Perfis comportamentais

Veja como o que fazer para descobrir os tipos de perfis comportamentais

Saber os perfis comportamentais das pessoas ao ser redor pode ser uma ferramenta útil. Então, saiba quais são eles e como aplicá-los no seu ambiente de trabalho neste artigo. Além disso, veja dicas que podem ajudar a desenvolvê-los. 

O que significam os perfis comportamentais?

Perfis comportamentais são como códigos que revelam a postura das pessoas. Ou seja, por meio deles você entende e identifica a reação de alguém diante de um estímulo. Assim, cada um tem seu tipo de atitude.

Existem pessoas que trabalham melhor quando sob pressão, por exemplo. Por outro lado, há aqueles que precisam atuar de modo antecipado e com calma. Por fim, alguns indivíduos evoluem com críticas, outros podem desanimar.

Cada ser humano tem suas questões particulares. Porém, é preciso saber extrair o maior potencial de cada um.

Competências e comportamentos

A personalidade pode interferir de maneira direta em como as pessoas se comportam. Mas, as experiências que você vive e o conhecimento que adquire também influenciam. Por isso o perfil das pessoas reflete dois elementos importantes: hard e soft skills.

O primeiro conceito se relaciona com competências técnicas. Já o segundo, fala sobre habilidades de comportamento.

Tais conceitos podem ser úteis dentro de empresas para atuar com o corpo de funcionários. Porque com esse estudo você pode colocar cada um na função que mais se destaca.

Origem dos perfis comportamentais

Desde as primeiras sociedades, os seres humanos tentam encontrar os perfis comportamentais. Logo, tentam descobrir cada um deles com observação e experimentos.

Os gregos atribuíam aos quatro elementos da natureza que são terra, ar, fogo e água. Outra visão foi a que a igreja estabeleceu. Assim, criou tipos de pessoas baseadas nos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Com o passar do tempo, cada pensador criava um método de classificar. No entanto, na Idade Moderna, um americano criou o método que se usa hoje em dia. Assim, existem quatro principais que você vai ver a seguir.

Porque é importante analisar cada perfil

Com os perfis comportamentais você pode conhecer cada potencial. Com isso, fica mais fácil notar qual é a aptidão e criar estratégias para motivar os funcionários. Assim, pode valorizar o que há de melhor em cada um.

Ao fazer isso você pode melhorar a produtividade da sua empresa. Além do mais, consegue aumentar a satisfação dos seus funcionários. Já que ele vai começar a fazer o que gosta ou o que ele tem mais habilidade.

Nesse mapa de perfis, é possível, também, perceber pontos fracos e fortes. Logo, você descobre o que já está bom e não precisa modificar. Também, sabe o que precisa melhorar para ter um retorno mais alto.

Os quatro principais perfis comportamentais

Existem quatro principais perfis de comportamento. Por meio desse estudo, é possível identificar o perfil de liderança de cada colaborador. Ainda, qual a sua relação com a produção da empresa em que trabalha.

Conheça e saiba como funcionam os retratos das condutas dos indivíduos. Por isso, observe com atenção a seguir.

1 – Comunicadores

São as pessoas que gostam de se comunicar com carisma e persuasão. Além disso, eles tendem a ficar mais animados quando o líder apresenta projetos novos. Por fim, eles conseguem ser otimistas e positivos diante das situações.

2 – Planejadores

Quem gosta de planejar possui ritmo constante e estável, além de ser muito observador. Também, consegue ser muito firme e é difícil vê-lo entrar em pânico. Por outro lado, não consegue lidar muito bem com coisas imprevisíveis.

3 – Analista

A principal característica dessa personalidade é gostar de cuidar dos detalhes. Por causa disso, consegue ser bem organizado. Assim, processos que envolvem rotina podem ser perfeitos para eles.

4 – Executores

Executor é aquela pessoa que quando chega no ambiente já domina tudo. Porque ele gosta de avançar em obstáculos e desafios que aparecem pela frente. Então, para lidar com imprevistos, esse é o perfil certo.

Como identificar os perfis comportamentais

Cada um dos perfis podem ser encaixados na realidade de diversas pessoas. Mas, é preciso saber que cada pessoa tem questões particulares. Por isso, um estudo sobre cada componente do seu grupo é algo essencial.

Faça testes dos perfis comportamentais

Essas avaliações de comportamento promovem avaliação da habilidade de cada colaborador. Além disso, existem muitos métodos para aplicar esses testes. Então, depende do que a empresa tem disponível para tal.

No geral são questionários e podem ter questões objetivas ou subjetivas. Ainda, para ter uma visão mais completa, você pode combinar os dois tipos.

Observe os perfis comportamentais

Você já sabe agora como é útil fazer testes para saber os perfis dos seus funcionários. Por isso, aplique as dicas deste artigo para ter resultados. Aliás, pode ser na empresa ou até mesmo em casa.É interessante conhecer as pessoas ao seu redor e com quem convive. Porque, com essa atitude você sabe como lidar com cada tipo diferente de indivíduo. Além disso, consegue entendê-lo ao máximo e se precisar, aproveitar seu potencial.

Imagem de Naassom Azevedo por Pixabay