela molda como as pessoas interagem, se relacionam e colaboram entre si. Ela é a chave para criar conexões, bem como resolver os conflitos e enriquecer a sua experiência social.

O que é a comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal é o processo de troca de informações, ideias, pensamentos e sentimentos entre duas ou mais pessoas. Ou seja, se trata de uma forma de diálogo direto que ocorre cara a cara, seja ao se ver pessoalmente, por meio de vídeo ou áudio.

Ela envolve não só a transmissão de palavras, mas também a linguagem corporal, expressão facial, o tom de voz e outros elementos não verbais que têm um papel vital na interpretação das mensagens. 

Sendo assim, é um processo bidirecional, no qual os ouvintes e falantes enviam e recebem informações, criando, assim, uma troca contínua entre si.

Quais são as vantagens da comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal traz vantagens que vão desde a melhoria das relações entre as pessoas até a promoção da colaboração eficaz e a criação de um ambiente propício ao sucesso e à satisfação em todos os aspectos da vida.

Veja abaixo alguns dos principais pontos positivos que essa prática pode trazer tanto para a sua vida pessoal quanto no local de trabalho.

Melhor colaboração no trabalho

Uma equipe que se comunica bem está mais propensa a ter uma comunicação eficaz com os clientes, parceiros e fornecedores. Isso não só faz com que o usuário fique satisfeito, mas também torna as relações externas mais fortes. Além disso, ela também:

  • reduz o tempo perdido em retrabalhos;
  • promove um trabalho em equipe mais coeso e produtivo;
  • aborda problemas de forma proativa;
  • permite a livre troca de ideias e opiniões;
  • cria um ambiente propício para a inovação e a criatividade;
  • resulta em uma força de trabalho mais engajada e produtiva;
  • abre portas para avançar na carreira.

Resolução de conflitos

Esse é um processo que visa achar soluções para problemas ou desacordos entre pessoas ou grupos. Eles podem surgir de diferenças de opinião, bem como conflitos de interesses ou outros atritos.

O primeiro passo é saber qual é o motivo do embate. Isso envolve entender as suas fontes e, de fato, ouvir as preocupações e visões das partes envolvidas.

Criação de rede de contatos

A rede de contatos, também chamada de networking, envolve a criação de conexões com outras pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional. O objetivo é trocar informações, ao mesmo tempo que se apoia e abre portas para novas oportunidades.

Algumas formas de pôr isso em prática incluem:

  • participar de eventos, conferências e grupos de networking;
  • fazer o uso das redes sociais para conhecer e interagir com pessoas novas;
  • buscar mentores em sua área de atuação;
  • manter os seus dados de contato e perfis de mídias sempre atualizados;
  • ajudar os outros em suas redes sempre que der.

Maior influência e persuasão

Mostre como a sua proposta ou ideia pode beneficiar o público-alvo, pois as pessoas têm o costume de aderir quando percebem que isso as ajudará de alguma forma. 

Do mesmo modo, esteja disposto a ajustar a sua abordagem e a considerar as opiniões dos outros. A rigidez na persuasão, na maioria das vezes, não é eficaz.

Vale lembrar, no entanto, que é crucial usá-las de maneira responsável e ética para, assim, manter a integridade e a confiança no relacionamento interpessoal.

Qual é a importância da comunicação interpessoal para as empresas?

A comunicação interpessoal ajuda a construir um clima mais positivo no local de trabalho, ao passo que faz os funcionários ficarem mais satisfeitos e engajados. Portanto, é um fator vital para o sucesso do seu negócio.

Imagem de Freepik