A Geração Z está mudando o mercado de trabalho e preza por uma pluralidade profissional nas sua carreira, saiba mais sobre o tema

Como a Geração Z trouxe uma pluralidade profissional ao mercado?

A Geração Z veio para romper com o padrão de trabalho e profissão que se tinha até o começo dos anos 90. Assim, esse grupo de pessoas não se vê seguindo o que se chama de jornada tradicional de carreira. Portanto, ele promete revolucionar o mercado.

Veja também:

O mercado de trabalho já está diferente?

Diversas mudanças aconteceram nos últimos 20 anos quando se fala de profissões e mercado. Então, no caso dessa geração, há elementos importantes que impactaram o mundo profissional e ainda causam mudanças, como:

  • Salários personalizados;
  • Rotatividade de emprego;
  • Jornada de trabalho flexível.

Apenas esses três exemplos já mostram como esse grupo pensa e age diferente. Dessa forma, tem-se hoje um cenário no mínimo mais diverso do que tinha antes. No entanto, o que mais afetou o mercado e é aliado direto dessa geração é a tecnologia.

Uma ferramenta essencial hoje em dia

Conhecidos como nativos digitais, essas pessoas encontram nessa última a arma para revolucionar suas carreiras. Além disso, também é válido dizer que também é possível melhorar a experiência do colaborador com a tecnologia

Quais os desafios da Geração Z no meio profissional?

Por mais que ela venha mudando o cenário do mercado no Brasil, muitos obstáculos ainda surgem. Assim, um dos principais é com relação à estrutura tão inflexível de trabalho. Mas, existem outras barreiras bem complicadas, por exemplo:

  • A competição entre os profissionais;
  • Crises financeiras cada vez mais constantes.

Obstáculos comuns e difíceis de serem superados

Diante disso, é normal que esse grupo demore mais tempo na busca por emprego. Ainda, ter um salário que atenda às necessidades dessas pessoas está cada vez mais complicado.

Um futuro muito promissor 

Mesmo com todas as dificuldades, esse público tende a se sobressair. Aliás, uma pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos, ABRH, mostra algo bem interessante. Segundo ela, o esperado é que essa geração tenha até três carreiras durante sua vida.

O que a Geração Z valoriza na hora de escolher suas profissões?

Propósito pessoal e profissional é um dos aspectos mais valorizados por esse grupo. Agora, você deve estar se perguntando o motivo disso. Na verdade, tudo é resultado de um dos grandes inimigos dessa geração.

A depressão é um dos maiores desafios a serem enfrentados por ela. Assim, toda a pressão para crescer e de destacar no mercado vem afetando bastante a mente dessa população mais nova.

Vários desafios e uma nova visão de mundo

É por essa razão que o propósito é cada vez mais levado a sério, seguido pela saúde mental. Além disso, as pessoas da Geração Z consideram muito as oportunidades. Isso também em decorrência dos obstáculos relacionados ao mercado.

Foto: A Geração Z enfrenta muitos desafios dentro do mercado de trabalho.

Quais as principais características da Geração Z?

São pessoas pragmáticas e buscam sempre novas formas de encontrar soluções para seus problemas. Além disso, existem outros aspectos que se destacam muito quando se fala dessa parte da população, por exemplo:

  1. Prezam por empresas que se preocupam com a saúde dos profissionais;
  2. Aprendem com uma velocidade absurda, então, se adaptam muito mais fácil aos vários tipos de ambientes;
  3. Gostam de trabalhar em equipe e valorizam líderes que pensam no todo;
  4. São muito transparentes com relação aos seus objetivos.

Defendem muito o que acreditam 

O apreço por princípios e valores básicos também são características fortes dessa geração. Assim, no ramo profissional ela não vai se submeter a algo que não condiz com o que acredita.

A tecnologia é uma fonte de trabalho para esse grupo de pessoas?

Não há dúvida de que sem a tecnologia, a Geração Z não teria tido forças para revolucionar o mercado e o universo profissional. Então, essa pluralidade de carreiras e formas de trabalho só é possível existir por conta desse recurso.

Pessoas com uma noção mais próxima da realidade

O pensamento de que os robôs vão roubar o emprego das pessoas não faz parte desse público. Afinal, a sua relação com as ferramentas tecnológicas é muito mais íntima e real, logo, é um contexto de aliança e não rivalidade.

Alguns exemplos de uso da tecnologia por essa geração são:

  1. Rede social para divulgar o próprio trabalho;
  2. Softwares e aplicativos que permitem um trabalho mais inteligente e prático;
  3. Plataformas de comunicação para aumentar o alcance e a relação com pessoas de todos os lugares.

É por isso que a tecnologia é tão importante para esse grupo. Além disso, o mercado mais tradicional, ao perceber isso, usa esse elemento como uma fonte para melhorar seu desempenho.

Quais as principais carreiras da Geração Z?

Diante de uma noção mais ampla das possibilidades, esse grupo de indivíduos busca várias carreiras diferentes. Assim, como já deu para perceber, algumas pessoas escolhem até mais de uma:

  • Gestão de mídias sociais;
  • Artista;
  • Empreendedor;
  • Marketing digital;
  • Criação de softwares e games;
  • Tecnologia da informação e data science.

É claro que os exemplos acima representam apenas uma pequena porcentagem diante das inúmeras opções. Mesmo assim, a Geração Z sempre usa a tecnologia dentro da sua profissão, seja ela qual for.

Um mercado mais humano para todos

Essa geração muda o sistema tradicional do mercado e traz novos caminhos profissionais. Além disso, ela faz tudo isso respeitando seus valores mais sagrados como propósito, crenças e saúde mental. 

Com isso, pode-se esperar muito desses novos perfis de funcionários conectados. Para não ficar para trás, melhore a sua habilidade de digitação com o curso da Digitow, a fim de aumentar a produtividade no trabalho.

Perguntas frequentes

O que a Geração Z gosta?

Eles são conhecidos como nativos digitais, logo, as pessoas que pertencem a esse grupo gostam muito de tecnologia e estão sempre conectados.

Quem é considerado Geração Z?

São as pessoas que nasceram entre os anos 90 e 2010. Portanto, é uma geração nova e que busca sempre as tecnologias como forma de se manter atualizada.

O que a Geração Z valoriza?

Esse perfil está bem mais ligado às figuras realistas e buscam diferentes formas de alcançar suas metas. Assim, essa geração valoriza muito a praticidade.