Aprenda a construir uma boa rede de contatos através de dicas práticas de networking, além de entender suas vantagens

Conheça mais sobre networking e veja dicas práticas para construir sua rede

Você já deve ter ouvido falar sobre networking e a sua importância. Contudo, conheça algumas dicas práticas neste guia que irão te ajudar a construir uma boa rede de contatos de trabalho.

Leia mais:

O que é Networking?

Este é um termo que significa literalmente uma rede de contatos. Portanto, esta é uma união de trabalho que você cria e alimenta no decorrer da sua vida e toda a sua carreira profissional.

Para que serve?

O networking serve principalmente para ajudar no seu desenvolvimento profissional. Além disso, deve ser composto por pessoas que te ajudam a melhorar o seu desempenho das seguintes formas:

  • Com orientações, pois conhecem sua área;
  • Dando conselhos, no caso de pessoas próximas mais íntimas;
  • Como intermédio de alguns contatos.

É preciso sempre buscar meios de aumentar a sua rede para adquirir mais experiência. Contudo, esta não deve ser uma união apenas por interesses, mas sim um laço que irá fortalecer sua presença no mercado.

Foto: Um bom networking te ajuda a expandir seu conhecimento e sua influência.

Qual a importância de um bom networking?

Alimentar sua rede de contatos aumenta a visibilidade da sua marca profissional. Assim, você pode conseguir melhores oportunidades de trabalho ou se sair melhor frente à concorrência.

O networking faz com que você seja sempre lembrado dentro do segmento em que você atua. Além disso, uma boa gama de contatos de trabalho traz benefícios para você que trabalha:

  • Como executivo;
  • Profissional liberal;
  • Dono de empresa, através de relação com outros empresários.

A união com demais pessoas do seu ramo também melhora a sua relação extra trabalho. Portanto, uma amizade ajuda a expandir sua área de conhecimento e sua capacidade de enxergar os negócios pode ser ampliada, bem como sua autoeficácia.

Principais benefícios

Primeiro é preciso entender que o networking fala mais sobre compartilhar, além de receber. Contudo, com esta troca de informações e criação de laços, é possível destacar benefícios como:

  • Novas ideias de negócios;
  • Eleve sua reputação, pois isto o torna confiável;
  • Tenha sempre informações sobre o mercado.

Uma rede de contatos ainda te ajuda atuando como suporte na hora de uma situação difícil no trabalho. Pois, a troca de informações serve para se ter insights de modo fácil para aplicar no seu negócio.

Fortalecimento de relações

Um fato que é muito importante para fortalecer sua rede é compartilhar ideias e soluções com amigos. Assim, eles se sentirão engajados e lembrados, o que torna mais fácil que eles façam o mesmo com você.

Exemplos simples de networking

Você pode alimentar sua união de trabalho criando alguns eventos de forma presencial ou online. Além disso, participe de feiras e outras convenções do seu segmento para ficar na memória das pessoas.

Invista em você

Antes de tentar criar uma networking ou de buscar fortalecer sua rede, comece aprimorando seus conhecimentos. Pois, quanto mais você souber sobre determinada área, mais irá surpreender os demais.

Tenha sempre em mente que a sua presença e postura são pontos importantes para sua carreira de trabalho. Desta forma, causar um impacto positivo irá fazer com que as pessoas procurem você sem que você se esforce muito.

Networking em níveis

Para criar e aumentar a sua rede, é preciso ter uma estratégia. Portanto, você pode começar definindo e organizando os seus contatos profissionais em três diferentes níveis, que são:

  • Nível primário;
  • Rede secundária;
  • Referências.

No primeiro nível, você pode incluir as pessoas com quem teve algum contato emocional na vida. Contudo, deve ser composta por família, amigos e contatos próximos comuns no seu dia a dia.

Na sua rede secundária, você pode definir os contatos que você tem vínculo formal. Assim, neste nível do seu networking você pode incluir colegas de trabalho ou um profissional da sua época de estudos.

Desta forma, você irá separar todos os seus interesses em bolhas diferentes. Isso irá garantir que você não ficará preso a um só pessoal, como também não irá misturá-los com sua rede principal de contatos.

Rede de referência

Este é o nível principal e merece total atenção para um bom networking. Pois, nesta rede você irá colocar os contatos que você se espelha na sua carreira, os que são referência de comportamento.

Para esta rede, apenas opte por pessoas que podem te influenciar de forma positiva na tomada de decisões. Assim, este será um lugar seguro para se recorrer quando se deparar com alguma situação difícil no dia a dia.

Dicas práticas para construir um bom networking

Para criar uma boa rede de troca de informações não basta apenas falar com as pessoas. Deste modo, confira alguns pontos que você deve definir para construir da forma certa seus laços de trabalho:

  • Tenha objetivos claros;
  • Trabalhe sua marca pessoal;
  • Siga o mapeamento de sua rede;
  • Controle seus resultados, pois eles irão definir o próximo passo.

Você pode optar por fazer a sua networking através do marketing ou de forma mais concisa. O importante é sempre ser claro e buscar a união com pessoas que têm objetivos em comum com os seus.

Como fazer um networking honesto?

Pode parecer claro, mas este é o ponto que mais pode te fazer fracassar. Pois, muita gente tem sede de conseguir seus objetivos rapidamente e acabam se perdendo em meio a informações, até mesmo para conseguir audiência.

Este comportamento pode até gerar algum tipo de resultado no começo, como esperado. Porém, com o tempo, a sua credibilidade irá diminuir e a sua marca pessoal corre o risco de ficar mais fraca do que antes.

Atenção a um detalhe importante

Sempre deixe claro o seu interesse de contato e o que você sabe fazer. Além disso, seja solícito com quem já te ajudou antes e nunca aja com arrogância e ar superior com pessoas que buscam o seu contato profissional.