como praticar digitação e digitar melhor

Como praticar a digitação para digitar melhor e mais rápido

Aprender como praticar a digitação é essencial para aumentar a sua produtividade, evitar problemas de saúde e conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, usar apenas os indicadores não é o jeito correto de escrever um documento, um texto ou outro tipo de conteúdo. 

Neste artigo, vamos ensiná-lo como digitar de um jeito prático e eficiente.

Então, não perca mais tempo, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Vamos lá? 

Saiba mais: Conheça a plataforma de digitação Digitow!

Primeiros passos 

O primeiro passo para praticar digitação corretamente é construir um ambiente agradável em sua casa. Na prática, isso quer dizer que você ter uma cadeira que ajuda a manter uma boa postura, uma mesa limpa e um espaço sem distrações. 

Outra dica interessante é dar preferência para os teclados que seguem os padrões brasileiros, pois a distribuição das teclas norte-americanas é diferente, dificultando o processo de aprendizagem. 

Após as primeiras etapas, chegou a hora de praticar. Para avaliar o desenvolvimento da sua performance, recomendamos utilizar os testes de velocidade, como do Fábio G. Trata-se de uma alternativa gratuita que exibe seu desempenho ao longo do tempo e calcula seus TPM (Toques por Minuto) e WPM ou PPM (Palavras por Minuto).

Nessa ferramenta, você pode sugerir textos para testes. Dessa forma, consegue ampliar o conhecimento de um jeito prático e eficiente. 

Para completar, a ferramenta tem um ranking de digitação que apresenta o resultado de todos os alunos. É um recurso interessante que pode servir como motivação para os treinos diários. 

Treinamentos 

Digitar corretamente não é um hábito que as pessoas conseguem da noite para o dia. O mais indicado é treinar diariamente entre 10 a 20 minutos. Quando o aluno segue esse cronograma à risca, é possível sentir a diferença entre um a três meses.  Isso também é uma dica para quem precisa de teste de digitação em concurso públicos. Comece cedo ou ficará para trás.

Para aproveitar o treinamento da melhor forma, recomendamos reservar um período do dia para treinar as letras e as teclas com mais dificuldades. O curso que mencionamos no tópico anterior permite construir treinos personalizados de acordo com os seus objetivos. 

Cuidados especiais com o teclado 

Os exercícios de digitação devem ser feitos de forma leve. Evite deixar as mãos sobre o teclado. Elas devem estar posicionadas suavemente sobre as teclas. Se você optar pela primeira posição pode ter sérios problemas com as articulações, provocando enfermidades como tendinite. 

Postura correta no computador para digitar corretamente.
Postura correta no Computador

Um bom aluno é aquele que também se preocupa com a posição dos dedos. Posicione os indicadores nas teclas F e J respectivamente. Enquanto os outros dedos devem permanecer na mesma fileira destas letras.  

Aqui, vale um alerta importante: antes de começar a digitar um documento, um texto ou qualquer outro material, coloque os seus dedos como foi orientado acima. Se fizer uma pausa durante a tarefa, volte para a posição inicial. 

Cada dedo é responsável por um grupo de teclas. Com o polegar esquerdo, você deve apertar a barra de espaço. Já com o mindinho direito, você deve apertar a tecla “enter”. 

Invista em teclados de qualidade

Se você não está conseguindo ter uma boa performance com a digitação, provavelmente, o desempenho está sendo afetado por causa da qualidade do seu teclado. 

O teclado gamer é uma das melhores alternativas do mercado. Ele traz diversas vantagens para os profissionais. Dentre as mais comuns, encontram-se: as teclas absorvem mais o impacto da digitação, o teclado é mais suave para digitar e a digitação é mais rápida se for comparado com alguns modelos disponíveis no mercado.

Memorização das teclas 

Sem dúvidas, a memorização das teclas é um dos maiores desafios dos alunos. Para superar essa etapa, diga às letras e os numerais sempre em voz alta quando for digitá-las. É uma técnica interessante para não só digitar, mas também gravar as teclas. 

Digitação com todos os dedos

Uma das dúvidas mais comuns entre os alunos é descobrir como digitar com todos os dedos corretamente. Para ter sucesso durante essa etapa, você deve treinar um tipo de postura que é considerado mais adequado por especialistas da área. 

As letras F e J, por exemplo, são o ponto de partida. Nelas, você deve colocar os dedos indicadores. Já os polegares, devem ser colocados sobre a barra de espaço. O dedinho cobre as teclas Q,A e Z. Para as teclas W,S e X, utilize o dedo anelar. Use o dedo médio para digitar as teclas E,D e C. Por fim, o indicador é direcionado para as teclas  R, F, V, T, G e B.

Ter esse conhecimento é fundamental para garantir sucesso nas provas de escrivão de concursos que exigem essa habilidade. Em um primeiro momento, pode ser complicado posicionar os dedos nas teclas. Aos poucos, perceberá que o processo é mais simples do que parece. 

Métricas de digitação

Monitorar as métricas de digitação é uma das tarefas mais importantes quando começamos a conhecer melhor as técnicas dessa área. Isso porque elas ajudam a entender onde estamos com bons resultados e quais são os pontos que devem ser ajustados. 

Um bom aluno é aquele que acompanha as seguintes métricas: Toques por minuto (TPM); Palavras Por Minuto (PPM/WPM); Palavras Erradas (PE / WK – Wrong Keyword); Toques Errados (TE / WT – Wrong Type), entre outras. Conheça as características de cada uma e comece a medir a sua performance com mais assertividade. 

Jogos de digitação

Os jogos de digitação são ótimos recursos para aprender brincando. Esse tipo de técnica deixa o aprendizado mais divertido e prático. Além disso, os alunos conseguem absorver o conteúdo e memorizar as teclas com mais facilidade. Na internet, você pode encontrar diversos jogos. Vale a pena reservar um período do seu dia para conhecer como eles funcionam. 

Além dos jogos de digitação, você também pode aprimorar as suas habilidades com diversos sites na internet. Eles contém vários recursos interessantes para que o profissional aprenda como aliar agilidade e eficiência. 

Se você não sabe qual é a melhor plataforma de digitação, acesse os sites mais conhecidos do mercado e analise as características de cada um. O lado positivo é que essas alternativas costumam liberar acesso gratuito por alguns dias para que o aluno conheça todas as funcionalidades. 

Curso de digitação

Um curso de digitação também ajuda a melhorar a sua performance com os teclados. Ao fazer a matrícula, você garante domínio da digitação, desenvolve as técnicas com mais agilidade e eficiência, o processo de digitação se torna mais prático e simples. 

Outro ponto positivo é que o aprendizado vai muito além do que a relação com os teclados. Geralmente, os conteúdos programáticos dos cursos mostram como a má digitação pode influenciar negativamente na saúde, causando dores nas mãos, nos pulsos e em outras partes do corpo. 

Grande parte dos alunos tem dificuldades para descobrir se um curso de digitação é confiável. Para escolher a melhor opção, indicamos analisar alguns itens, como: qualidade da plataforma, tipos de exercícios disponíveis e certificados de conclusão de curso. Você também deve avaliar a reputação da escola nas redes sociais e em sites, como o Reclame Aqui.

A digitação e a postura correta são fundamentais para a qualidade de vida e o desempenho no trabalho. Uma boa relação com o teclado evita dores no corpo e problemas com o dedo. Vale a pena se aprofundar no conteúdo. 

Após descobrir como praticar a digitação corretamente, acesse agora o curso de digitação e postura e comece já o seu treinamento. 

Deixe um comentário