Conheça as vantagens de ter um processo de recrutamento interno

Conheça as vantagens de ter um processo de recrutamento interno

Contratar um novo colaborador, em alguns contextos, pode ser um processo complicado e estressante. 

Há muitos esforços por trás do processo para atrair, avaliar a escolha, entrevistar o candidato e então decidir a contratação do profissional. Apesar dos diferentes esforços, não estamos livres de contratar alguém que no fim não se encaixe tão bem na vaga. 

Infelizmente, esse é um risco que a empresa está sujeita ao contratar um novo profissional.

O recrutamento interno tem sido a principal alternativa das empresas que buscam diminuir os gastos com o processo de contratação, bem como ter mais sucesso no preenchimento de uma nova vaga.

Mas essas não são as únicas vantagens do recrutamento interno. 

Confira abaixo o que mais o recrutamento interno pode proporcionar de vantagens à empresa. 

Você já conhece os candidatos

Uma contratação incorreta ou de baixa correspondência pode ter alto custo para a empresa, tanto em valor quanto em tempo. Além disso, esse tipo de contratação resulta em altas taxas de rotatividade, o que afeta também a imagem da empresa.  

Uma das vantagens do recrutamento interno é ter um nível de risco baixíssimo sobre a ocupação de uma nova vaga. Embora você nunca tenha visto tal colaborador exercendo determinada função, você já conhece o desempenho dele em sua empresa. 

Ou seja, já sabe como ele se encaixa na cultura, como lida com conflitos e problemas, e o mais importante: qual é o nível de desenvolvimento dele dentro da empresa.

O custo de contratação é menor

Ao contratar internamente, você não só evita o risco de uma contratação incorreta, como também economiza em diversas etapas do processo de contratação. 

Entre os custos que você pode reduzir ao contratar internamente estão os custos de divulgação, contratação de banco de talentos para encontrar candidatos e muitos outros.

Facilidade para encontrar os talentos

Empresas que se preocupam com o desenvolvimento dos colaboradores estão sempre cheia de talentos e profissionais totalmente engajados com suas atividades. 

O recrutamento interno pode ser uma ótima forma de você valorizar a sua equipe, como também uma forma de ajudar os colaboradores com o seu desenvolvimento profissional. 

Ao dar uma oportunidade a um colaborador que já faz parte de sua equipe, além de evitar diversos riscos de fazer uma contratação incorreta, você aumenta a motivação e a segurança dele, mantendo-o engajado com a empresa e com a própria evolução.

Melhora a marca empregadora

O desejo de todo novo funcionário na empresa é poder crescer junto com a organização, isso é um fato. Ninguém aceita um novo desafio para realizar a mesma função pelos próximos dez anos.

Ao usar as oportunidades de crescimento como argumento de venda em seu processo de recrutamento, além de atrair mais talentos você contribui para a valorização e o fortalecimento de sua marca empregadora.

Aumento do engajamento dos colaboradores

Não há uma maneira melhor de aumentar a motivação e o engajamento de seus colaboradores do que dar a eles oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Aproveite a possibilidade de recrutamento interno para valorizar ainda mais os seus colaboradores e ofereça novas e diferentes oportunidades para eles. A partir disso, pode ter certeza, que você descobrirá talentos que nem imaginava.

Possibilidade de resultados mais rápidos

Quando você contrata um novo colaborador, é comum levar um tempo até que ele consiga realizar suas atividades sem precisar de algum apoio ou suporte de um outro colaborador.

Isso porque ele estará em contato com uma nova cultura, novas pessoas, nova organização de trabalho, e esse tempo de adaptação também pode interferir nos resultados a curto prazo.

Com o recrutamento interno isso não acontece. Quando você promove um colaborador da empresa para um novo cargo, esse tempo de adaptação praticamente não existe, além do tempo de conhecimento da nova função.

Foto Technology photo created by wayhomestudio