stress no trabalho

Como ser mais calmo e tranquilo evitando stress no trabalho

Sabemos que os últimos meses não foram fáceis, não é mesmo? E um relatório divulgado pelo Fishbowl mostra que os colaboradores estão esgotados, segundo 68,7% dos usuários entrevistados. 

A pesquisa ainda destaca que 55% das pessoas trabalham mais horas por semana em casa se for comparado com a rotina do escritório. 

A distância dos colegas de trabalho também foi observada pelo relatório. Até o momento 31% dos colaboradores sentem menos sinergia com os colegas de trabalho. 

Se você chegou até este artigo, está enfrentando a mesma situação ou quer evitar esse cenário.

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como ser mais calmo e tranquilo no trabalho evitando estresse.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Faça exercícios físicos 

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância dos exercícios físicos. Eles ajudam a eliminar tensões musculares que muitas vezes prejudicam a locomoção do indivíduo. 

Além de deixar a rotina mais leve, você consegue criar um hábito saudável que serve como relaxamento e autocuidado. 

Ao contrário do que todo mundo imagina, não é necessário enfrentar várias horas na academia para tirar o estresse. Existem outras atividades que você pode incluir no dia a dia. 

  • Spinning;
  • Step;
  • Jump;
  • Crossfit;
  • Treinos de corrida;
  • Ballet fitness;
  • Zumba;
  • Circuito funcional;
  • Muay Thai;
  • Boxe;
  • Judô;
  • Pilates;
  • Yoga;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Hidro jump.

Escolha a atividade que mais combina com o seu perfil, consulte seu médico e não perca o foco. 

Cuide da sua alimentação 

Manter uma alimentação adequada é fundamental para repor as energias e melhorar a sua performance durante a rotina. Os alimentos ricos em nutrientes e vitaminas são os mais indicados para qualquer profissional.

  • Açafrão da Terra (cúrcuma);
  • Brócolis;
  • Salmão;
  • Semente de Abóbora;
  • Ovo Inteiro (com a gema);
  • Coco seco;
  • Chocolate 70% cacau;
  • Abacate; 
  • Iogurte Natural;
  • Aveia. 

Antes de mudar o seu cardápio, marque uma consulta com uma nutricionista. Ela é a profissional mais indicada para auxiliá-lo na mudança de cardápio. 

Tenha um momento de lazer 

O trabalho não pode ser a única tarefa da sua rotina. É fundamental reservar um espaço em sua agenda para lazer e relaxamento. Eles ajudam a trazer mais equilíbrio para o corpo e a mente. 

Aqui, vale jogar futebol com os amigos, assistir a sua série preferida, conversar com colegas ao telefone, ler um livro, ouvir uma música, jogar videogame e fazer atividade física. Este momento é seu. Portanto, escolha algo que lhe dê prazer. 

Alguns livros são essenciais para relaxar o corpo e mente. Dentre os mais comuns, encontram-se: Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente; Na natureza selvagem; Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros e Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento. 

Não se cobre demais

O excesso de cobrança é um dos principais motivos pelos quais as pessoas sofrem com a Síndrome de Burnout. Você precisa entender que não é um super-herói. A busca pela perfeição e a vontade de resolver todos os problemas podem atrapalhar bastante a sua rotina. 

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

A melhor saída é não procurar erros, mas sim entender que eles são normais, seja para as pessoas iniciantes ou para aqueles profissionais que já têm vários anos no mercado. 

Nunca é demais lembrar que o erro não pode ser tratado com desleixo. Você deve aprender com eles e superar todos os obstáculos. 

Use a tecnologia ao seu favor 

Outra dica interessante é ajustar os seus dias e as tarefas no trabalho. A organização pode ser uma ótima saída para deixar tudo em ordem e evitar o estresse. 

Existem alguns aplicativos que podem ajudá-lo nessa tarefa. Os mais conhecidos são:

  • Wunderlist
  • Todoist
  • Organizze
  • Evernote
  • Trello
  • entre outros. 

Após descobrir como ser mais calmo e tranquilo no trabalho, conheça quais são os melhores cursos de marketing digital para iniciantes. Investir em conhecimento também pode ser uma ótima forma de garantir equilíbrio na rotina profissional.

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