entrevista rh - teste no processo seletivo

Quais são os testes técnicos mais comuns em processos seletivos para empregos?

Os processos seletivos estão a cada dia mais modernos e complexos. Agora, as entrevistas são realizadas por meio da internet, e certos testes são aplicados de forma online. 

Algumas empresas estão adicionando vários tipos de testes em processos seletivos, como o teste de digitação, que voltou a ser valorizado pelas organizações. 

Para você não ser surpreendido durante a busca por um emprego ou recolocação profissional, continue lendo este artigo. Aqui, vamos listar quais são os testes técnicos mais comuns em processos seletivos, destacando as suas características e o que é avaliado pelos recrutadores. 

Vamos lá? 

Entrevista presencial

Vamos iniciar a nossa lista de testes falando sobre a entrevista presencial. Sem dúvidas, ela é uma das etapas mais comuns em processos seletivos. 

Nela, o recrutador analisa a postura do candidato e a forma como ele faz a sua apresentação pessoal. É neste momento que o profissional avalia se você tem o perfil adequado para a empresa.

Testes de habilidades 

O próximo teste da nossa lista pode ser utilizado em processos seletivos de qualquer área. Ele é capaz de identificar o raciocínio lógico do candidato, o perfil de liderança, as habilidades de comunicação e de tomada de decisão, entre outros. 

Teste de raciocínio lógico

Trata-se do modo de pensar os problemas de maneira racional, lógica e coerente, com o objetivo de analisar, argumentar, testar e justificar o porquê daquele raciocínio.

Você já deve ter visto aqueles desafios de figuras que formam objetos, figuras com padrões de movimento ou alguém precisando vender um avião caindo ou uma caneta que não escreve.

Ter um bom raciocínio lógico requer organização de pensamento, por isso, essa é uma ótima forma de selecionar candidatos ideais para determinados cargos.

Testes técnicos da área

É um teste que tem como objetivo avaliar o desempenho do candidato em relação a conhecimentos técnicos. Por exemplo: se uma vaga exige que o colaborador digite os textos com mais velocidade, ela aplicará diversos exercícios para verificar não só a agilidade, mas também a eficiência do profissional na hora de escrever. 

No exemplo do marketing digital, se a vaga for para uma posição de editor de vídeo, será necessário executar uma edição ou algo similar para mostrar as habilidades ténicas.

Testes psicológicos de recrutamento e seleção 

Neste teste, a empresa busca entender o perfil do candidato e como ele se comporta diante de várias situações. Aqui, é avaliado a emoção, o afeto, a cognição, motivação, a atenção, a memória e o foco. 

Testes de aptidões sociais 

O trabalho em equipe é cada vez mais valorizado pelas organizações. Afinal, ele aumenta a produtividade, a qualidade dos projetos, a aprendizagem e melhora o relacionamento entre os membros da sua equipe. 

Por isso, a empresa avalia como é o relacionamento interpessoal do candidato. As dinâmicas em grupo ajudam a entender os pontos fortes e fracos de cada profissional. 

Testes de capacidade de desenvolvimento do candidato 

Geralmente, eles são aplicados em processos seletivos direcionados para cargos operacionais, técnicos e administrativos. A ideia é entender a capacidade de desenvolvimento de um profissional. 

É fundamental deixar claro que o teste não pode ser realizado de qualquer forma. O mais indicado é que eles sejam padronizados. Assim, o recrutador consegue comparar os resultados de diferentes colaboradores.

Testes de perfil comportamental 

Esse é outro teste bastante conhecido pelos candidatos. Ele tem como objetivo descobrir se o profissional possui as competências necessárias para assumir a posição que está em aberto na empresa. 

Estes testes comportamentais irão ajudar a entender se o seu perfil é compatível com o da empresa e vice versa, não necessariamente existe certo ou errado, existe aquele que mais se adequa.

O lado positivo é que esse teste é aplicado de forma online. Basta ter um computador com acesso à internet para concluí-lo. 

Entrevista por videoconferência

A entrevista por vídeo ganhou mais destaque após o isolamento social provocado pelo novo coronavírus. Apesar de estar no conforto da sua casa, o candidato deve ter alguns cuidados para brilhar os olhos do recrutador.

Uma dica interessante é sempre conferir com antecedência o equipamento e a conexão. Assim, você evita problemas no momento da entrevista. Além disso, escolha um local apropriado, sem interrupções e com pouco barulho. Essas dicas podem ajudá-lo a conquistar a tão sonhada vaga. 

Teste de Digitação

Vamos finalizar a nossa lista de testes falando sobre os testes de digitação. Na maioria das provas, os candidatos devem digitar entre 1.500 a 1.800 caracteres em poucos minutos ou duzentos toques por minuto no teclado.

Em um primeiro momento, o desafio pode parecer complicado, mas um treino diário, com uma plataforma online de digitação, pode ajudá-lo a ter resultados incríveis. 

Antes de iniciar qualquer teste, procure manter a calma. Leia os enunciados com cuidado para desenvolver exatamente o que foi pedido pelo recrutador. Assim, terá grandes chances de alcançar os seus objetivos. 

Após descobrir quais são os testes mais comuns em processos seletivos, acesse esse artigo e conheça o que são Toques Líquidos e Toques Brutos, dois conceitos importantes em testes de digitação.

Em geral os testes para selecionar um candidato visamidentificar as habilidades e a personalidade das pessoas ajudando a reduzir os índices de turnover, diminui custos de o processo de contratação e trazer os melhores candidatos para aquela posição em si.

Quer fazer um curso de digitação com metodologia aprovada pelo mercado? Clique aqui e tenha 7 dias grátis!

Deixe um comentário