habilidades pessoais indispensáveis para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção

5 habilidades pessoais indispensáveis para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção

Para ser um bom profissional de recrutamento, hoje em dia, é preciso dominar certas habilidades. Algumas dessas podem ser aprendidas e aprimoradas com o tempo, enquanto as outras são habilidades inatas à pessoa.

O motivo para dominar essas habilidades é que o cenário de recrutamento e seleção não é mais o mesmo de uma década atrás. Em geral, o ênfase antes era muito mais sobre quem você conhecia, do que sobre o que você tinha de conhecimento para reconhecer um bom candidato. 

Mas isso não quer dizer que o processo era fácil. Muito pelo contrário. Os profissionais de recrutamento e seleção sofriam muito com a falta de parâmetros de classificação para encontrar os melhores talentos e criar uma equipe de sucesso. O que hoje já não é mais um problema.

Essas habilidades necessárias para os recrutadores, comentadas no primeiro parágrafo, são importantes não só para acompanhar essa evolução da indústria de recrutamento, mas também para acompanhar a evolução da sociedade como um todo.

Quer saber quais são essas habilidades para recrutamento e seleção e como elas podem impactar no seu trabalho?

A gente separou elas aqui neste post para você. Continue a leitura!

1 – Comunicação 

A comunicação é uma das habilidades essenciais para quem trabalha no departamento de recrutamento e seleção. 

Você deve ser capaz de se comunicar por meio de uma variedade de canais, como e-mail, telefone e mídias sociais, mantendo sempre clareza, maturidade e profissionalismo nas informações. 

Lembre-se que você é representante da empresa para aqueles que ainda não a conhecem, sendo muito importante passar uma boa primeira impressão. Além de que você será o elemento de ligação entre as duas partes durante todo o processo de contratação.

2 – Habilidade de vendas

É facilmente reconhecível que hoje vivemos em meio a um mercado de recrutamento e seleção orientado pelos candidatos. Aqueles que mais se destacam, com certeza, terão várias oportunidades de emprego ao mesmo tempo. O que torna o trabalho do profissional de recrutamento mais desafiador.

A partir disso, a habilidade de vendas está cada vez mais presente no perfil desses profissionais. Isso se quiserem que suas oportunidades estejam em destaque em meio às outras. 

E não só isso. Esse novo cenário também tem encorajado os candidatos a serem mais criteriosos quanto à sua escolha empregatícia. O aumento de salário e um título de cargo não são mais o suficiente para escolher um local de trabalho.

Com isso, resta aos profissionais de recrutamento e seleção dominar a arte da persuasão, assim como também serem ótimos ouvintes, para entender as motivações de cada candidato. 

3 – Gerenciamento de tempo

No momento em que uma empresa anuncia uma vaga, é certo de que desejam preencher a posição o mais rápido possível. E é responsabilidade do setor de recrutamento e seleção priorizar os esforços necessários para que isso aconteça.

O profissional deve pensar sempre no processo como um todo, considerando a divulgação da vaga, agendamento de entrevistas, até o momento em que o candidato possa iniciar suas atividades. Ou seja, deve saber o tempo certo para realizar cada tarefa para entregar o resultado esperado.

Os profissionais que mais se destacam em recrutamento e seleção são aqueles que encontram maneiras de agilizar o seu lado de responsabilidades administrativas do recrutamento, para que possam se dedicar mais aos processos de contratação.

4 – Habilidades de redação

Pode não ser muito evidente, mas a escrita está em toda parte no recrutamento e seleção. Em um cenário tão competitivo como o de hoje, o recrutador capaz de escrever uma boa descrição sobre a vaga no LinkedIn, por exemplo, é muito bem cotado.

Não somente na divulgação em redes sociais, mas a redação está presente também nos e-mails pessoais para os candidatos e também na comunicação com as empresas que também podem fazer parte do processo de contratação, como as de estágio.

A escrita faz parte da reputação da empresa. Uma palavra gramaticalmente errada ou fora de contexto pode comprometer a credibilidade da companhia. Por isso, os recrutadores não podem ignorar os benefícios de uma boa produção textual.

Uma boa dica para desenvolver essa habilidade é realizar um curso de digitação, que é capaz de mostrar o seu desempenho em tempo real e analisar seu histórico de desempenho.

5 – Construção de relacionamentos

Como bem sabemos, os recrutadores, geralmente, são o primeiro ponto de contato para quem procura emprego. Com isso, fica clara a importância desses profissionais terem habilidades interpessoais. 

É preciso ter um bom engajamento para manter a interação com as pessoas durante todo o dia, e ao mesmo tempo, mostrar como a empresa é acessível e valoriza os seus funcionários em potencial. 

Com o passar do tempo, os relacionamentos criados com os novos funcionários podem melhorar até as perspectivas de carreira do próprio profissional de recrutamento e seleção, à medida que a notícia do desempenho de um recrutador atinge níveis gerenciais mais elevados.

Foto: Business photo created by pressfoto