dicas para um recrutamento interno de sucesso

Confira 5 dicas para fazer um recrutamento interno de sucesso

Quando as demandas da empresa começam a aumentar, a primeira ação do setor de recrutamento e seleção é abrir novas vagas. Afinal, só assim será possível suprir o novo fluxo.

Automaticamente, quando o assunto é abertura de vaga, é comum pensarmos no recrutamento externo, com divulgação nas redes sociais da empresa, nos sites terceirizados, na busca por novos talentos etc.

Mas o que muitas empresas esquecem é das grandes vantagens do recrutamento interno. Ou seja, oferecer essas novas oportunidades para quem já faz parte da empresa. Alguns dos motivos para desconsiderarem o recrutamento interno são:  experiência na função e urgência no preenchimento da vaga.

Além do recrutamento interno ser uma ótima oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores, a empresa também tem muito a ganhar com isso, começando pelo baixo custo de contratação.

Se você quer saber como promover um processo de recrutamento interno de sucesso, este post é para você!

Estabeleça regras básicas

Se a sua empresa ainda não tem um conjunto de políticas de recrutamento interno, é importante que você estabeleça algumas regras básicas para o processo, para evitar qualquer complicação durante a nova contratação.

Por exemplo, você pode começar definindo se os cargos serão abertos a todos os colaboradores. Além disso, defina também se os candidatos precisarão consultar seus supervisores antes de se inscreverem para a vaga.

O recrutamento interno é ótimo para encontrar novos talentos, mas certifique-se de que o colaborador possui fit com a função.

Evite favoritar candidatos

Em muitas empresas é comum encontrar favoritismos de colaboradores, seja porque trabalham bem juntos ou porque se sentem no dever de garantir uma promoção. Mas não é bem assim que funciona.

Se você acredita estar tendenciando uma escolha por algum desses motivos, chame uma segunda opinião para te ajudar a promover o recrutamento interno.

Perguntar aos colegas ou ao seu superior qual é a opinião deles sobre determinados candidatos pode gerar alguns insights interessantes que você pode levar em consideração.

Use e abuse das referências internas

Uma das grandes vantagens do recrutamento interno é ter fácil acesso às referências do candidato. 

Além de realizar todo o processo de entrevista e testes, consulte os supervisores responsáveis pelo candidato, para conhecer mais a fundo seu comportamento no trabalho e também para saber se o seu perfil é adequado para a função.

Com certeza, ouvir as pessoas que trabalham próximo a ela te renderá bons insights que vão contribuir para a efetivação da vaga ou não.

Promova uma comunicação clara

Se o recrutamento é interno, você não precisa ficar de mistério sobre os processos da empresa, como desempenho da função, benefícios, salário etc. Divulgue os detalhes da vaga e incentive os colaboradores a se inscreverem.

Ainda mais do que incentivar os colaboradores a realizarem sua inscrição para a nova vaga, diga para os supervisores ficarem de olho para oportunidades de crescimento na carreira dos membros da equipe.

Lembre-se que, acima de tudo, o recrutamento interno deve fazer parte do desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da empresa.

Garanta o profissional certo para a vaga

Ao promover o recrutamento interno, as regras básicas que você estabeleceu servem para garantir que somente candidatos com o perfil se inscrevam para a vaga.

Para isso, reserve um tempo para examinar cada candidato e decidir se o emprego é certo para eles. Além disso, não se precipite ao julgar com base no desempenho atual.

Por exemplo, às vezes um perfil sério, confiável e trabalhador pode não estar apto a ocupar um cargo de gerência logo de imediato, Você pode então oferecer um cargo de líder em vários projetos e ver como ele se comporta para dar a ele essa oportunidade.