profissionais junior recem formados

Motivos para se contratar candidatos com nível júnior em uma empresa

Não é complicado encontrar candidatos recém-formados ou em busca do primeiro emprego com dificuldades para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Esse cenário é bastante comum em todas regiões do país, que dão preferência para profissionais com um currículo pleno ou sênior. 

Porém, grande parte das empresas não sabe as consequências positivas que esses profissionais podem trazer para o negócio. 

Neste artigo, conheça os motivos pelos quais uma empresa deve contratar pessoas com nível júnior e de primeiro emprego.

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Responsabilidade social 

Uma empresa de sucesso não pode olhar somente para os resultados do seu negócio. Ela deve observar de que forma eles impactam também na sociedade. Quando ela deixa de contratar um profissional júnior, ela gera várias consequências negativas para o desenvolvimento da humanidade. 

Dentre os mais comuns, encontram-se: famílias sem renda para cumprir com o objetivo financeiro, jovens que não conseguem entrar na faculdade ou fazer um intercâmbio, além da dificuldade que eles têm para entrar no mercado de trabalho novamente. 

Portanto, antes de abrir uma vaga para qualquer área da sua empresa, pense se não vale a pena contratar um recém-formado ou um profissional que ainda não teve a experiência do primeiro emprego.

Experiência de vida do colaborador 

Todo mundo sai ganhando quando uma empresa resolve dar oportunidade para um profissional de nível júnior. 

Uma das principais vantagens em contratar esse tipo de colaborador é os ensinamentos que as suas experiências de vida podem trazer para um ambiente de trabalho. Uma história motivacional contagia todas as pessoas, trazendo mais resultados positivos para a organização. 

Além disso, os profissionais da sua equipe também podem desenvolver o seu lado professor, uma vez que será necessário treinar o recém-contratado. Sabemos que todas as pessoas são beneficiadas quando ocorre uma troca de experiência. Então, vale a pena testar esse modelo de aprendizado. 

Resultados positivos para o negócio 

Ao contrário do que muita gente imagina, o novo colaborador pode trazer resultados bastante positivos para o seu negócio. Isso porque ele não tem vícios. Então, será mais fácil ensiná-lo a desenvolver as novas tarefas. 

Outra vantagem interessante é que o profissional está aberto a receber não só feedbacks positivos, mas também feedback negativos. 

Aqui, é fundamental deixar claro que todos os colaboradores da empresa devem ser treinados para a cultura do feedback. Caso contrário, a forma de receber a crítica pode não ser a mais adequada. 

Aprendizado contínuo 

Para o colaborador júnior ter sucesso na empresa, a organização deve investir em um aprendizado contínuo. Isso pode ser feito por meio de cursos, palestras semanais, workshops, entre outros. O lado positivo é que os colaboradores júniors sempre estão motivados para aprender um novo conceito ou uma nova estratégia. 

Construção de caráter 

Vamos finalizar a nossa lista de benefícios falando sobre a possibilidade do profissional aprender quais são os valores mais importantes para o desenvolvimento de um colaborador, seja em qualquer empresa ou em qualquer área. 

Quando um colaborador não tem experiência no currículo, o profissional de Recursos Humanos deve avaliar outras questões, como um curso, estágio, trabalho voluntário e até um intercâmbio. Sem dúvidas, esses momentos são essenciais para o mercado de trabalho. 

Após descobrir os principais motivos pelos quais uma empresa deve contratar pessoas com nível júnior e de primeiro emprego, saiba como você pode avaliar a candidatura de um profissional jr usando um teste de digitação no processo seletivo. 

Deixe um comentário