Pautas indispensáveis sobre o seu desenvolvimento profissional

Pautas importantes sobre o seu desenvolvimento profissional

Se você já está no mercado de trabalho há alguns anos, com certeza, já deve saber o quanto é importante estar sempre aprendendo e colocando em prática os novos aprendizados.

Afinal, é isso o que garante a valorização profissional e também o tão desejado sucesso. 

O desenvolvimento profissional, em poucas palavras, é a abrangência de competências técnicas, empregando meios e recursos, para atingir resultados. Ou seja, tudo o que pode ampliar sua visão e capacidade é considerado desenvolvimento profissional.

Mas além das capacidades técnicas, que são particulares de cada área de atuação, existem outras pautas que são indispensáveis para o desenvolvimento profissional de cada um.

E é sobre isso que você vai ler agora.

Autoconhecimento

Contribuir da melhor e mais segura forma com a empresa em que trabalha só é possível quando reconhecemos e valorizamos tudo o que somos capazes de fazer. Mas isso só é possível com a prática do autoconhecimento.

A busca incessante por desenvolvimento sem antes saber exatamente quais são as habilidades, os sentimentos e o caráter que nos compõem como um profissional, na maioria das vezes, mais atrapalha do que ajuda.

Então, permita-se parar e se autoconhecer quando for necessário. Normalmente, os momentos em que nos frustramos no mercado de trabalho são os que mais nos possibilitam esses aprendizados.

Saiba buscar melhorias para o seu desenvolvimento profissional, sem desmerecer e desvalorizar a sua capacidade.

Resiliência

Falar em ambiente de trabalho e não lembrar de alguma situação de estresse ou de pressão é quase impossível, e a resiliência profissional diz respeito exatamente sobre a forma como lidamos com as adversidades no ambiente corporativo.

De uma forma clara, a resiliência é o famoso “não se deixar abalar”, ou pelo menos, saber lidar da melhor forma mesmo que esteja abalado com uma situação. 

Manter-se firme no ambiente de trabalho em meio às adversidades é encontrar uma maneira de mudar o rumo, curar-se emocionalmente e continuar caminhando em direção aos seus objetivos.

E esse trabalho da resiliência profissional acontece muito de dentro para fora. Procure sempre lembrar do seu propósito antes de internalizar algo ruim que possa te prejudicar de alguma forma.

Lembre-se que a todo momento é a sua caminhada que está em jogo.

Inteligência emocional

Atrelado à resiliência, a inteligência emocional é outra pauta importantíssima sobre o seu desenvolvimento profissional, que é muito buscada e observada pelos gestores de empresa.

Profissionais que possuem inteligência emocional dificilmente vão deixar que as emoções momentâneas controlem o seu comportamento e suas decisões no ambiente de trabalho.

Mas isso não quer dizer ignorar totalmente o lado emocional. Muito pelo contrário.

Esses profissionais também são conhecidos por conseguir tomar decisões racionais quando necessárias, mas também tomar decisões que necessitam deixar o racional de lado.

Buscar o equilíbrio do comportamento no ambiente de trabalho é um dos pontos que vai fazer você se destacar onde quer que esteja. Por isso, aposte no trabalho da sua inteligência emocional ao se desenvolver profissionalmente.

Experiências 

Muito provável que você nunca tenha pensado que as suas experiências também são peças-chave para o seu desenvolvimento profissional. Afinal, muitas experiências profissionais são tão frustrantes que nem queremos mais lembrar delas.

Mas saiba que até mesmo essas experiências são importantes para moldar o seu desenvolvimento. 

Retome ligeiramente momentos marcantes da sua vida profissional, bons e ruins, e busque encontrar o que de diferente você poderia ter feito para evitar a situação ou ter feito algo melhor ainda.

Você pode tirar aprendizados de onde nem imagina, e começar pelas suas experiências é o melhor caminho. 

Foto: Pessoas foto criado por lookstudio – br.freepik.com