Como passar em um processo seletivo no Brasil

Como passar em um processo seletivo no Brasil

O processo seletivo é um dos métodos mais usados pelas empresas de todo o mundo, no que diz respeito à seleção de novos empregados. A cada ano, mais criterioso esta etapa fica e você deve estar preparado. 

Por isso, se você quiser se destacar dos demais candidatos e se tornar o favorito para garantir a vaga, prepare-se de modo inteligente e eficaz, seguindo as recomendações deste artigo.

O que é um processo seletivo?

Um processo seletivo é a maneira com que as empresas decidem que candidatos ao emprego irão receber a vaga. Para isto, usam diversas técnicas de avaliação.

Eles funcionam como uma peneira, descartando tudo aquilo que não for necessário e preservando apenas o bom. Ou seja, os candidatos realmente preparados.

As técnicas usadas por essas empresas são as mais diversas. Aliás, o conhecimento, domínio da língua inglesa, por exemplo, são bons filtros de seleção.

Esta técnica é tão comum que candidatos que não dominam o inglês podem ser, facilmente, desclassificados. Então, uma dica é: domine o inglês ou outras línguas, porque é um grande diferencial. 

Um processo seletivo também identifica as habilidades do candidato, assim, quanto mais diferenciais possuir, mais chances de você passar em uma destas seleções.

Por fim, é essencial que você saiba como se preparar para um destes processos. Portanto, se preocupando com a imagem que quer passar, com o currículo, com seus objetivos na empresa.

Onde o processo seletivo é aplicado

Os processos seletivos são aplicados em empresas que buscam contratar novos funcionários. A equipe do RH (Recursos Humanos) é responsável por estas contratações. 

Existem, portanto, maneiras de impressionar os recrutadores, como: 

  • Conheça bem seus diferenciais;
  • Fale de sua experiência em empresas;
  • Demonstre sua importância em outros locais;
  • Mostre a relevância que você pode trazer à equipe;
  • Converse de igual para igual na entrevista;
  • Mostre confiança e humildade;
  • Faça as perguntas certas para o entrevistador;
  • Mantenha contato e fique à disposição após a entrevista.

É importante dizer que qualquer um pode se candidatar às vagas de emprego e ter uma boa entrevista, desde que esteja preparado para o processo seletivo

Por fim, vale ressaltar que, devido à pandemia, as entrevistas online são cada vez mais comuns. Portanto, é necessário que você domine certas técnicas para sair bem. 

Tipos de processo seletivo

Os tipos de processo seletivo são os mais diversos e cada um necessita de uma atenção especial. De modo que, quanto mais você conhecer o que irá passar, mais fácil será garantir a vaga.

Os tipos de processos mais comuns são as entrevistas, e entre elas:

  • Emprego técnico;
  • Comportamental;
  • Com estudo do caso;
  • Simulada;
  • Coletiva;
  • Painel;
  • De campo.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma e como preparar-se para esse momento. Assim, é mais fácil conseguir um resultado positivo.

Entrevista de emprego técnico

Esse tipo de entrevista exige conhecimentos específicos e técnicos, como uso de máquinas. É o caso, por exemplo, dos empregos em fábricas, transporte público.

Estas entrevistas são feitas por especialistas, por isso, o domínio das técnicas é essencial. Afinal, eles sabem como avaliar e conhecem a ação na prática.

Há ainda, apesar do emprego não se tratar de um emprego técnico, empresas que exigem conhecimentos específicos como raciocínio lógico e digitação. 

Comportamental ou por competências

Este é um dos mais comuns tipos de entrevista e trabalha as capacidades e competências do entrevistado. Assim, conta sua experiência em outras empresas e como você pode contribuir.

Outra questão para se atentar é que eles avaliam como sua personalidade se encaixa na cultura da empresa. Portanto, antes desse momento estude e conheça quais os pilares para a vaga que deseja.

Por fim, neste tipo de entrevista, analisa-se seu comportamento. Por isso, é importante que você procure empresas que combinem com sua personalidade.

Entrevista com estudo do caso

Ela exige que você possua conhecimento na área para resolver problemas que serão apresentados. Isso torna a entrevista mais difícil, porque leva em conta sua habilidade. Mas, se você estiver preparado, terá muita vantagem aos demais candidatos.  

Entrevista simulada

É uma simulação da entrevista real, que deve ocorrer logo na sequência. Nelas, o agente do RH ou o gestor da empresa irá avaliar suas histórias e sua capacidade de gerar uma boa impressão.

Este tipo de entrevista é muito valioso para aquele que está sendo entrevistado, afinal, receber um feedback sobre o que pode melhorar e em que errou pode fazer com que este momento aconteça de uma forma muito eficaz. 

Entrevista coletiva

São aquelas feitas em grupos, com todos participando juntos. Isto é comum quando as habilidades dos candidatos são muito parecidas. Aliás, esta é uma ótima chance de você se destacar dos demais e demonstrar seus diferenciais.

Entrevista painel

Ocorrem na presença de vários especialistas na empresa, de modo que as habilidades específicas são avaliadas. Assim, estes gestores fazem perguntas muito específicas sobre a realidade da empresa.

Nestes casos, é importante manter o raciocínio lógico, uma boa postura e demonstrar confiança para os entrevistadores. 

Entrevista de campo

Embora sejam bastante incomuns no Brasil, as entrevistas de campo são bem interessantes. Nelas, as empresas vão até as faculdades para entrevistar alunos que se destacam em sala de aula.

Entrevistas assim beneficiam muito os alunos mais esforçados e que se destacam e que chamam a atenção dos professores. Então, é uma oportunidade de conquistar pessoas qualificadas e em formação, prontos para aprenderem.

Quais são as etapas do processo seletivo?

As etapas de um processo seletivo geralmente são:

  • Análise de currículo;
  • Dinâmicas de grupo; 
  • Entrevista individual;
  • Análise psicológica;
  • Teste de conhecimentos gerais.

Em geral, é importante que se destaque em cada etapa. Por exemplo, tenha um currículo bem feito e otimizado. Já na dinâmica, deixe claro seu perfil e as características que possui.

Na entrevista, seja sucinto, mas venda bem a sua imagem e demonstre as vantagens que a empresa terá ao contratá-lo. Em seguida, na análise, mantenha a sinceridade, para que o resultado seja real.

Por fim, esteja preparado para o teste de conhecimentos gerais. Assim, olhe as notícias do mundo e, especialmente, de sua área de atuação. Bem como, veja as novidades da empresa.

O que preciso para estudar para um processo seletivo?

Os conteúdos a serem estudados são muitos, por exemplo, os problemas do mercado e boas soluções, treine a digitação, que tem sido um bom diferencial, bem como, o domínio do inglês.

Procure desenvolver sua comunicação e as relações interpessoais. Assim, deixe a timidez de lado e, busque, por fim, demonstrar uma boa qualificação profissional.

Você pode demonstrar a qualificação ao listar cursos que você já fez. Aliás, uma dica preciosa é que existem faculdades que oferecem cursos gratuitos e podem agregar um grande peso ao seu currículo, como as universidades de Harvard e Stanford.

Melhor currículo para processo seletivo

O currículo é uma parte muito importante do processo seletivo, afinal, nele está reunido todas as suas experiências acadêmicas e profissionais.

Veja algumas dicas para um currículo ideal, assim, chamando a atenção dos recrutadores:

  • Economize em dados pessoais;
  • Especifique bem sua área de trabalho;
  • Descreva sua formação; 
  • Resuma suas qualificações;
  • Seja simples; 
  • Tenha cuidado com a linguagem que você usa; 
  • Descarte imagens e fotos;
  • Demonstre diferenciais, como cursos extras e domínio de línguas.

Aplique as dicas e tenha um currículo mais eficaz em suas entrevistas. Aliás, ele é sua primeira impressão no ambiente de trabalho, então, tenha cuidado.

Dicas para ter um processo seletivo de sucesso

Depois de tantas dicas, revise alguns pontos, para que fique mais fácil entender todo esse conteúdo. Bem como, ter resultados incríveis com as mudanças.

Procure uma boa formação

Mostre as experiências que te qualificam para o emprego. Busque, portanto, estar sempre mais conhecimento por meio de cursos na sua área de formação.

Mostre os diferenciais 

Domine técnicas que os demais candidatos não dominarão, como raciocínio lógico, habilidades de digitação, conhecimento de outras línguas.

Tenha uma boa postura

Demonstre uma boa imagem, se vista de forma ideal para a entrevista e fale corretamente. Mantenha, por fim, uma postura adequada.

Conheça os tipos de entrevista

Saiba o que você irá enfrentar e se prepare para isso. Além disso, cuidado com o currículo e tenha uma boa comunicação. 

Prepare-se para o processo seletivo

Para ter bons resultados em seu processo seletivo é importante a preparação. Então, siga as dicas e esteja pronto antes desse momento. Além disso, é uma forma de entender como acontece e evitar ansiedade.

São essas atividades que podem garantir o emprego dos sonhos, portanto, aproveite o máximo possível. Assim, terá uma vida de muito sucesso.