teclado para digitação mecanico

Erros de digitação podem prejudicar sua produtividade

Por que é tão difícil encontrar nossos próprios erros de digitação?

Um pesquisador da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, comprovou que erros de digitação são ações mais “espertas” do que imaginávamos. Para o psicólogo Tom Stafford, “ao digitarmos, estamos tentando dar significado ao nosso texto, e essa é uma tarefa muito complexa”.

Segundo Stanfford, a relação que cérebro faz quando estamos escrevendo envolve uma série de ações: transformar letras em palavras, palavras em frases, e dar sentido às frases. “Nós não conseguimos enxergar cada detalhe, pois não somos computadores.

Tomamos noção das informações e combinamos com o que esperávamos dela, tirando algum significado”, afirma o pesquisador. Isso está ligado ao fato de não conseguirmos notar aqueles singelos – e irritantes – erros que fazemos, já que sabemos o que dizer com aquilo.

Dificuldade em ver erros próprios

O fato de termos dificuldade para encontrar nossos próprios erros está ligado à quantidade de coisas que fazemos ao digitar. Além disso, é muito mais fácil achar falhas nos trabalhos alheios. Por não competirmos o foco entre criar e avaliar, fica mais fácil dar atenção total.

Então, não se irrite com a observação do seu amigo – que esquece completamente o propósito do texto para falar de um erro de digitação – e pense que isso só acontece por ele estar “totalmente” focado.

Mas apesar de quase sempre deixarmos algo passar, isso não quer dizer que não estamos atentos o suficiente para certas correções. Segundo a Microsoft, a tecla “Backspace” é a terceira mais usada no teclado convencional.

Principais erros de digitação

Existem vários erros de digitação que são comuns e podem prejudicar a eficiência e a precisão na digitação. Alguns dos erros mais comuns incluem:

  1. Digitar com apenas um dedo: usar apenas um dedo para digitar é um erro comum que pode limitar a velocidade e a precisão na digitação.
  2. Olhar para o teclado enquanto digita: muitas pessoas ainda têm o hábito de olhar para o teclado enquanto digita, o que pode atrasar a digitação e aumentar o número de erros.
  3. Pressionar teclas com muita força: pressionar as teclas com muita força pode levar a erros e também causar lesões repetitivas.
  4. Não usar a postura correta: uma postura inadequada pode causar fadiga e lesões no pescoço, ombros, costas e punhos.
  5. Não praticar a digitação regularmente: a prática regular é fundamental para aprimorar a habilidade de digitação, e não praticar regularmente pode levar a estagnação ou regressão na habilidade.
  6. Não prestar atenção aos erros de digitação: é importante prestar atenção aos erros de digitação e corrigi-los imediatamente para evitar a repetição do erro.
  7. Não usar ferramentas de correção ortográfica: as ferramentas de correção ortográfica podem ajudar a corrigir erros de digitação e melhorar a precisão na escrita.

Conhecer esses erros comuns de digitação é o primeiro passo para evitá-los e aprimorar sua habilidade de digitação. Praticar regularmente e adotar técnicas e estratégias para aprimorar a habilidade pode ajudar a evitar esses erros e aumentar a eficiência e a precisão na digitação.

Curiosidade sobre teclado

O gerente sênior de marketing de produtos da Microsoft para hardware Suneel Goud demonstrou alguns dos teclados ergonômicos da empresa. 

Enquanto fazia a demonstração, ele nos disse as três chaves mais populares. 

  • A terceira mais popular é … a tecla “backspace”. 
  • A segunda mais popular é … a letra “e”.
  • O número um mais popular é … a barra de espaço.

Outro fato engraçado de Goud: 90% das pessoas usam apenas nove dedos ao digitar – elas não usam o polegar esquerdo, porque usam o polegar direito para martelar a barra de espaço.

A Microsoft construiu um teclado com uma barra de espaço dividida. A barra de espaço esquerda pode ser convertida em um botão de retrocesso para que as pessoas possam apertar a terceira tecla mais popular com o polegar esquerdo não utilizado. 

Em outro experimento no seu estudo de digitação, Stafford concluiu que pessoas com o costume de digitar sem olhar para os dedos possuem mapas do teclado prontos no cérebro.

Essas pessoas conseguem notar erros antes deles aparecerem na tela, desacelerando suas digitações. Para o pesquisador, essa técnica tem forte relação com a usada pelo cérebro dos nossos ancestrais na hora de atirar as lanças.

Contudo, pesquisadores indicam que trocar a fonte, mudar a cor do fundo, ou imprimir e corrigir o texto a mão são boas dicas para deixar o texto com uma cara “que não é sua”, podendo ajudá-lo a encontrar os erros sem o olhar viciado.

Além dessas técnicas, nada se compara em fazer um curso de digitação para conseguir uma boa postura para os dedos, criando um mapa mental das teclas.

Deixe um comentário