Acesse este conteúdo e saiba se ainda vale a pena estudar para concurso

Ainda vale a pena estudar para concurso? Saiba se você deve continuar ou não

Será que ainda vale a pena estudar para concurso público

Se você se considera os chamados “concurseiros”, com certeza deve ter feito essa pergunta a si mesmo em algum momento. Com a pandemia, muitas provas foram canceladas ou adiadas, abalando a esperança de muita gente que sonhava com um cargo público.

Mas por outro lado, muitas pessoas aproveitaram esse momento justamente para aprofundar os estudos para o concurso e até considerar outros fora da área desejada. 

E você? Ainda tem estudado ou acredita que agora não vale mais tanto a pena?

Independente da sua escolha, trouxemos neste post alguns motivos para você se manter motivado a continuar estudando, seja para concursos públicos ou não.

Confira!

Diferentes oportunidades

Se você já possui uma rotina de estudos para concurso, deve saber que os conteúdos que estuda podem ser aproveitados para outras diferentes oportunidades que surgirem.

Se você realizou a prova que tanto esperou, mas não conseguiu alcançar uma vaga, não desista. Você ainda pode usar suas novas habilidades para outras carreiras que surgirem.

Além disso, quando você presta outros concursos públicos, você também está se preparando para problemas no futuro como falta de emprego ou necessidade de uma alternativa para se estabilizar.

Em resumo, estudar para concurso nunca é uma perda de tempo. 

Desenvolvimento pessoal

Disciplina, concentração,  foco e motivação, são qualidades que todo concurso desenvolve ao longo de sua jornada de preparação e provas. Ou seja, estudar para concurso também te ajuda no desenvolvimento pessoal

Engana-se quem acredita que os estudos só trarão benefícios à vida profissional. Em muitos momentos da nossa vida precisamos de habilidades que somente a prática é capaz de desenvolvê-las. 

Sempre preparado

Durante a pandemia, boa parte das pessoas encontraram novos hábitos, seja atividade física, instrumentos musicais, culinária ou estudos. 

Grande parte das pessoas que tinha uma rotina de estudos continuou, pois apesar de muitos concursos terem sido cancelados neste ano, a preparação dos candidatos ainda continua.

Manter a rotina de estudar para concurso vai te manter preparado e com as habilidades atualizadas, garantindo que na primeira oportunidade você possa participar de um novo concurso.

Aposto que isso vai te manter à frente dos demais concorrentes, sem ter que se preocupar com a grande concorrência de um concurso público muito desejado.

Estabilidade no futuro

Uma das razões que levam muitas pessoas a participarem de concurso é a estabilidade no futuro. Além de uma boa remuneração, você tem a segurança de permanecer empregado pelos próximos anos.

Estudar para concurso é o que vai te permitir ter essa segurança no emprego, além disso, mesmo que você não alcance um cargo público, os conhecimento que você adquiriu poderão garantir muitas boas oportunidades no setor privado.

Ter um vasto conhecimento em diversas áreas é um ótimo fator competitivo na hora de concorrer a algum cargo. Estudando para concurso você vai conseguir expandir os conhecimentos que lá na frente vão te garantir uma ótima posição, independente do que exerça. 

Networking

Se estudar para concurso já é praticamente um estilo de vida para você, é comum que suas amizades e contatos também sejam pessoas engajadas com o meio profissional de alguma forma. 

Estar em grupos com os contatos certos vai te deixar ainda mais próximo de novas oportunidades de emprego e experiência profissional. Isso, com certeza, vai te possibilitar estar engajado também com diferentes instituições e companhias.

Além disso, esses contatos podem despertar em você o interesse em uma nova área ou ainda te inserir em um novo contexto, podendo descobrir novas habilidades e até mesmo se apaixonar por outra profissão.

As possibilidades são muitas! Por isso, esteja próximo às pessoas que consigam te agregar em seus objetivos.

Foto: People photo created by wayhomestudio