como praticar digitação e digitar melhor

Como praticar a digitação para digitar melhor e mais rápido

Aprender como praticar a digitação é essencial para aumentar a sua produtividade, evitar problemas de saúde e conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, usar apenas os indicadores não é o jeito correto de escrever um documento, um texto ou outro tipo de conteúdo. 

Neste artigo, vamos ensiná-lo como digitar de um jeito prático e eficiente.

Então, não perca mais tempo, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Vamos lá? 

Primeiros passos 

O primeiro passo para praticar digitação corretamente é construir um ambiente agradável em sua casa. Na prática, isso quer dizer que você ter uma cadeira que ajuda a manter uma boa postura, uma mesa limpa e um espaço sem distrações. 

Outra dica interessante é dar preferência para os teclados que seguem os padrões brasileiros, pois a distribuição das teclas norte-americanas é diferente, dificultando o processo de aprendizagem. 

Após as primeiras etapas, chegou a hora de praticar. Para avaliar o desenvolvimento da sua performance, recomendamos utilizar os testes de velocidade, como do Fábio G. Trata-se de uma alternativa gratuita que exibe seu desempenho ao longo do tempo e calcula seus TPM (Toques por Minuto) e WPM ou PPM (Palavras por Minuto).

Nessa ferramenta, você pode sugerir textos para testes. Dessa forma, consegue ampliar o conhecimento de um jeito prático e eficiente. 

Para completar, a ferramenta tem um ranking de digitação que apresenta o resultado de todos os alunos. É um recurso interessante que pode servir como motivação para os treinos diários. 

Treinamentos 

Digitar corretamente não é um hábito que as pessoas conseguem da noite para o dia. O mais indicado é treinar diariamente entre 10 a 20 minutos. Quando o aluno segue esse cronograma à risca, é possível sentir a diferença entre um a três meses.  Isso também é uma dica para quem precisa de teste de digitação em concurso públicos. Comece cedo ou ficará para trás.

Para aproveitar o treinamento da melhor forma, recomendamos reservar um período do dia para treinar as letras e as teclas com mais dificuldades. O curso que mencionamos no tópico anterior permite construir treinos personalizados de acordo com os seus objetivos. 

Cuidados especiais com o teclado 

Os exercícios de digitação devem ser feitos de forma leve. Evite deixar as mãos sobre o teclado. Elas devem estar posicionadas suavemente sobre as teclas. Se você optar pela primeira posição pode ter sérios problemas com as articulações, provocando enfermidades como tendinite. 

Postura correta no computador para digitar corretamente.
Postura correta no Computador

Um bom aluno é aquele que também se preocupa com a posição dos dedos. Posicione os indicadores nas teclas F e J respectivamente. Enquanto os outros dedos devem permanecer na mesma fileira destas letras.  

Aqui, vale um alerta importante: antes de começar a digitar um documento, um texto ou qualquer outro material, coloque os seus dedos como foi orientado acima. Se fizer uma pausa durante a tarefa, volte para a posição inicial. 

Cada dedo é responsável por um grupo de teclas. Com o polegar esquerdo, você deve apertar a barra de espaço. Já com o mindinho direito, você deve apertar a tecla “enter”. 

Memorização das teclas 

Sem dúvidas, a memorização das teclas é um dos maiores desafios dos alunos. Para superar essa etapa, diga às letras e os numerais sempre em voz alta quando for digitá-las. É uma técnica interessante para não só digitar, mas também gravar as teclas. 

A digitação e a postura correta são fundamentais para a qualidade de vida e o desempenho no trabalho. Uma boa relação com o teclado evita dores no corpo e problemas com o dedo. Vale a pena se aprofundar no conteúdo. 

Após descobrir como praticar a digitação corretamente, acesse agora o curso de digitação e postura e comece já o seu treinamento. 

Deixe uma resposta