tipos de teclad- teclado branco e teclado preto

ABNT e ABNT2 – Entenda quais são as diferenças entre teclados

Provavelmente, você já sofreu com erros de digitação quando usou um novo computador em casa ou no trabalho. O desafio é ainda mais comum nos primeiros dias, porque temos dificuldades de identificar as posições de determinadas teclas. 

O problema ocorre porque a fabricação de teclados em nosso país é diferente do exterior. Por aqui, temos dois modelos de layouts de teclado. Eles são conhecidos como ABNT e o ABNT2. Muita gente não sabe, mas é possível configurar o seu aparelho para a alternativa de sua preferência. 

Mas, quais são as diferenças entre os teclados ABNT e o ABNT2? É isso que vamos discutir a partir de agora.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é ABNT e ABNT2? 

Primeiro, vamos entender melhor o significado da sigla ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica). Trata-se de um grupo de normas que obriga os teclados a incluir diversos símbolos, entre os quais: colchetes e numerais altos. 

As normas da ABNT foram aplicadas em nosso país durante muitos anos. Porém, novas exigências foram criadas. O teclado já não era mais eficiente. Ele não tinha, por exemplo, a tecla AltGr (Alternate Graphics).

Foi necessário um nova alteração dos teclados de notebooks e computadores. Agora, as regras seguem o estilo do ABNT2.

É fundamental deixar claro que, apesar das mudanças, ainda podemos encontrar teclados no formato ABNT, o que acaba prejudicando a nossa performance com a digitação.

A boa notícia é que eles seguem o mesmo padrão, que é denominado de QWERTY. Ele tem como base a distribuição das seis primeiras letras do teclado alfabétic, que foi construído em 1970, por Christopher Sholes. 

Esse modelo deixa o processo de digitação mais tranquilo, pois ele foi pensado em organizar as teclas de acordo com os pares de letras mais utilizados em nossa língua.

Quais são as diferenças entre teclados ABNT e ABNT2?

Em um primeiro momento, não é fácil identificar as diferenças entre os dois tipos de teclados. A ABNT e ABNT2 têm praticamente a mesma distribuição de letras, números e acentos. Inclusive, ambos têm o “Ç”.

A principal dessemelhança que podemos apontar entre os duas normas é que a ABNT2 contém a tecla “Alt Gr”. Ela está localizada próxima a barra de espaço, no lado direito. 

É impressionante o número de pessoas que não utilizam essa tecla porque não conhece qual é a sua finalidade. 

Por que usar a tecla “Alt Gr”? 

Faça o teste em seu teclado. Quando pressionamos a tecla “Alt Gr” junto com outra tecla, criamos uma terceira função. É uma transformação incrível que promete facilitar a nossa relação com o teclado. 

Para se ter uma ideia, as teclas que tem uma terceira função conseguem mostrar três caracteres na mesma tecla. 

A junção da tecla “Alt Gr” com outra tecla pode trazer os seguintes resultados: ¹,²,³,£,₢,ª,§,º.

Como se adaptar aos dois teclados? 

Apesar da dificuldade em se adaptar a um novo padrão de teclas, quando temos o hábito da digitação correta, o processo de mudança fica ainda mais fácil. 

Uma dica interessante é utilizar sites para treinar digitação, mas também fazer cursos online. Ele pode aumentar a sua velocidade com as teclas e ainda ajudá-lo a entender onde cada símbolo está localizado. 

Após descobrir quais são as principais diferenças entre teclados ABNT e ABNT2, acesse esse artigo e conheça como funciona um teste de digitação. Assim, você terá mais sucesso para aprovação, independente do teclado que é utilizado pela empresa.

Deixe um comentário