Saiba como reduzir seu tempo de contratação e ainda reter os melhores talentos

Diminua significativamente o seu tempo de contratação e ainda retenha os melhores talentos

O tempo de contratação ainda é considerado uma das principais métricas dentro do recrutamento, pois a cada vez que uma vaga permanece em aberto, os custos aumentam e a produtividade potencial da função é perdida.

Por isso, sempre que o assunto é processo de contratação, as equipes estão cada vez mais buscando soluções para simplificar e tornar esse processo ainda mais eficiente na empresa.

Apesar de, no primeiro momento, parecer uma ótima solução diminuir o tempo de contratação, por outro lado os profissionais se preocupam com a qualidade dos contratados, visto a rapidez do processo de recrutamento.

Assim, fica a pergunta: é possível diminuir o tempo de contratação e mesmo assim reter os melhores talentos?

Com certeza isso é possível! E aqui neste post nós vamos te mostrar como.

Confira.

Automatize os processos que forem possíveis

Parece óbvio, mas no seu departamento de recrutamento e seleção há automatização o suficiente? Será que muitas pessoas ainda perdem tempo com processos manuais, como resgate de currículo no site ou nas redes sociais?

Em um processo de contratação tempo é dinheiro, literalmente. Então, se você quer garantir que suas contratações aconteçam no menor tempo possível, automatize tudo o que for possível.

Aproveitar o poder de um sistema intuitivo de gerenciamento de talentos vai te ajudar a atrair e recrutar talentos mais rápido e ainda garantir a qualidade do currículo desses candidatos.

Já existem muitas ferramentas no mercado que cuidam de requisição de vagas até o momento da contratação, de forma simplificada.

Melhore sua página de carreiras

Você já pensou em algum momento que a sua página de oferta de vagas pode ser um dos problemas do seu processo de recrutamento e seleção? Parece simples, mas otimizar sua página de carreiras pode melhorar o processo de contratação.

Você pode começar reformulando os textos informativos sobre a vaga, por exemplo. Quanto mais informações os candidatos tiverem acesso na página, menor será a chance deles precisarem fazer contato com você para tirar eventuais dúvidas.

Por isso, certifique-se que sua página de carreiras disponibiliza o máximo de informações necessárias aos candidatos.

Processo de contratação contínuo e estruturado

Com a saída de profissionais da equipe de recrutamento e seleção, é comum que alguns processos ou outros mude no meio do caminho, devido a forma de trabalho de cada um.

Porém, para garantir o preenchimento ligeiro das vagas, é indispensável ter um processo de recrutamento e seleção estruturado. Isso é, seguir as mesmas ações em cada etapa do processo.

Se o seu setor ainda não tem esse processo bem estruturado, você pode começar um esboço em uma folha de papel mesmo, detalhamento como é a jornada do candidato do início ao fim, analisando quais são as etapas e quanto tempo cada uma leva.

Crie um pipeline de talentos

Construir um banco de talentos com os candidatos que você selecionou previamente para uma determinada função é uma das formas mais eficientes de reduzir o tempo de contratação.

Quando você tem candidatos qualificados em rápido acesso, não precisará anunciar novas vagas, esperar novas candidaturas e avaliar novos profissionais. Tudo o que você terá que fazer é entrar em contato com os profissionais que já conhece.

Com isso, você conseguirá economizar muito mais tempo no processo de contratação.

Simplifique o processo de entrevista

Antes de agir para simplificar o seu processo de entrevista, sente e analise como é esse processo hoje. Como os candidatos chegam até as vagas? Como realizam a inscrição? Há alguma automatização no processo?

Você deve agir para diminuir o caminho dos candidatos até a vaga, pensando na melhora tanto para eles quanto para a empresa. 

Por exemplo, você pode criar um processo que permita os candidatos marcarem entrevistas por conta própria, minimizando o número de ligações e e-mails.

Foto: Man photo created by freepik