Saiba como responder as perguntas em entrevista de emprego

Saiba como responder as perguntas em entrevista de emprego

Algumas perguntas em entrevista de emprego são bem comuns. Por exemplo, sobre sua experiência na área e também porque aquela empresa deve te contratar. Seja como for, é importante estar preparado para tudo, a fim de impressionar. 

Improvisar pode ser arriscado, além disso, treinar antes é uma maneira de controlar o nervosismo no processo seletivo. Então, conheça os questionamentos que você pode enfrentar ao ficar de frente com um recrutador. Confira!

Como responder as perguntas em entrevista de emprego

As organizações estão investindo cada vez mais em saber sobre a postura e as atitudes dos candidatos. Principalmente, em relação aos trabalhos anteriores. 

Com isso, as habilidades e competências do profissional tem ficado em segundo plano. Assim, o que mais conta é a forma como o indivíduo responde com clareza e objetividade as perguntas realizadas.

Os candidatos chegam até a fase da entrevista de acordo com seu currículo, a parte técnica. Mas depois, o fato de conseguir a vaga ou não, vai depender mais do comportamento do mesmo.

Existem perguntas em entrevista de emprego e respostas diversas. Portanto, é essencial se preparar tanto para as mais fáceis quanto para as mais difíceis. 

Fazer questionamentos ao entrevistador também é importante. Enfim, acompanhe aqui as mais comuns e a melhor forma de respondê-las. 

Como se portar em uma entrevista de emprego

O candidato acaba não prestando atenção à própria postura nesse momento pela ansiedade e nervosismo. No entanto, ele deve ficar atento aos gestos e como isso pode ser interpretado.

A dica é separar algum tempo para você treinar um pouco. Com o intuito de observar sua comunicação não-verbal durante as perguntas em entrevista de emprego. Dessa forma, veja a seguir algumas pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença:

  • Faça contato visual ao se apresentar, para passar mais credibilidade;
  • Não encolha os ombros e nem cruze seus braços, fique com a coluna reta.

Certos erros de postura são bastante comuns e muitas vezes, o profissional nem nota. Confira o que deve ser evitado logo abaixo:

  • Invadir o espaço pessoal do recrutador;
  • Fazer contato visual em excesso, é preciso saber equilibrar;
  • Mexer as mãos ou os pés o tempo todo;
  • Gesticular demais.

Principais perguntas em uma entrevista de emprego

A seguir, você vai conhecer os tópicos mais relevantes de uma entrevista. Além disso, vai saber a melhor resposta para cada um.  

É fundamental não chegar com uma fala decorada. Mas sim, se preparar com cuidado. A fim de não ser pego de surpresa e ficar sem ter o que dizer.

O que você sabe sobre a empresa

Acima de qualquer coisa, você precisa conhecer a organização. Afinal, se quer estar ali, é obrigatório saber sobre o lugar, sua história e valores. Inclusive, não mencione nada negativo sobre ela.

Essa é uma das perguntas em entrevista de emprego que indicam o quão interessado o candidato está na vaga. Já que requer uma pesquisa e estudo sobre a empresa.

Vale destacar que não é apenas decorar a parte “sobre nós” do site da organização. Mas sim se aprofundar um pouco mais, para mostrar que você está alinhado com eles.

Como descobriu a vaga

Essa é mais uma oportunidade de atrair a atenção do entrevistador. Então, se você soube por meio de um amigo, cite o nome dele. Em seguida, conte como ficou interessado e animado com a perspectiva de trabalhar ali.

Caso tenha visto a vaga em sites de emprego, fale porque o anúncio chamou sua atenção. Seja como for, esse é o seu momento de mostrar disposição em fazer parte da equipe.

Perguntas em entrevista de emprego: experiência na área

A forma ideal de responder a isso é usando uma técnica chamada STAR. Dessa maneira, você organiza o que quer dizer com experiências reais. A fim de mostrar toda a sua competência no ramo. Logo, essa abreviação significa:

  • Situação;
  • Tarefa;
  • Ação;
  • Resultado.

Você vai precisar resumir o primeiro e o segundo itens (situação e tarefa). Por exemplo, fale sobre seu último emprego, onde você era analista e gerenciava todo o faturamento da empresa. Em seguida, descreva como você fez (ação) e os resultados alcançados. 

Quais os seus últimos trabalhos

Relate sobre suas ocupações anteriores que tenham mais a ver com a vaga que você quer agora. 

Ao responder essas perguntas em entrevista de emprego, mencione cursos que tem feito para se capacitar ainda mais. Assim, ao falar de seus empregos passados, não demonstre raiva ou decepção. 

Um dos pontos fortes que os entrevistadores admiram nos candidatos é a superação. Por isso, seja grato por todas as experiências passadas. Mas saiba seguir em frente, olhando para o futuro com otimismo.

Por que a empresa deve lhe contratar

Mostre-se apaixonado pelo trabalho. Essa é a hora de fazê-los enxergar que você é o profissional que estão buscando. Ou seja, deixe claro que com sua experiência e garra, bons resultados estarão garantidos com você no cargo.

Quais os seus pontos fortes e fracos é uma das perguntas em entrevista de emprego

Escolha suas qualidades que sejam mais interessantes para a ocupação. Por exemplo, descreva como você é bom em construir relações. Ou que tem facilidade para se comunicar.

Feito isso, conte uma situação em que esse seu ponto forte fez diferença no ambiente profissional. O que o recrutador deseja com essa pergunta é observar sua autoavaliação e sua honestidade.

Nos defeitos, fale sobre habilidades que você precisa melhorar. Aliás, deixe claro que está correndo atrás desse objetivo. Um exemplo, diga que você tem dificuldade em falar em público. Mas está fazendo cursos para se aprimorar e superar suas inseguranças.

Perguntas em entrevista de emprego: como você resolveria um conflito/problema

Essa é uma das mais básicas, logo, fale sobre situações reais vivenciadas. Com o intuito de mostrar como possui competência para lidar com os desafios.

A sua pretensão salarial

O melhor é afirmar que não pensou nisso. Já que seu maior interesse está em conseguir a vaga. Aliás, devolva a pergunta questionando sobre o valor de salário ou sua pretensão salarial que estão considerando.

Caso o entrevistador pressione por uma resposta, dê uma média baseada em quanto os profissionais da sua área ganham. Ou ainda, responda de acordo com a sua remuneração no cargo anterior.

Por que saiu do último trabalho é uma das perguntas em entrevista de emprego

Essa é uma das mais perigosas. Então, seja qual for o motivo, explique de um jeito calmo.

Deixe de fora qualquer conflito ou problema com colegas e chefes. Enfim, dê a entender que você está em busca de oportunidades melhores.

Por que devemos contratá-lo

Uma das questões mais importantes e que tem um papel definitivo na sua carreira. Portanto, não fale apenas dos seus pontos fortes. Mas também sobre suas expectativas de crescer naquela empresa, com esforço e dedicação.

Reflita porque você quer tanto fazer parte daquela equipe. Por fim, destaque suas competências e habilidades que seriam favoráveis para a organização.

Onde você quer estar daqui 5 anos é uma das perguntas em entrevista de emprego

Quando você ouve isso de um entrevistador, entenda que ele quer saber uma dessas coisas:

  • Suas reais expectativas para sua vida profissional;
  • O tamanho da sua ambição, ou mesmo se possui alguma;
  • Se o cargo oferecido está de acordo com sua meta de crescimento.

Pense na vaga em questão e todas as possibilidades que ela oferece. Porém, se não tem muito em comum com seus objetivos, diga que não está certo sobre seu futuro. Mas com essa oportunidade de emprego, terá a chance de descobrir.

Como você lida com a pressão

Mostre que você sabe enfrentar situações estressantes de forma calma e objetiva. Inclusive, é uma boa ideia compartilhar algo pelo qual já tenha passado. 

O que antigos chefes e colegas diriam sobre você

Ter boas referências é um diferencial e tanto, seja de colegas ou de ex- supervisores. Por outro lado, mencione qualidades suas que eram elogiadas por essas pessoas. Por exemplo: “João dizia que sou o profissional mais prestativo com quem já trabalhou”.

Perguntas em entrevista de emprego: você tem alguma?

Isso é comum quando a entrevista chega ao fim. Dessa maneira, questione sobre projetos da empresa, o que eles querem conquistar no futuro. 

Também é o momento de tirar suas dúvidas. No entanto, o principal foco deve ser sobre o crescimento da organização.

Agora que você já conhece as principais perguntas, estude e treine bem as respostas. Pois, esse é o momento de se destacar pelo que você é, não apenas pelo currículo. Afinal, o emprego dos sonhos requer o máximo de esforço e dedicação.

Foto: Negócio foto criado por yanalya