Quer saber como chegar ao próximo ano preparado? Acesse este conteúdo e saiba quais são as tendências para o mercado de trabalho em 2022

Tendências do mercado de trabalho para 2022

Depois de enfrentarmos uma pandemia que mudou completamente a vida profissional da maioria das pessoas, já começamos a ficar de olho no mercado de trabalho para 2022.

Algumas adaptações, tanto por parte empresas quanto dos profissionais, funcionaram tão bem que vão acabar passando de algo temporário para uma mudança permanente.

Empresas que nunca haviam considerado contratação remota, por exemplo, acabaram descobrindo nesse modelo que é altamente possível encontrar profissionais competentes para compor suas equipes, sem precisar de processos seletivos presenciais.

E essa é uma das tendências previstas para o mercado de trabalho em 2022. 

Para saber quais são as outras, continue fazendo esta leitura.

Trabalho remoto

Com a impossibilidade de contato físico durante a pandemia, as empresas com conseguiam manter suas atividades com seus colaboradores fora acabaram fornecendo estrutura para que pudessem trabalhar de casa.

Além de perceberem um aumento na produtividade após essa mudança, as empresas também aumentaram sua economia de recursos, como energia elétrica principalmente.

Para as empresas que não pretendem seguir 100% com trabalho remoto, o modelo híbrido também já é uma opção, onde entram em um acordo com os colaboradores sobre os dias para trabalho presencial.

O trabalho remoto também possibilita uma outra tendência de trabalho para 2022: a contratação à distância.

Contratação à distância

A contratação à distância foi uma das novas descobertas durante a pandemia, e também uma necessidade para muitas empresas. 

Após a maioria dos colaboradores já estarem em home office, a contratação de novos profissionais à distância foi uma forma das empresas contratarem novos talentos e de também expandirem o conhecimento da empresa para outras regiões.

O esperado é que, cada vez mais, as empresas ofereçam vagas específicas para trabalho 100% remoto, principalmente em 2022.

Então, se você está preocupado porque na região onde mora não encontra uma vaga que se encaixe nos seus objetivos, está na hora de buscar oportunidades fora do seu campo de visão presencial. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial e os processos automatizados são tendências previstas há anos no mercado de trabalho, mas que tiveram uma aceleração absurda por conta da pandemia.

Com os times reduzidos presencialmente, as empresas buscaram soluções para automatizar elementos repetitivos e que dependiam em algum momento de intervenção humana.

Após essa adoção não descobriram apenas novas formas de aumentar a eficiência de seus processos, como também novas funções para reaproveitar o trabalho dos profissionais que ficavam nessas atividades. 

Saúde mental dos profissionais

Apesar de ser um assunto que todos esperam que seja tratado com prioridade pelas empresas, foi somente durante a pandemia que a pauta ganhou um destaque importante.

Depois de todos os acontecimentos nos últimos anos, a maioria relacionados à pandemia, o mercado de trabalho passou a investir mais em questões que focassem na saúde mental dos profissionais.

Entre os benefícios oferecidos pelas empresas, era possível encontrar parcerias com redes de profissionais de psicologia, além de outras opções para bem-estar, como atividade física.

Espera-se que em 2022 as empresas estejam ainda mais engajadas e preocupadas em oferecer o suporte necessário para a saúde mental de seus colaboradores. 

Competências comportamentais

As competências comportamentais, também conhecidas como soft skills, é considerada uma das tendências do mercado de trabalho em 2022. 

Em resumo, essas competências são atributos pessoais que te ajudam a ser bem-sucedido no ambiente de trabalho, entre elas podemos citar a adaptabilidade, agilidade, comunicação e inovação.

Assim, este também é um ótimo momento para se auto-avaliar e perceber quais competências comportamentais você ainda pode melhorar ou desenvolver por completo.

Negócio foto criado por lookstudio – br.freepik.com