profissional da area administrativa

Conheça o Profissional da área Administrativa

Um profissional que atua no setor administrativo é muito importante para qualquer empresa. Ele é responsável por desenvolver tarefas para vários setores, especialmente dentro do escritório. Não é difícil encontrar vagas no mercado com diversos tipos de descrições, justamente por causa desta flexibilidade do cargo. 

Grande parte das vagas exige o ensino médico completo do candidato. No entanto, para conquistar um diferencial competitivo no mercado, é muito importante incrementar o currículo com cursos técnicos, profissionalizantes e de graduação. 

Quer descobrir mais detalhes sobre essa profissão? 

Então, continue com a leitura e tire as principais dúvidas sobre características e perfil de um candidato para vaga administrativa. 

Essa é uma ótima chance para conquistar o primeiro emprego

Quais são as principais tarefas do profissional administrativo? 

No cargo administrativo, o profissional desempenha diversas funções. Dentre as mais comuns, encontram-se:

  • atendimento telefônico e presencial;
  • organização de arquivos;recepção e envio de documentos;
  • verificação da entrada e saída de correspondências;
  • auxílio aos assistentes, analistas e supervisores nas atividades propostas.

É fundamental deixar claro que as tarefas mencionadas acima podem sofrer alterações conforme a empresa e o tamanho do setor. 

A flexibilidade é uma das principais tarefas desse profissional, principalmente porque não há uma rotina definida na maioria das organizações. 

Quais são as habilidades mais valorizadas no setor administrativo?

Sabemos que a área administrativa pode ajudar vários setores da empresa. Por isso, é importante ter algumas características para impressionar os recrutadores. Os soft skills mais solicitados são:

  • boa capacidade de comunicação;
  • ética;
  • empatia; cordialidade;
  • resiliência
  • e flexibilidade quanto às mudanças de tarefas. 

A lista ainda tem: paciência para lidar com pessoas de diferentes personalidades;

  • organização;
  • criatividade;
  • pró-atividade
  • e senso de liderança.

Para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, recomendamos procurar não só cursos para desenvolvimento profissional, mas também para desenvolvimento pessoal. Assim, terá mais facilidade para desempenhar as tarefas técnicas e manter um bom relacionamento com o restante da equipe. 

Como é a rotina do profissional administrativo? 

Uma das principais características do profissional administrativo é o conhecimento em informática. Não adianta conhecer a rotina da área se não consegue automatizar os processos e trabalhar com agilidade. 

Além de entender o pacote office, é importante ter domínio com os teclados. Um bom colaborador é aquele que consegue digitar com rapidez e sem erros de digitação

Ao conquistar uma relação saudável com os teclados, fica mais fácil concluir as demandas do dia a dia. 

  • Manutenção de documentos: registrar entrada e saída; selecionar; enviar para os colaboradores e áreas corretas; verificar e executar os procedimentos conforme solicitação; arquivá-los e organizá-los; 
  • Registro de informações: produzir e atualizar planilhas de acordo com orientações e dados coletores. Fazer cálculos e análises conforme as informações requisitadas; 
  • Monitorar processos administrativos: analisar prazos e vencimentos de notas fiscais, contratos e documentos em órgãos públicos. Atualizar certidões correspondentes ao CNPJ na área contábil e financeira; 
  • Atendimento ao público: receber e ligar para os clientes e fornecedores da empresa. Tirar todas as dúvidas com o objetivo de se tornar referência na área. Monitorar as alterações ocorridas na empresa com ética e sigilo; 
  • Auxílio ao setor de Recursos Humanos: ajudar no decorrer dos processos seletivos ligando para os candidatos. Verificar os dados que foram lançados na folha de pagamentos e na planilha de benefícios. Auxiliar na análise do ponto eletrônico e no arquivamento dos documentos.

O profissional ainda apoia a área financeira e contábil, o almoxarifado e o setor logístico. 

Para ter sucesso na maioria das tarefas, recomendamos investir em um bom curso de digitação. Existem diversas opções disponíveis no mercado, como a Digitow

Percebeu o quanto o setor administrativo é importante para o sucesso de um negócio? Então, invista em seu conhecimento e garanta logo uma vaga. 
Após descobrir quais são as principais características e perfil de um candidato para a vaga administrativa, saiba como se comportar em uma entrevista de emprego. Assim, terá mais chance de ser aprovado em um processo seletivo.

Deixe um comentário