Entrevista online: recomendações para um processo seletivo de sucesso

Entrevista online: recomendações para um processo seletivo de sucesso

O ano de 2020, sem dúvidas, foi o que mais evidenciou a tecnologia nas nossas vidas. Como resultado de medidas restritivas de quarentena, muitas empresas e funcionários em potencial estão recorrendo às plataformas de videoconferência para realizar as entrevistas de emprego.

Pelo lado positivo, não é mais preciso se deslocar até a sede da empresa para realizar o processo. Mas por outro lado, confusões técnicas comuns e a falta de comunicação presencial  podem tornar o processo online complicado. 

Pensando em tornar esse processo menos doloroso para você que vai participar de uma entrevista online e também para conseguir ter a melhor das experiências, separamos algumas dicas importantes.

Acompanhe!

Certifique-se de ter uma boa conexão de internet

A conexão com a internet é um dos principais detalhes que você deve prestar atenção antes de realizar uma entrevista online. Isso porque uma conexão ruim pode prejudicar a sua oportunidade de conseguir um novo emprego devido a problemas que ela pode causar ao seu áudio e ao seu vídeo.

Se você tem dúvidas sobre o desempenho de sua conexão, existem alguns sites em que você pode testar a sua velocidade e garantir que não terá nenhum problema na entrevista online.

Uma outra dica também para não sofrer com os problemas de conexão, principalmente no home-office, é deixar o mínimo de programas e janelas abertas em seu computador, pois isso pode deixar o seu dispositivo lento ou ainda monopolizar os dados antes do início da entrevista.

Estude a ferramenta antecipadamente 

Com a popularidade da entrevista online, o mercado agora tem diferentes ferramentas de videoconferência à disposição, cada uma específica e com suas particularidades para atender uma determinada necessidade.

E por isso, antes da sua entrevista online, você deve baixar o aplicativo e aprender a usar para evitar qualquer perrengue durante o seu processo seletivo.

Além disso, ao baixar o software antecipadamente você já pode adiantar a configuração do seu perfil profissional com as suas principais informações para facilitar a identificação por parte do recrutador. 

Posicione bem a sua câmera

Sem dúvidas, você fará a sua entrevista online com a webcam ligada, mas para garantir uma melhor experiência com o dispositivo, existem algumas dicas que podem te ajudar. 

Posicione a sua câmera de uma forma que você consiga olhar levemente para cima e centralizado na tela. Mesmo que o recrutador veja apenas a sua metade superior, é importante estar vestido adequadamente de corpo inteiro, para caso você precise levantar por algum motivo. 

Uma outra dica é sempre estar com os seus olhos direcionados para a webcam. Isso vai ajudar o entrevistador a encontrar os seus olhos na tela, ajudando na concentração de ambos e causando uma impressão melhor. 

Iluminação e cenário adequados

A iluminação é muito importante para que você não fique invisível durante a entrevista online. Escolha um cômodo da sua casa que tenha uma janela com boa iluminação e que você possa posicionar uma mesa.

Certifique também se o cenário está favorável a um momento profissional. Por exemplo, ligue a sua câmera antes da reunião e veja o que é possível enxergar atrás de você. Uma recomendação também é se posicionar atrás de uma parede branca. Além de não se preocupar com nada aparecendo, isso ajuda na iluminação.

Outra dica importante é realizar a entrevista online dentro de um cômodo em que você possa fechar a porta, evitando que pessoas entrem na sala no momento, podendo te distrair durante o processo seletivo.

Pratique suas respostas e sua presença

Antes da sua entrevista online, faça algumas anotações sobre você, seu currículo, seus objetivos profissionais etc. Praticar algumas falas vão te ajudar a não sofrer aquele branco ao conversar com o entrevistador.

Ao participar de um processo seletivo online, fica muito mais difícil demonstrar presença, ressaltar a nossa personalidade, e isso dificulta para que o recrutador consiga fazer uma linguagem corporal, muito considerada nos processos de seleção.

Por isso, procure gesticular com as mãos demonstrando tranquilidade e naturalidade ao responder as perguntas feitas pelo entrevistador, sem permanecer a entrevista toda em uma mesma posição.

Opte pelo desktop e não pelo smartphone

O smartphone tem facilitado e muito as nossas vidas. Hoje, praticamente é impossível não conseguir fazer algo pelo celular que, geralmente, fazemos pelo desktop, como abrir e-mail, visualizar agenda de compromisso, e também participar de reuniões.

Mas para entrevistas online, evite usar o seu smartphone, pois a conexão via wi-fi ou dados móveis pode não atender as necessidades de uma chamada de vídeo. 

Além disso, com o smartphone você terá dificuldades em encontrar um ângulo adequado para realizar a sua entrevista online, pois geralmente precisará equilibrá-lo em alguma posição e ele pode cair enquanto você fala com o recrutador.

Foto: House photo created by karlyukav