desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento pessoal: o que é e como colocar em prática?

Investir no desenvolvimento pessoal é fundamental para qualquer pessoa. Ele traz diversos benefícios, como: sair da zona de conforto, melhorar os seus pontos fortes, aumentar a sua confiança, entre outros objetivos. 

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e como aperfeiçoá-lo em sua rotina. 

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é desenvolvimento pessoal? 

Trata-se de um processo que tem como objetivo melhorar as habilidades e competências de cada pessoa. Por meio de várias técnicas, você consegue alcançar metas e construir condições para ter uma vida mais saudável em diversas áreas. 

Os autores Mike Pedler, John Burgoyne e Tom Boydell acreditam que o desenvolvimento pessoal pode ter vários sentidos. Dentre os mais comuns, encontram-se: projeção na carreira; melhorar os resultados no trabalho; atingir o seu ápice como pessoa, além de aperfeiçoar qualidades e habilidades específicas. 

Todos esses pontos foram sinalizados no livro “A manager’s guide to self-development” (McGraw-Hill, 2013).

Para os autores, o desenvolvimento pessoal foca no aprendizado do indivíduo, na capacidade para administrar o controle da situação e uma postura mais responsável pelos acontecimentos que ocorrem em sua rotina. 

Como conseguir o desenvolvimento pessoal? 

A partir de agora, vamos fornecer diversas dicas para ajudá-lo no desenvolvimento pessoal. 

Defina os seus objetivos

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de ter um objetivo bem definido. Não adianta buscar um desenvolvimento se uma pessoa não tem uma meta e se ela não sabe aonde chegar. 

Então, defina uma meta que você pretende atingir. Coloque os pontos com todos os detalhes e responda às seguintes perguntas para ajudá-lo na definição. 

  • Qual é o seu objetivo? 
  • Quando é importante alcançá-lo?
  • Quais são os recursos necessários para atingir a meta? 
  • Como você fará para buscar os objetivos?

Após essa análise, será mais fácil escolher a sua meta. 

Invista em seu conhecimento 

Outra dica interessante é investir em seu desenvolvimento. Neste ponto, vale a pena apostar em cursos, palestras, livros, podcasts, entre outros. 

Sabemos que todos os recursos que foram mencionados acima tem um preço ou uma limitação. Por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro. Caso contrário, terá problemas financeiros com o seu bolso. 

Aqui, a regra é clara: quanto mais conhecimento, mais chances você terá de melhorar as suas habilidades pessoais. 

Converse com as pessoas corretas 

A interação com pessoas que têm metas semelhantes é uma ótima saída para mantê-lo motivado e com muitas energias positivas. Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia. No entanto, ela pode fazer grandes diferenças em sua vida. 

O contato é fundamental porque elas entendem os seus desafios, medos, preocupação, entre outras características que afetam a sua rotina. 

Conheça as competências mais valorizadas pelo mercado 

Existem algumas competências que ganham mais destaque no mercado de trabalho. As mais conhecidas são: aprendizado contínuo, pensamento crítico, resiliência profissional, flexibilidade, dedicação, colaboração e trabalho em equipe, além de capacidade de trabalho em ambiente virtual.

Mantenha o foco 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância do foco. Grande parte das pessoas não conseguem concluir os objetivos porque não conseguem seguir o plano conforme foi combinado lá no início. 

Algumas dicas ajudam a melhorar o seu foco. 

  • Tenha uma visão ampla;
  • Aja estrategicamente;
  • Esqueça as distrações, como computador e celular;
  • Inclua metas reais.

Nunca é demais lembrar que o desenvolvimento pessoal não ocorre do dia para a noite. É importante ter paciência com o aprendizado e também com os erros. Dessa forma, você consegue os objetivos com mais facilidade. 

Desenvolvimento pessoal é hábito de crescimento.

Após descobrir o que é o desenvolvimento pessoal, qual é a sua importância e como colocá-lo em prática, conheça quais são os melhores cursos de programação para iniciantes

Deixe uma resposta