Confira 5 livros de gestão para aprofundar os seus conhecimentos sobre a arte de influenciar pessoas e controlar conflitos

Livros de gestão para uma boa liderança

Os livros de gestão são essenciais para quem deseja liderar com mais eficiência. Por isso, confira as melhores indicações de títulos de autores renomados, além de vantagens da leitura e motivos para aplicar as estratégias na sua empresa e fazer dela um sucesso.

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Por que ler livros de gestão?

Os livros de gestão ensinam uma liderança baseada em compreender os hábitos comportamentais das pessoas à sua volta. 

Com a leitura, é possível aprender não só novas técnicas, mas também metodologias para pôr em prática com a sua equipe. Por isso, veja 3 vantagens de conhecer bons títulos sobre o assunto. 

Esteja sempre capacitado

Conhecer o seu próprio ramo é essencial para o sucesso de um negócio. Por isso, os livros ajudam na formação da educação, ao passo que esclarecem desafios e estimulam novas formas de pensar.

Saia na frente da concorrência

Ler livros de gestão é estar um passo à frente dos seus concorrentes empresariais. Além disso, no Brasil, 52% da população é composta por leitores, de acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Pró-Livro.

Com isso, apostar nos estudos pode ser um grande diferencial para uma empresa, a julgar pela vantagem que você possui ao ler um livro que a concorrência pode não ter lido. Por fim, também é uma forma de adquirir novas soft skills.


Ler pode ser um diferencial para a sua empresa, ainda mais os livros de gestão. Imagem de StockSnap no Pixabay. 

Fonte de conhecimento acessível

Os livros nunca foram tão acessíveis como atualmente. Além das bibliotecas, há a internet para realizar uma compra sem sair de casa ou ainda fazer a leitura de um livro digital.

Leituras online

Hoje em dia, já é possível ler uma obra por meio do computador ou celular. Afinal, com um clique, é possível acessar qualquer eBook, inclusive títulos físicos que não tem tradução aqui no Brasil.

Bibliotecas

As bibliotecas armazenam imensas quantidades de livros de diversos autores, temas e histórias. Ademais, possuem acesso gratuito e fornecem espaço para leitura das obras. Por isso, é o ambiente perfeito para estudos. 

Quais são os melhores livros de gestão?

Os melhores livros de gestão falam sobre os hábitos de comportamento dos seres humanos e como lidar da melhor forma com eles, a fim de criar equipes de sucesso. Por isso, confira 5 indicações de leitura para aprimorar a liderança.

1 – Rápido e devagar – Daniel Kahneman

O livro do vencedor do prêmio Nobel de Economia aborda o processo de tomada de decisão e demais ações mentais a partir de duas formas de pensar:

  • intuitiva, rápida e emocional;
  • lógica, lenta e racional.

A partir disso, então, o autor analisa a mente humana, traz reflexões e ensina estratégias para evitar erros na gestão de pessoas e da empresa como um todo.

Uma das observações feita por Daniel é o conceito de aversão à perda, que defende que uma pessoa se sente mais afetada quando perde do que quando ganha algo de valor semelhante.

Os dois sistemas são essenciais na vivência, mas é preciso entender qual o momento certo de usar cada um. Em um cenário de gestão, é importante ser cauteloso para tomar as decisões certas e não comprometer a equipe ou ainda o próprio negócio.

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2 – O gerente-minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson

Nesse título de 1982, os autores mostram três ferramentas de sucesso para utilizar no dia a dia da empresa, a fim de alcançar maior produtividade:

  • objetivos – minuto;
  • elogios – minuto;
  • repreensões – minuto.

Isso significa que, de acordo com eles, um minuto é tempo suficiente para um gestor analisar e avaliar a sua equipe, bem como criar metas e objetivos. Logo, um funcionário que não sabe qual caminho percorrer ou onde chegar nunca estará motivado.

A obra foi tão bem-sucedida que uma nova edição foi lançada, moldada às empresas modernas, pois após 40 anos, o mundo ficou ainda mais rápido e o ambiente de trabalho mais tenso.

Gerir equipes é saber lidar com pessoas, algo que se aborda em muitos livros de gestão. Imagem de Mohamed Hassan no Pixabay.

3 – Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

A obra de Dale Carnegie, de 1936, é um dos livros de gestão mais lidos e é visto como um clássico em gerir pessoas. Assim, Como fazer amigos e influenciar pessoas traz temas como:

  • técnicas para lidar com os outros;
  • como administrar uma equipe sem instaurar medo;
  • qual a postura de um líder;
  • importância do trabalho em equipe;
  • gestão baseada em focar no melhor dos funcionários, sem duras repreensões.

Com isso, o autor defende que o sucesso de um negócio está ligado diretamente a uma boa relação interpessoal, seja essa com colegas ou até mesmo clientes. Mesmo após 80 anos, de fato, a obra permanece atual e de fácil aplicação em qualquer área da vida.

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4 – O gestor eficaz – Peter Drucker

Neste título, o renomado autor revela 5 hábitos que tornam um gestor eficaz e lembra a importância de sempre buscar o aperfeiçoamento. 

A partir disso, de acordo com Peter, o gerente ideal é aquele que gerencia bem o seu próprio tempo e assim, consegue definir prioridades, bem como tomar decisões com precisão.

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5 – Empresas feitas para vencer – Jim Collins

O livro de Jim Collins apresenta os resultados de uma pesquisa que durou 5 anos sobre negócios que se tornaram bem-sucedidos após períodos ruins.

Este título explora as diferenças entre as empresas que crescem rumo ao sucesso, enquanto outras são fadadas ao declínio. Assim, o livro é dividido em três partes:

  • pessoas disciplinadas;
  • pensamentos disciplinados;
  • ações disciplinadas.

O autor defende sobre ter as pessoas certas na empresa, a fim de focar no seu crescimento e na autonomia no trabalho. Ademais, a obra foca em expor estratégias e desafios para fazer um negócio crescer, com base na capacitação da equipe e dos gestores.

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Quais as vantagens dos livros de gestão?

Os livros de gestão, em sua maioria, têm linguagens de fácil entendimento e aplicação, o que torna o aprimoramento do profissional mais tangível. Ademais, as técnicas ensinadas podem ser aplicadas não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal.

Onde comprar livros de gestão?

A compra de livros de gestão em formato impresso pode ser feita tanto online quanto em lojas físicas, como livrarias. Já os eBooks, por outro lado, são encontrados na internet e por um preço mais acessível.O importante é aprender e manter a busca por conhecimento. Assim, não só os colaboradores se beneficiam com uma gestão assertiva e foco no trabalho, mas também a empresa, por promover uma melhor qualidade do ambiente corporativo.

Imagem de StockSnap por Pixabay