Saiba tudo sobre a entrevista de emprego

Guia completo sobre entrevista de emprego

Passar por uma entrevista de emprego nem sempre é algo simples. Muitas pessoas acabam não sabendo o que fazer nessa hora e isso pode atrapalhar o resultado do processo seletivo.

Saber como se comportar nesse momento é fundamental. Assim, é possível alcançar o objetivo em questão. Portanto, aqui você vai acompanhar o que não falar na hora de conseguir um trabalho e saberá exatamente como se portar nesse tipo de evento.

Estude sobre a empresa

Essa é a primeira coisa que você tem que fazer. Estudar sobre a companhia é muito importante e isso te permite ter uma noção mais completa com relação à ela. Além disso, é uma forma de mostrar comprometimento. 

Conhecer a história da empresa pode te ajudar muito na entrevista de emprego. Dessa forma, vale muito a pena investir um tempo estudando sobre isso. Você consegue mostrar à equipe que é proativo e gosta de se mostrar presente.

Caso não tenha experiência, estude sobre a profissão

Nem todo mundo conta com um conjunto amplo de experiência de mercado. No entanto, não deixe isso ser um problema pra você. Existem formas de contornar essa situação, e a melhor maneira é sempre aprender o que puder sobre a profissão.

Caso esteja prestando para uma posição de assistente administrativo, tudo bem. Assim, comece a pesquisar mais sobre esse cargo, logo você começa a entender como tudo funciona.

Uma dica é buscar conhecer o que faz um profissional desses. Ainda, durante uma entrevista de emprego, a experiência é importante, mas ao mostrar dedicação em aprender, isso tem tudo para deixar de ser um empecilho. 

Os contratantes vão perceber o seu comprometimento. Então, lembre-se que demonstrar serviço e força de vontade são fatores determinantes.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Existem alguns comportamentos que você deve evitar durante uma entrevista. Eles podem acabar atrapalhando o curso desta última. Então, seja uma resposta incompleta, uma postura errada, tudo pode interferir.

Com isso, é importante que você preste muita atenção nesse quesito. No entanto, o ideal é que tudo aconteça de forma natural. Logo, isso só é possível quando se conhece questões comportamentais, porque elas tornam a entrevista de emprego mais leve.

Agora, não ache que isso é coisa de outro mundo, muito pelo contrário. Assim, nos tópicos seguintes, você vai aprender mais sobre isso. Perceba como simples ações podem ser imprescindíveis para conseguir um trabalho.

10 Dicas do que falar em uma entrevista de emprego

Finalmente, é hora de conhecer as dicas que vão te ajudar nesse processo. Cada uma delas tem a sua devida importância. Dessa forma, procure não negligenciar nenhuma, além disso, note como estes 10 conselhos podem contribuir com sua postura diária. 

É interessante sempre manter um comportamento exemplar na profissão. Para tornar tudo mais didático, as dicas estão dispostas em ordem. Portanto, você só precisa mesmo colocá-las em prática na entrevista de emprego.

1ª – Seja sempre sincero, mas educado na entrevista de emprego

Mentir nunca é uma boa ideia e cada vez mais a sinceridade tem sido valorizada. Sendo assim, procure manter sempre esse valor. Caso seja questionado sobre algo e não saiba a resposta, tudo bem. 

Fale a verdade, ressaltando o quão grande é sua vontade de aprender. Ainda, a combinação perfeita é sinceridade e educação. Não dê respostas secas, principalmente quando a pergunta não te favorece. 

O importante é mostrar disposição e comprometimento. Entenda que existe uma grande diferença entre mentir e se mostrar disposto e os contratantes notam isso na entrevista de emprego

Muitas vezes, quem consegue o trabalho não é quem sabe mais. O profissional mais educado e sincero consegue a vaga.

2ª – Pense e respire antes de falar, use o método do copo d’água

Muitas pessoas são impulsivas na hora de falar. Em um momento como esse, tal ação pode ser prejudicial, portanto, tente sempre respirar e pensar. Essa é a melhor maneira de garantir que o que está sendo dito é de fato coerente.

O método copo d’água serve exatamente para isso. Assim, tomar um gole do líquido te dá tempo de formular melhor uma resposta, mas tenha cuidado. Não abuse dessa técnica, caso contrário, parecerá que você está nervoso e isso pode atrapalhar.

Em uma entrevista de emprego, manter o foco é essencial. Então, busque sempre analisar suas respostas. Quando se está confiante, isso acontece de forma quase que natural.

3ª – Seja positivo(a) sempre

Pessimismo não vai te levar a lugar algum, acredite. Nenhum contratante quer ver um entrevistado desanimado. O otimismo é uma das características que mais se destaca em um profissional, mas isso não significa tirar o pé do chão.

Ser positivo é acreditar que as coisas podem acontecer. Então, mantenha o tom da conversa nessa linha. Isso torna o processo de seleção mais leve, além disso, quem está recrutando sente que você está à vontade com aquilo.

As consequências disso são respostas mais coerentes e um clima mais tranquilo. Sua entrevista de emprego tem tudo para dar certo. Portanto, tenha o otimismo como um grande aliado nesse momento e em toda sua carreira profissional.

4ª – Observe quem faz a entrevista de emprego, atenção!

É muito importante prestar atenção no recrutador. Observe seu comportamento e sua postura também. Isso te ajuda a perceber o quão bem está  indo a conversa, assim, você pode mudar ou seguir na mesma linha.

Essa análise é muito interessante. Então, veja se a pessoa parece confortável, relaxada. Além disso, note se ela é mais séria ou mais extrovertida. Tudo isso te ajuda na hora de conduzir uma conversa.

5ª – Pense antes de responder, mas não trave

Lembre-se da dica que foi dada mais acima. É importante pensar nas suas respostas antes de falar. Porém, muito cuidado para não passar insegurança. Travar na hora da entrevista de emprego não é legal. 

Além de mostrar nervosismo, pode ser que o contratante não tenha uma boa impressão de você. Dessa forma, caso sofra com algum agravante que possa tornar essa situação possível, calma. 

Lembre-se que você é um profissional de qualidade. Ainda, tenha em mente que ali é uma conversa para a empresa lhe conhecer. Ou seja, respire fundo e acredite no seu potencial para estar ali.

6ª – Não minta e seja direto na entrevista de emprego

Mais acima falamos do quão importante é não mentir. Junto a isso, a clareza é outra característica essencial. Não enrole para dar uma resposta, seja assertivo e direto naquilo que foi questionado.

A entrevista de emprego serve para mostrar suas competências. Sendo assim, procure ser sempre objetivo. Agora, cuidado. Lembre-se da simpatia, a dica não é dar respostas secas e sem argumentos. 

Mantenha o foco na conversa e torne ela natural. Não precisa levar horas para encerrar o assunto. Mas, não deixe a entrevista ganhar um tom automático e sem graça.

7ª – Faça perguntas inteligentes e de acordo com a empresa

Fazer perguntas inteligentes chamam a atenção do contratante, é por meio delas que você demonstra curiosidade e torna a conversa mais interessante. Sem falar que é possível mostrar que a empresa é algo que lhe desperta comprometimento.

Fazer questionamentos neste momento te ajuda a equilibrar o tom da entrevista. Assim, você responde o que precisa. Claro, tudo ao mesmo tempo em que pergunta aquilo que lhe desperta curiosidade.

Uma forma de tornar a entrevista de emprego mais legal é estudar sobre a empresa. Então, você pode, por exemplo, abordar sobre a história da companhia. 

Fale o que sabe sobre isso e engate um questionamento. A conversa pode se tornar muito mais favorável dessa maneira. 

8ª – Demonstre conhecimento sobre a profissão

Estude sobre a companhia e sobre o cargo que está em questão. Não esqueça que a experiência nem sempre é o mais importante. Demonstrar interesse e conhecimento geralmente é muito levado em consideração pelo recrutador.

9ª – Não fale mal do antigo empregador

Esse é um erro que muitos profissionais amadores cometem. Jamais fale mal do antigo empregador, isso mostra uma falta de ética enorme. Sem falar que o contratante já vai ficar desconfiado de você.

Caso seu antigo chefe não tenha sido bom, tudo bem. No entanto, entenda que não vale a pena falar sobre o passado nesse processo. A entrevista de emprego é sobre você e a atual empresa. Dessa forma, não insira integrantes desnecessários. 

Gaste o tempo falando sobre suas habilidades e respondendo os questionamentos feitos. Com isso, você garante que está usando tudo a seu favor. Isso faz toda a diferença no final das contas.

10ª – Seja simpático (não falso) e pró-ativo

Ninguém deve ir para uma entrevista e não mostrar simpatia. Lembre-se que ali é o primeiro contato mais direto que se tem com você. Dessa forma, se mostre feliz de estar ali. Agora, cuidado para não passar do ponto.

O ser simpático tem a ver com empolgação. Portanto, quando se exagera, fica parecendo que se está sendo falso. Assim, uma dica é sempre manter a proatividade. Logo, se mostre pronto para começar o serviço na entrevista de emprego

Deixe transparecer que você está feliz com a oportunidade e que pretende aproveitá-la. A principal dica é, seja natural. Não demonstre algo que não é. Comprometimento, simpatia e proatividade são características de um profissional empolgado para trabalhar. 

Portanto, não tem motivos para se preocupar com isso. Permita que o recrutador te conheça. Dessa forma, a entrevista se torna mais leve e eficaz. Suas chances de ser contratado aumentam de forma absurda, acredite.

Coloque as dicas em prática

Pronto, agora você já sabe absolutamente tudo sobre o assunto. Então, é a sua vez. Pegue todas essas 10 dicas e comece a colocá-las em prática. Com elas, você não vai precisar fazer outra entrevista de emprego para conseguir um bom trabalho.

Foto de Christina @ wocintechchat.com em Unsplash