aprender ingles de gratis sozinho

Como aprender inglês rápido e sozinho (grátis)

Aprender um novo idioma é algo muito bom, tanto para carreira, quanto para a vida pessoal. Com um novo idioma é possível fazer amigos ao redor do mundo, conseguir uma aumento no emprego, ou até mesmo conseguir um emprego internacional por atuar com clientes estrangeiros.

Mas para começar a aprender você não precisa de investir dinheiro. É possível fazer vários processos e aprender até um certo nível sem gastar um centavo.

Mas apenas ver vídeos no YouTube também não resolve. Para isso trouxe alguns aplicativos que podem ajudar no processo de aprendizagem te guiando da maneira correta, para evitar erros.

Neste conteúdo irei mostrar ferramentas que servem tanto para o inglês como outra lingua.

Lyrics Training

Lyrics Training  - Seleção de músicas
Lyrics Training – Seleção de músicas

O aplicativo Lyrics Training é voltado para treino de escrita e escuta (listening). Você pode escolher o idioma que deseja ouvir músicas e ele criará uma espécie de karaokê, onde você precisa completar com as palavras ausentes da música. É bem dinâmico e rápido, pois cada lição acaba sendo o tempo da música.

Duolingo

Duolingo Timeline
Duolingo Timeline
Duolingo Stories
Duolingo Stories

Um dos aplicativos mais conhecidos de línguas online, o Duolingo é voltado especialmente para usuários que procuram formas divertidas e práticas de estudarem novos idiomas podendo fazer poucos minutos por dia.

O aplicativo disponibiliza diversas fases com exercícios de escrita, leitura, escuta e fala de forma bastante visual dos níveis básico ao fluente. Funciona melhor se usar um fone de ouvido na parte da fala.

Ao finalizar os exercícios, tem uma propaganda e você tem “vidas” limitadas para dar continuidade após erros. Mas você consegue ganhar novas “vidas” exercitando todo dia ou pagando um plano sem propaganda com vidas ilimitadas.

Além do inglês, estão disponíveis exercícios de francês, alemão, espanhol, russo, italiano e várias outras línguas. No aplicativo, é possível aprender até duas línguas simultaneamente, onde é separado por trilhas de linguagem.

Rosetta Stone

Rosetta Stone - Tela de exercício
Rosetta Stone – Tela de exercício

O aplicativo Rosetta Stone é um aplicativo bem antigo, mas reformulado para o mundo mobile. Antigamente era possível comprar um CD onde você aprendia através de vídeos e exercícios de fala.

Hoje em dia é possível utilizar o Rosetta no seu Android ou IOs. Como forma gratuita, é possível fazer 30 minutos de exercícios diários sem cortes. Para treinar mais tempo é necessário adquirir um plano.

Canais do YouTube

Uma forma bem comum de ver línguas na prática, é usando canais de professores no YouTube. Mas lembre-se, utilize canais em que 100% da aula seja na língua que deseja aprender. Não tente usar um canal em que tudo é explicado em português para aprender inglês. Afinal, estrangeiros também aprendem direto na língua nativa.

Um erro muito comum em aprender línguas no Brasil é utilizar o método de tradução, que não consegue atender numa fluência completa.

Podcasts de língua estrangeira

Um outro método para intercalar seus dias de estudo, é utilizar de podcasts ou até mesmo notícias.

O Daily Easy English Expression Podcast, é um podcast do Spotify que sempre traz dicas de expressões na língua de forma clara e com uma boa dicção para estrangeiros. Assim como este canal, existem outros que podem trazer conhecimento de forma prática para ser usada no seu dia a dia.

Busque e teste vários modelos, não se apegue apenas a um, aproveite das diferenças culturais e estilos para aprender mais.

Gostou das dicas? Conhece algum canal para indicar? Envie para a gente!

Deixe um comentário