Saiba o que é autoeficácia e qual é a importância dela para o seu desenvolvimento tanto na vida pessoal quanto na profissional

Autoeficácia: um conceito da psicologia essencial para a sua vida pessoal e profissional

A autoeficácia é a crença no potencial próprio que influencia como as pessoas reagem diante de grandes desafios em que precisam aprender algo novo. Portanto, a seguir, saiba como ela funciona e onde se aplica, pois ela é crucial para todos os contextos da vida.

O que é autoeficácia

Esse termo faz parte da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, psicólogo natural do Canadá. Nela, ele define princípios básicos sobre o processo de aprender em um ser humano, que o norteiam a conseguir avançar em um novo desafio:

  • Interação com outras pessoas;
  • Modos de agir e locais que ele tem e frequenta;
  • Esperança em si mesmo;
  • Análise de exemplos alheios.

A autoeficácia está ligada ao que se pensa sobre si mesmo e as decisões que toma a partir dessa noção. Portanto, de alguma forma, esse conceito também se associa à autoestima.

Percepção alta e baixa

Esse senso sobre si mesmo pode ser alto ou baixo, o que vai influenciar a aceitar ou recusar desafios. Assim, caso uma pessoa tenha essa percepção muito alta, ele pode aceitar tarefas que estão além do seu alcance e falhar.

Já quando se tem uma visão negativa sobre si mesmo, tende a continuar na famosa zona de conforto e não explorar o seu potencial. Dessa forma, a teoria aplica-se a diversas áreas da vida, desde as mais banais até as escolhas de carreira.

Como a autoeficácia se desenvolve

Ao longo da vida, vários estímulos internos e externos ajudam na formação dessa visão no ser humano. Então, os aspectos cruciais para definir os níveis altos ou baixos desse conceito são:

  • Vivências próprias;
  • Olhar sobre outros;
  • Incentivo e motivação de pessoas próximas;
  • Emoções boas ou ruins durante uma ação.

Formas de criar uma visão positiva

Situações de sucesso e de fracasso ajudam na percepção pessoal sobre o que alguém consegue ou não realizar. Mas, muitas vezes, o que não deu certo o leva a evitar tentar melhorar por medo, como o trauma de uma fala em público que não deu certo.

Mesmo que isso seja muito pessoal, os estudos de Bandura mostram que a persuasão social é um fator que pode ajudar muito. Então, a autoeficácia pode mudar de acordo com os estímulos que a pessoa recebe, tanto aumentar quanto diminuir sua confiança.

Falas que destacam falhas e erros de alguém, podem levá-la a se sentir menos capaz de realizar algo na vida ou carreira. Já as críticas positivas, elevam seu bem-estar e autoconfiança.

Aplicação prática desse conceito

O domínio sobre a autoeficácia, ainda que seja uma visão individual, motiva líderes de grupos e equipes a entender mais sobre como incentivar pessoas. Assim, é possível ter empregados mais dispostos a oferecer o melhor trabalho.

Nesse cenário, não só empresas como também escolas estão investindo nisso para preparar indivíduos capazes de lidar com o sucesso e o fracasso com equilíbrio. Então, esse time terá:

  • Vontade de insistir;
  • Resiliência;
  • Menos estresse e ansiedade;
  • Esforço e compromisso;
  • Objetivos bem definidos.

Uma pesquisa feita pelo IFMG sobre a autoeficácia de alunos que cursaram Cálculo, uma das matérias mais difíceis para os que estão nas ciências exatas, sugere que o professor tem papel crucial para o desempenho deles. 

Locais de pressão e falas ruins, portanto, fazem com que muitos desistam fácil de um objetivo. Por outro lado, quando há elogios, elas se sentem motivadas a alcançar melhores resultados.

Como melhorar a autoeficácia

Diferente do que alguns podem pensar, acreditar ser capaz de fazer grandes projetos e crescer como pessoa ou profissional não quer dizer que você deve criar metas extremas. Afinal, fazendo isso, o risco de falhar e ter medo de tentar algo novo é muito grande.

Dito isso, conhecer a si mesmo é essencial. Isso inclui seus gostos pessoais, sua forma de agir e reagir nas diversas situações da vida e o que você pretende alcançar. A partir disso, será mais fácil definir objetivos reais. Após ter essa noção, é possível:

  • Descobrir pontos fracos e fortes;
  • Escolher um exemplo para se inspirar;
  • Correr riscos dentro da sua capacidade;
  • Desenvolver inteligência emocional;
  • Acreditar mais em si mesmo.

Acredite mais em você

Passar por situações de estresse, medo ou ansiedade não devem pará-lo para sempre. Assim, usá-las a seu favor como uma forma de aprender e melhorar nas próximas ocasiões pode ser o modo ideal de crescer.

A crença em si mesmo é crucial para manter um bom desempenho e explorar o seu potencial. Então, busque tanto se conhecer mais quanto quem está ao seu redor, pois isso dará um contexto mais fácil de entender e viver.  

Seja nas salas de aula ou dentro das empresas, saber como incentivar pessoas é crucial para um líder. Com um bom exemplo para se inspirar e com críticas boas, a autoeficácia dos membros do grupo trará vantagens para todos.
Uma boa liderança também incentiva a sua equipe a se capacitar cada vez mais. Por isso, invista em um curso de digitação eficaz como o da Digitow para aumentar a sua produtividade.

Foto de Rebrand Cities no Pexels