Como avaliar o seu processo de recrutamento e seleção

Como avaliar o seu processo de recrutamento e seleção

Você sente que o seu processo de recrutamento e seleção precisa de algo novo, pois a candidatura é longa, confusa ou ainda resulta em contratações sem muito destaque?

Se a resposta for sim, é preciso reavaliar suas estratégias de recrutamento.

A rotatividade alta de funcionários também é um dos fatores que preocupam os recrutadores. Afinal, a saída de colaboradores não beneficia nenhum dos lados, prejudicando ainda a credibilidade e a marca da empresa.

Por isso, listamos aqui neste post algumas dicas para você reavaliar o seu processo de recrutamento e seleção, para garantir a melhor retenção de talentos do seu nicho. 

Confira!

Garanta treinamento para os recrutadores

O processo de recrutamento e seleção eficaz começa a partir de um bom planejamento organizacional da empresa. Sem uma equipe qualificada, as chances de fazer escolhas equivocadas é grande.

Os recrutadores precisam estar, cada vez mais, preparados e atualizados para acompanhar o perfil dos diferentes tipos de candidatos do mercado, para que possam atrair os talentos que mais possuem fit com a empresa.

Peça feedback aos candidatos

O principal passo para construir um processo de recrutamento eficaz pode ser tão simples quanto você imagina. 

Tenha uma breve conversa com os novos contratados para saber a opinião deles sobre o processo. Você pode criar algumas perguntas antes para guiar a conversa, ou ainda pedir que eles mesmo preencham o formulário. 

Faça perguntas sobre o grau de dificuldade que tiveram ao realizar o processo, qual foi a etapa mais complexa ou ainda a que eles acham que poderia ser retirada do processo.

A partir disso, com certeza, você encontrará etapas que podem ser reformuladas para melhorar seu processo de recrutamento e seleção.

Otimize as descrições de vaga

Entre os diversos motivos que levam os colaboradores a deixarem o local de trabalho está o desempenho de funções que não faziam parte do que foi prometido no processo de recrutamento e seleção.

Se você não quer que esse seja um dos problemas dentro de sua empresa, então precisa promover uma descrição fiel das vagas de trabalho disponibilizadas.

Avalie a descrição das vagas de acordo com o que pode impedir a identificação por parte de diferentes talentos, como o tipo de comprimento, os requisitos exigidos ou ainda a escolha das palavras.

Acompanhe o desenvolvimento dos contratados

Não há maneira mais fácil de medir o sucesso do seu processo de recrutamento e seleção do que acompanhar o desenvolvimento dos talentos contratados na empresa.

Escolha determinados talentos para analisar e acompanhar o desempenho durante um período. Você ainda pode conversar com o gestor desses colaboradores para saber mais a fundo como anda o seu desenvolvimento dentro de sua função.

Os resultados do desempenho desses talentos vão te ajudar a saber se o processo de recrutamento e seleção está sendo eficaz o suficiente para reter verdadeiros talentos para a empresa.

Utilize métricas para avaliação

Existem alguns pilares básicos que muitos especialistas de RH consideram para avaliar seu processo de recrutamento e seleção, entre os principais estão: qualidade, velocidade e custo.

É importante saber que, apesar desses fatores serem indispensáveis para a avaliação, o peso de cada um deles será diferente de acordo com a empresa.

Dessa forma, você precisa desenvolver ou otimizar as métricas de avaliação de acordo com o formato da empresa, para que os resultados sejam fiéis à forma como a organização funciona.

Calcule o tempo gasto 

Você, com certeza, já deve ter ouvido que tempo é dinheiro, e essa frase também faz muito sentido para o setor de recrutamento e seleção, pois quanto mais demorado é o fechamento de uma vaga, mais comprometido ficam os resultados.

Além da possibilidade de gastar tempo em um processo que pode não gerar contratações de sucesso, os profissionais de recrutamento e seleção podem ficar sobrecarregados e até acumular funções.

A partir disso, inclua em seu processo a definição de um tempo para fechar uma contratação, mas é claro, sempre priorizando apenas os candidatos que atendam às exigências da vaga disponibilizada. 

Foto People photo created by teksomolika