O recrutamento online tem se tornado muito comum nas empresas, dessa forma, descubra as suas características e as vantagens

Recrutamento online: como esse método inovador pode ajudar a sua empresa nesse processo?

Em um mundo cada vez mais digital, processos como o de recrutamento online surgem como uma das tendências de RH para o mercado atual. No entanto, é importante entender como ele funciona e quais instrumentos usar para ter um bom resultado em sua seleção. 

Leia também: 

O que é recrutamento online?

Esse é um método que tem como foco o uso de tecnologia na busca por candidatos para uma vaga de trabalho. Nesse sentido, o objetivo é encontrar os profissionais certos e fazer todas as etapas normais de modo remoto.

Ele só funciona com ferramentas digitais que ajudam na seleção e depois, nas demais fases de um processo do tipo. Dessa forma, as pessoas passam pela análise de currículo e os outros testes sem sair de casa.

Crescimento digital

Um dos fatores que fizeram o recrutamento online ficar popular nos últimos anos foi a pandemia de COVID. Muitas firmas tiveram que adotar o home office. No entanto, com o passar do tempo, muitos negócios começaram a ver vantagens nesse formato. 

Quais ferramentas usar para o recrutamento online?

Existem diversas plataformas com esse objetivo, por exemplo, a Gupy. Nesse sentido, elas agem como um filtro para identificar candidatos para uma certa vaga e selecionarem os dados mais relevantes.

Além desses recursos virtuais que funcionam de modo específico, também é possível usar outras muito comuns do dia a dia. Então, se aplicados do jeito certo, alguns apps podem se tornar aliados, como:

  • Whatsapp;
  • Telegram;
  • E-mail.

A tecnologia é uma ótima opção e traz diversas ferramentas para RH, para quem deseja otimizar o trabalho neste setor. Dessa forma, o recrutamento online facilita as etapas tanto para os profissionais, quanto para as empresas.

Conheça o People Analytics

O People Analytics tem como foco principal a gestão de pessoas com base na análise de dados. Assim, ele ajuda o setor de RH a tomar as melhores decisões e a saber como aprimorar os resultados, por exemplo. 

No que se refere ao processo de seleção, ele se torna útil ao avaliar as características dos atuais profissionais da firma. Então, será mais fácil de entender quais são as qualidades necessárias. 

Principais vantagens do recrutamento online

Aplicar o recrutamento online pode trazer muitos benefícios para uma empresa e isso explica porque ele se tornou tão popular. Nesse sentido, alguns dos maiores prós em adotar esse modelo são:

  • Um procedimento mais rápido;
  • A chance de analisar mais candidatos em um menor tempo;
  • Uma contratação mais precisa.

Apesar de muitas vantagens, ele também possui alguns contras. Por exemplo, não conseguir analisar todos os dados pelo computador. Dessa forma, o aspecto ruim em não ver um candidato em pessoa é não poder verificar detalhes como a sua postura. 

Busque humanizar o processo

Existe o risco desse tipo de processo se tornar muito automático. Assim, tente sempre se conectar com as pessoas que estão na busca por uma vaga. Ou seja, lembre que são humanos, não apenas números e nomes em uma tela.

Como ter sucesso com o recrutamento online?

Quando feito do modo correto, ele é capaz de gerar ótimos resultados, mas é vital se atentar a alguns detalhes. Então, uma das formas de garantir que apenas as pessoas certas se inscrevam para uma vaga é deixar óbvio os requisitos. 

Outro fator a se levar em conta é a escolha e uso dos meios digitais. Nesse sentido, é preciso analisar e optar por aqueles que se encaixem melhor para o que você tem em mente.

Prepare o RH 

É essencial que o RH 4.0 tenha um bom preparo para fazer esse processo. Isso envolve fatores como, treinamentos para saber como usar as ferramentas do jeito certo. Assim, investir em cursos para esse setor pode fazer toda a diferença e ajudar a ter sucesso.

Cuidar da atual equipe é tão importante quanto achar novos funcionários. Dessa forma, avalie também como mudar o dia a dia para que o espaço de trabalho tenha um clima mais leve.