História do Home-office

História do Home-offce e Teletrabalho

A Evolução do Home-Office impressionou até mesmo quem já estava preparado para essa realidade. Em um piscar de olhos, grande parte das empresas migraram os colaboradores para o sistema remoto devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. 

Porém, a maioria das pessoas ainda têm dúvidas sobre os conceitos e as boas práticas do teletrabalho. 

Pensando nisso, desenvolvemos um guia explicando o seu conceito, detalhes sobre a sua história, como montar um ambiente agradável em casa e o que fazer para melhorar a sua imagem profissional nesse novo formato de trabalho. 

Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

O que é o Home-Office? 

O Home-office, traduzido em português, significa escritório em casa. Ele é o espaço em que colaboradores de uma empresa ou profissionais autônomos utilizam para desenvolver as suas tarefas diárias. 

Em um passado não muito distante, ele era usado com mais frequência por profissionais freelancers, autônomos ou empresas que já adotavam esse formato de trabalho. 

Para algumas pessoas, a oportunidade de trabalhar em casa era positiva porque aproxima o contato com a família, fugia do estresse causado pelo trânsito na cidade e trazia mais qualidade de vida. 

No entanto, nem todos funcionários aprovaram esse tipo de trabalho. Os gestores tinham dificuldade de gerenciar os colaboradores e marcar reuniões importantes para a empresa. 

A pandemia causada pelo novo coronavírus no ano de 2020 impulsionou o trabalho em casa numa velocidade muito alta. A necessidade do isolamento fez com que gestores e funcionários adaptassem a esse modelo de uma vez por todas. 

Apesar de toda a dificuldade, os números comprovam que o saldo foi positivo, segundo estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA)

Infográfico do Home-Office no Brasil – Digitow

Como surgiu o Home-Office? 

Foi nos Estados Unidos que o trabalho remoto apareceu pela primeira vez, em 1857. 

Naquele período, as tarefas eram desenvolvidas com o apoio de um telégrafo, sistema utilizado para transmissão e recepção de mensagens. Nessa atividade, o operador não tinha necessidade de estar presente no local para executar as demandas. O mais importante era construir uma infraestrutura para compartilhar as mensagens. 

Já o termo teletrabalho ganhou força somente na década de 1970 quando a crise do petróleo atingiu várias partes do mundo. Os custos com deslocamento prejudicavam as finanças da empresa. Então, trabalhar em casa virou uma solução mais econômica. 

Em nosso país, o trabalho à distância foi implementado oficialmente somente em 1997, em um Seminário Home Office/Telecommuting – Perspectivas de Negócios e de Trabalho para o Terceiro Milênio.

O teletrabalho foi reconhecido na Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil em 2017, com a Lei 13.467. 

Como ter um ambiente agradavél? 

Trabalhar em casa não é sinônimo de relaxamento. Claro, temos diversos benefícios. No entanto, é necessário ter cuidado com diversos fatores para construir um ambiente agradável de trabalho. 

  • Iluminação: um local mal iluminado pode prejudicar o seu bem-estar e a produtividade. Dê preferência para iluminação natural e cores fracas, como azul e verde.
  • Cadeira: uma cadeira de qualidade ajusta a sua postura, impedindo dores nas costas e falta de motivação para trabalhar;
  • Mesa: escolha mesas espaçosas para alocar não só o seu computador, mas também porta-canetas, blocos e outros itens que fazem parte da sua rotina; 
  • Teclado ergonômico: impede lesões e ajusta na postura dos punhos; 
  • Suporte para notebook: mantém o computador na altura dos olhos. Ele protege o pescoço e a coluna de possíveis dores; 
  • Apoio para os pés: importante para evitar dores após passar várias horas sentado; 
  • Móvel estratégico: indicado para guardar o material de trabalho. 

Em um primeiro momento, pode parecer muitos itens. Mas o custo-benefício vale a pena. Afinal, eles melhoram a sua qualidade de vida, produtividade, foco e concentração. 

Quais são as boas práticas do Home-Office? 

Agora que você já sabe o que é Home-Office, como surgiu e como deixar o seu espaço agradável, vamos conhecer algumas dicas para ter sucesso no trabalho em casa. 

Crie uma rotina 

A definição de uma rotina é muito importante para cumprir prazos, entender melhor as suas dificuldades, separar períodos para descanso e evitar a famosa procrastinação. 

Alguns aplicativos ajudam a organizar as suas tarefas com mais qualidade. Dentre os mais comuns, encontra-se: Google Keep, Evernote, Trello e Google Agenda. 

Tenha disciplina 

Não adianta nada criar um belo cronograma se você não tem disciplina para cumprir os prazos. O Home-Office tem vários luxos, como um cochilo na hora do almoço ou a possibilidade de assistir ao capítulo da sua série em momentos mais tranquilos. 

No entanto, essas tarefas não podem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho. Caso contrário, terá problemas no futuro com o gestor, clientes e o restante da equipe. 

Além da disciplina, você deve aperfeiçoar outros tipos de Soft skills. Elas são definidas como as habilidades do futuro e são cada vez mais valorizadas pelo mundo corporativo, principalmente no trabalho em home-office. As mais conhecidas são: comunicação eficaz, escrita, empatia, colaboração, organização ou planejamento, flexibilidade, resiliência e trabalhar sob pressão.

A lista ainda contém: capacidade de resolver problemas, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, liderança, visão geral do negócio, negociação e ética. Você pode buscar conhecimento sobre essas habilidades por meio de cursos online, livros e até filmes. 

Converse com os seus familiares 

Antes de iniciar o seu expediente, é importante conversar com os familiares para evitar interrupções desnecessárias. Um recado na porta também pode ajudá-lo a manter a concentração. 

Busque ser um profissional com boa performance 

Aumentar a produtividade na área de tecnologia ou em qualquer setor é um dos principais desafios dos profissionais que trabalham no home-office. Para facilitar a rotina, existem algumas técnicas que ajudam a otimizar o processo. 

A primeira orientação é reduzir a quantidade de distrações. Você deve manter o foco e a concentração. Por isso, esqueça o celular e os aplicativos que atrapalham tanto a nossa rotina. Separe um horário da sua agenda para responder mensagens e se divertir com outros tipos de entretenimento. 

Outra dica interessante é aprender como melhorar a digitação. O simples ato de caçar a posição das teclas pode prejudicar a nossa performance e até causar dores nos dedos. Na internet, você pode encontrar vários cursos que ajudam nesse processo. 

Caso você não saiba se digita bem, é possível fazer um teste de digitação que ajuda a melhorar e entender a sua relação com os teclados. Ele é essencial para qualquer profissional. A principal proposta é calcular a performance de uma pessoa enquanto ela digita um texto ou outro documento no computador. Aqui, são avaliados critérios, como: grafia correta das palavras e o tempo gasto para concluir o desafio. 

Muita gente não sabe, mas a digitação pode influenciar em nossa produtividade. Quando utilizamos os dedos corretamente, temos ainda mais foco, precisão e correção dos erros com mais facilidades. 

Um dos problemas dos profissionais modernos é trabalhar com várias abas abertas.  Ao executar diversas atividades ao mesmo tempo, você acaba aumentando a sua ansiedade e o estresse. Para evitar esse tipo de problema, experimente utilizar uma segunda tela. Ela e ideal para otimizar a sua performance, tanto em eficiência como em produtividade. 

Reserve um horário para estudo 

A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou a transformação digital em diversas profissões. Novos conhecimentos e técnicas estão surgindo a todo o momento. Para garantir um diferencial competitivo no mercado, você deve otimizar o seu conhecimento.  

Se você está com o orçamento apertado, não se preocupe. É possível encontrar cursos online gratuitos com certificado. No mercado, temos alternativas, como: Excel, Digitação, Word, Power Point, Manutenção de Computadores e Programação. Esses cursos são essenciais para ajudá-lo em uma recolocação no mercado. 

Evite o estresse no trabalho 

Um dos maiores desafios dos profissionais que trabalham com home-office é aprender como evitar o estresse no trabalho. Diversos estudos já comprovaram o quanto os exercícios físicos ajudam na rotina da empresa. Você não precisa ir à academia para se exercitar. É possível mexer o corpo com outras atividades, como: spinning; step; jump; crossfit e treinos de corrida. 

Escolha a atividade que mais combina com o seu perfil e levante da cadeira imediatamente. O mais importante é não ficar parado. 

Você também pode utilizar outras estratégias, como: cuidar da alimentação, ter um momento de lazer, não se cobrar demais e utilizar a tecnologia para organização da agenda e tarefas.

Mantenha a postura nas reuniões 

As reuniões em casa devem seguir da mesma forma que na empresa, ou seja, com bastante responsabilidade. 

  • Verifique a câmera e o microfone;
  • Mantenha a pontualidade;
  • Evite interrupções durante a fala do mediador;
  • Desligue o celular;
  • Prepara-se com dados e planos de ações relevantes. 

Um profissional deve estar preparado para manter uma rotina na empresa ou em casa. É importante se adaptar a diversos cenários para garantir um diferencial competitivo na carreira. 

Evite os erros dos profissionais em home-office

Alguns tipos de comportamento acabam influenciando os profissionais que trabalham em casa. Para não fazer parte desse grupo, evite trabalhar de pijama, ignore a cama durante o expediente, busque manter uma comunicação ativa com gestores e colegas de trabalho, respeite a sua rotina e saiba a hora de parar. 

A evolução do home-office é cada vez mais evidente em nossa sociedade. Muitas empresas, inclusive, já abandonaram o seu escritório e se tornaram remotas para sempre. Então, quanto mais você se adaptar para essa realidade, melhor. 

Após descobrir os principais detalhes sobre a evolução do Home-Office, assine a nossa newsletter e conheça as melhores dicas para melhorar a sua produtividade e desempenho profissional. 

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