Os cursos para concursos públicos podem agregar muito valor a sua rotina de estudos, bem como ajudá-lo a controlar o nervosismo

Cursos para concursos públicos: saiba o que considerar antes de se inscrever em um

Investir ou não em cursos para concursos públicos é uma das principais dúvidas dos concurseiros. Isso porque, isso exige um investimento financeiro e de tempo. Mas, saiba que vale a pena, desde que você contrate o serviço de uma empresa de renome.

Leia também:

Saiba o que avaliar ao escolher cursos para concursos públicos

Para escolher um bom curso preparatório, é essencial levar em conta alguns critérios de análise. Dessa forma, vai conseguir os melhores resultados na sua prova e terá mais chances de ter a sua aprovação no concurso público.

Logo abaixo, então, você confere quatro pontos que se deve avaliar com cuidado antes de se inscrever em um:

  1. Número de aprovações;
  2. Apoio;
  3. Materiais;
  4. Referências. 

1 – Número de aprovações

Saiba desde já que não existe um ensino com 100% de aprovação. Afinal, há outros fatores envolvidos, não apenas a qualidade dos materiais e professores. Depende, de fato, em grande parte, do esforço do candidato. 

Quem se inscreve em cursos para concursos públicos, no entanto, está investindo ali tempo e dinheiro, ambos recursos muito valiosos. Portanto, isso demonstra que ele quer se comprometer. 

Ao procurar por uma escola preparatória, veja se ela mostra o seu índice de aprovações em concursos de ex-alunos. Assim, se ela for alta, quer dizer que vale a pena investir ali. Caso seja baixa, compensa analisar outras antes de se decidir.

2 – Cursos para concursos públicos devem dar apoio aos alunos

Esse é um dos critérios na escolha de um curso para concurso. Isso porque, o suporte durante os estudos é essencial e conta pontos contra ou a favor de uma possível aprovação.

Pesquise se a instituição dispõe de professores prontos para tirar dúvidas, em especial, em cursinhos EAD. Pois do contrário, o aluno pode levar aquela incerteza para a prova e errar questões.

3 – Materiais

Os cursos para concursos públicos devem conter materiais que agreguem ao estudo, por exemplo:

  • Apostilas;
  • Mídias de áudio e vídeo de aulas;
  • Livros.

Também é essencial observar se os conteúdos dos materiais que serão ensinados correspondem às matérias presentes no edital do concurso que vai prestar. 

4 – Pesquise referências dos cursos para concursos públicos

A melhor maneira de saber se uma instituição vale ou não a pena, é por meio da avaliação de ex-alunos. Mas, caso não conheça ninguém, procure por opiniões a respeito online.

Busque a página do cursinho em redes sociais, por exemplo, ou no próprio site, a fim de conferir depoimentos de pessoas que já estudaram lá. Assim, você se sente muito mais seguro da sua escolha.

As vantagens de fazer cursos para concursos públicos

Caso ainda esteja em dúvida se, de fato, essa é a melhor opção para conseguir a tão sonhada aprovação e que vale o seu tempo e dinheiro, confira os principais benefícios a seguir.

Estudo direcionado para os conteúdos que importam

Uma das maiores vantagens, sem dúvida, é essa. Já que, o candidato não perde tempo vendo conteúdos que não vão ser cobrados no concurso. Dessa maneira, ele direciona o foco para o que importa, ou seja, as matérias do edital.

Ao fazer isso por conta própria, é possível acabar estudando temas que não vão cair na sua prova. Portanto, uma instituição que ofereça conteúdos direcionados facilita na hora dos estudos.

Conhecimentos específicos são cobrados

Os cursos para concursos públicos vão muito além do português e da matemática. Assim, de acordo com o edital, eles abordam outros ensinos, por exemplo, leis.

Maior chance de tirar uma boa nota no exame

Esse, de fato, é o objetivo. Por isso, escolher a instituição certa é essencial. Pois com ela você vai aprender todos os conteúdos por meio de materiais didáticos e ainda terá o apoio de bons professores dispostos a tirar as suas dúvidas. 

Junto a isso, ao investir em um cursinho preparatório, o candidato se sente mais confiante. Afinal, ele terá feito simulados que ajudam também a preparar o seu psicológico que, aliás, pode ajudar ou prejudicar na hora de uma prova. 

Dicas para controlar o nervosismo

Para diminuir a ansiedade e impedir que ela prejudique o seu desempenho na prova, confira algumas dicas para se manter calmo:

  • Não estude na véspera;
  • Mantenha pensamentos e atitudes positivas;
  • Pratique exercício físico para reduzir o nível de estresse e ansiedade;
  • Chegue cedo no local do concurso;
  • Divida bem o seu tempo em cada questão.

Autonomia nos estudos

O candidato que optar por cursos para concursos públicos em EAD, tem a liberdade de estudar onde e quando quiser. Assim, é uma opção para quem precisa conciliar trabalho e estudos.

No curso a distância, o aluno tem mais praticidade. Além disso, o tempo que ele usaria para ir até a instituição, ele pode utilizar para ficar em casa e estudar. 

Há bons cursos para concursos públicos à sua espera

Aqui você viu como um curso pode agregar mais valor aos seus estudos e aumentar as suas chances de conseguir a tão sonhada aprovação.

Entenda, porém, que para chegar lá, é essencial focar no aprendizado, pois ele depende em grande parte da sua vontade e do seu esforço. Então, invista em cursinhos quando se sentir pronto para se comprometer 100%.

Conheça o curso e certificação exigido por vários concursos públicos que você não sabia.