O que são toques líquidos e toques brutos na prova de digitação

O que são Toques Líquidos e Toques Brutos na Prova de Digitação?

Toques Brutos (TB) é um termo que corresponde à totalização do número de toques dados pelo candidato, incluindo vírgulas, espaços, pontos e mudanças de parágrafo. Já o Toque Líquido (TL) é um cálculo que leva em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos. 

Neste artigo, vamos explicar melhor esses dois termos que são bastante utilizados nas provas de digitação

Quer ter mais sucesso em um concurso público? 

Então, não perca mais tempo. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que são Toques Líquidos? 

É um teste utilizado na prova de digitação que observa toque a toque do candidato. A banca analisa se o texto foi digitado de forma correta, observando diversos pontos. 

  • inversão de letras; omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras;
  • falta de espaço entre palavras; espaço a mais entre palavras e letras;
  • falta ou uso indevido de maiúsculas;
  • tabulação desigual; falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existe.

A fórmula TL = (TB – Erros ) / Minutos é utilizada para ajudar na contagem dos erros. 

O que são Toques Brutos (TB)? 

Aqui, é avaliado a quantidade de toques que um candidato fez. Engana-se quem pensa que é verificado somente as letras. A banca também faz a análise de vírgulas, espaços pontos e até mudanças no parágrafo. É importante ter bastante atenção para conseguir alcançar os resultados estipulados no concurso. 

Como os toques são cobrados na prova de digitação? 

Em alguns casos, como no TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), foi considerado apto na prova de digitação, o candidato que conseguiu 600 (seiscentos) toques líquidos (TL) em 5 (cinco) minutos.

Para cada cargo, foi utilizado a seguinte fórmula. 

a)    para o cargo de Oficial Judiciário da especialidade Oficial Judiciário:

TL = TB – (erros x 1)/ Minutos

b) para o cargo de Oficial de Apoio Judicial:

TL = TB – (erros x 2)/  Minutos

Lembre-se que quanto mais melhor, tenha uma margem de segurança, tente 160 TL para mais, supere-se.

É um exemplo que sempre gostamos de mostrar aqui no blog, pois podemos diferenciar com mais clareza o conceito de toques líquidos e toques brutos. 

O candidato também pode ser avaliado por meio do TPM (Toques Por Minuto). Ele indica quantos toques ou teclas o profissional pressiona durante um minuto. É calculado não só a agilidade, mas também se as frases e palavras estão digitadas corretamente.

Em um passado não muito distante, o cálculo era feita por meio do PPM (Palavras Por Minutos). Em alguns momentos, as pessoas incluíam essa habilidade até nos currículos.

Como se preparar para a prova de digitação? 

Uma prova de digitação não pode ser encarada como um bicho de sete cabeças. Sabemos que ela tem as suas dificuldades. No entanto, com treinamentos e superando alguns obstáculos, você pode ter sucesso. 

Conheça abaixo as nossas dicas para fazer uma boa preparação. 

Perca o medo do teclado 

O primeiro passo é perder o medo com o teclado. Aprender a forma correta de digitar exige um esforço maior e dar um passo para trás, afinal, precisamos esquecer os erros que cometemos até aqui. 

No início, pode parecer complicado. Mas, aos poucos, conseguirá ter uma boa relação com os teclados novamente. 

Crie desafios diários 

Já vimos por aqui que o tempo é levado em consideração na hora de avaliar a sua habilidade com os teclados. Então, diariamente, crie metas e desafios para melhorar a sua performance. Assim, você consegue digitar não só com mais velocidade, mas também com eficiência. 

Treine, treine e treine! 

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Não existe fórmula mágica para aprender digitação da noite para o dia. Por outro lado, temos algumas ferramentas e cursos que podem ajudá-lo a deixar esse processo ainda mais fácil. 

A Digitow, por exemplo, é uma plataforma diferente de tudo que você já viu. Sem dúvidas, ela está entre os melhores sites para se treinar digitação. 

Os exercícios ajudam não só a posicionar os dedos corretamente nos teclados, mas também ensina como ter uma boa postura, como aumentar a produtividade e a velocidade. 

Você ainda tem acesso a um curso de digitação online. O mais interessante é que não é necessário instalar programas complexos no computador. Basta ter acesso à internet para iniciar as atividades. 

O curso ainda tem outras vantagens, como: painel de controle simples, vídeoaula explicativa, certificado após a conclusão dos exercícios, relatório de desempenho e um ranking de digitação. É uma oportunidade única de desafiar e desafiar pessoas do mundo inteiro.

As aulas são indicadas não só para candidatos a concursos, mas também para iniciantes na área da informática, secretárias, escrivão da polícia, gamers, programadores, advogados, área administrativa e contadores.

Você pode testar o curso gratuitamente por sete dias, sem compromisso. 

Controle o nervosismo 

O nervosismo é outro vilão em uma prova de digitação. Quem treina com antecedência sai na frente dos candidatos. Quanto mais preparado, mais chances de ter um resultado positivo em concursos. 

Além da preparação, você pode seguir algumas orientações para ter mais tranquilidade. Dentre as dicas mais comuns, encontra-se: durma bem no dia anterior, cuide da alimentação, administre bem o tempo e mantenha a concentração. A junção desses fatores ajuda a deixar o dia da prova ainda mais tranquilo. 

A meditação diária e a atividade física também podem ajudá-lo nesse processo. 

Não desista! 

A concorrência é um dos vilões que construímos em nosso cérebro para desistir dos nossos sonhos. Apesar do alto número de inscrições em um concurso, nem todas as pessoas pagam as taxas ou vão fazer a prova. Então, relaxe. 

Quando o candidato está bem preparado, ele consegue tirar esse vilão da sua mente. 

Confie em seu potencial e acredite mais em sua capacidade. 

Toque Líquido (TL) e Toque Bruto (TB) são dois termos que os candidatos da prova de digitação devem ficar atento. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a forma como a banca avalia uma prova, mais estratégias consegue construir para superar todas as expectativas. 

Após descobrir as principais informações sobre Toques Brutos (TB) e Toque Líquido (TL), entenda quais são as diferenças entre ABNT e ABNT2. Assim, você estará preparado para lidar com qualquer tipo de teclado no dia da sua prova. 

Deixe uma resposta