Informações para incluir (ou não) em seu currículo

Saiba que você deve incluir (ou não) no seu currículo

Se você já está há algum tempo no mercado de trabalho, ou mesmo que esteja entrando agora, já deve ter ficado em dúvida sobre o que colocar, ou não, no seu currículo.

E a preocupação é válida, pois, afinal, é uma nova oportunidade no mercado que está em jogo. 

É importante saber que não existe uma única estrutura válida para o currículo, mas sim informações e detalhes que são importantes e que fazem toda a diferença para o recrutador na hora da avaliação.

E para te ajudar a destacar o seu currículo entre os concorrentes, separamos aqui algumas dicas do que você deve (ou não) colocar no documento.

Confira!

currículo , elaboração de currículo, modelo de curriculo, primeiro emprego,

Nome e informações de contato

Incluir as informações básicas de contato no currículo pode parecer óbvio, mas muitos candidatos esquecem de colocar, ou ainda não revisam os campos e acabam incluindo informações erradas ou incompletas.

Essa é uma das partes mais importantes do currículo, pois é a partir das informações que estão ali que a empresa fará o contato com você.

Por isso, inclua seu nome completo, número de telefone, e-mail etc.

É muito comum encontrar currículos que tenham endereço residencial do candidato, mas essa informação é opcional. Há também quem coloque o estado civil no junto a essas informações, contudo, isso não é necessário. 

Objetivos

Ter essa seção em seu currículo ajudará os recrutadores a saberem quais são seus objetivos a médio ou longo prazo, além de ajudar na sua apresentação na entrevista

Se você saiu da universidade recentemente e ainda não tem muita experiência profissional, você pode incluir em uma linha o seu objetivo de carreira. 

Caso você já tenha uma boa experiência no mercado de trabalho, pode escrever em duas ou três linhas sobre sua carreira e qual o próximo passo que deseja.

Histórico de empregos

O seu histórico de empregos é algo que também não pode ficar de fora do seu currículo. Essa é uma das informações que o recrutador vai querer saber de você, como em quais empresas já trabalhou, por quanto tempo e que função desempenhava.

Para isso, você deve estruturá-lo de forma cronológica, ou seja, o mais recente por primeiro, listando o nome das empresas, datas de início e término e cargos exercidos.

Outro ponto importante para colocar na parte de histórico de empregos do seu currículo é incluir um breve resumo das atividades que você realizava na empresa, complementando o cargo que você já mencionou no tópico. 

Formação

Não esqueça de incluir no seu currículo as suas formações, área de estudo, instituições em que estudou e data de formação. 

Você também pode aproveitar esse tópico para incluir algumas outras certificações que tenha realizado na área e que você acredite ser relevante para a vaga que está buscando.

Caso você tenha formação ou certificado em uma área em que não atua mais ou que não esteja relacionado ao que você procura no momento, não inclua no seu currículo.

Trabalho voluntário e atividades extracurriculares 

Esse tópico não é necessário, mas caso você já tenha realizado algo dentro dessa questão, é válido incluir em seu currículo.

O trabalho voluntário pode ser de grande valor para um candidato que está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, principalmente para estudantes ou profissionais com pouca experiência no mercado.

Caso a sua experiência com o trabalho voluntário tenha sido relevante e extensa, você deve incluir então no tópico de histórico de empregos. 

Referências

Algumas empresas exigem referências de pessoas que você conhece profissionalmente como meio de atestar suas habilidades e aptidões. Assim, você pode incluir detalhes desses contatos ou então de empresas em que já trabalhou.

Foto Business photo created by aleksandarlittlewolf