Veja dicas para escolher a carreira certa

Veja dicas para escolher a carreira certa

A verdade é que escolher uma carreira não é nada fácil. Ainda mais atualmente, com tantas opções, além das mais tradicionais. Assim, surgem tantas dúvidas que você se sente incapaz de tomar uma decisão definitiva.

Caso se encaixe nessa situação, fique tranquilo. Pois, este post vai dar várias dicas a fim de que você siga o melhor caminho. Aliás, vale ressaltar que nada é imutável quando se trata de profissões. Então, tire esse peso dos ombros e acompanhe o texto a seguir.

O que é uma carreira?

Ela é a trajetória de um profissional. Assim, trata-se de todas as decisões tomadas, da formação profissional ao primeiro emprego e o momento presente. Ou seja, é a maneira com que a pessoa exerce sua profissão. 

Para ter sucesso na empreitada, é necessário alcançar seus objetivos de curto e longo prazo. Portanto, quem faz uma escolha clara, sabe melhor qual caminho trilhar. Logo, a chance de se tornar bem-sucedido é bem maior. Mas, sempre pode acontecer mudanças.

Oportunidades inesperadas que você nem chegou a considerar antes. Dessa forma, é justo afirmar que nenhuma escolha é imutável. Enfim, é sobre isso que você vai ver a seguir.

Tenho que escolher uma carreira para a vida inteira?

Isso não precisa se tornar um dilema sem fim. Afinal, nenhuma decisão é para a vida toda, já que tudo muda o tempo todo. No entanto, é um momento muito importante que deve ser bem pensado. 

O futuro é impossível de se prever. Logo, você não é obrigado a se prender aquela escolha para sempre. Com certeza, é possível trilhar novos rumos profissionais. 

As necessidades da sociedade, bem como o mercado de trabalho estão em constante mudança. Por isso, para alguns profissionais, é preciso redirecionar suas carreiras. 

Muitos exemplos reais surgiram durante a pandemia da COVID-19. Pois, muitos perderam o trabalho e tiveram que criar novas fontes de renda. Então, não existem boas ou más escolhas. Mas sim, decisões maduras e seguras para aquele momento da sua vida.

Dicas para você escolher a sua carreira

A maioria dos jovens saem do ensino médio tendo que tomar uma decisão sobre isso. Além disso, eles têm que lidar também com:

  • A pressão dos pais;
  • O medo de falhar;
  • As indecisões e inseguranças sobre o futuro;
  • E as expectativas sociais.

Veja todas as dicas para que você comece sua jornada satisfeito com sua escolha. Dessa forma, confira cada uma delas adiante.

Conheça o seu perfil, o que você gosta

Esse é um dos critérios mais importantes na tomada dessa decisão, já que é necessário saber:

  • No que você é bom;
  • Seus talentos;
  • O que gosta de fazer;
  • E o que não gosta. 

O autoconhecimento é fundamental para escrever o início da sua carreira profissional. Esse é o ponto de partida para:

  • Ganhar experiências;
  • Atingir metas;
  • Concretizar projetos;
  • Alcançar o sucesso.

Vale ressaltar que o caminho a ser trilhado precisa estar alinhado com seus valores e propósitos. Afinal, o trabalho ocupa uma grande parte na vida de cada um. Assim, esse é o momento de descobrir quem você é, quem deseja ser e onde quer chegar.

Teste vocacional vale a pena?

Uma das opções para os mais indecisos é um curso de orientação profissional. Ou seja, a pessoa aprende mais sobre suas preferências, habilidades e competências. 

É uma maneira de fazer o indivíduo enxergar a carreira com a qual ele mais tem afinidade. Por outro lado, há os testes vocacionais. No entanto, eles são um pouco mais básicos. 

Um conjunto de perguntas são criadas por um psicólogo, junto com um sistema de pontos.

A partir das respostas, é definido qual área tem mais em comum com cada tipo de perfil. 

Na internet, há vários testes disponíveis. Porém, é recomendável procurar um profissional para aplicá-lo em você. Com certeza, é mais confiável. 

Suponha que você seja uma pessoa comunicativa e detesta matemática. Sem dúvida, a área de exatas não é a mais indicada. Por outro lado, caso você não goste de lidar com o público, é melhor evitar a área da saúde.

Estude o mercado atual de trabalho e oportunidades de carreira

Não saber qual caminho seguir é normal. Afinal, é uma decisão importante, então o mais indicado é pesquisar, assim:

  • Estude sobre as várias áreas que existem (humanas, exatas ou biológicas);
  • Visite as universidades que te interessam;
  • Saiba mais sobre os cursos disponíveis em cada uma.

O bom de ler sobre tudo isso, é porque muitas vezes temos pouco conhecimento sobre determinada profissão. Aliás, em alguns casos, temos uma percepção até mesmo equivocada.

Conheça o mercado de trabalho

É essencial entender as possibilidades que cada carreira tem a oferecer. Logo, uma dica bacana é visitar empresas. É uma forma mais prática de ver o que te agrada e desagrada naquele ramo. E ler sempre, principalmente sobre:

  • Chance de crescimento em determinado setor;
  • As profissões do futuro;
  • Concorrência de mercado;
  • Média salarial e muito mais.

Use a internet a seu favor para encontrar as respostas acima. Pois, mesmo que tenha em mente o que fazer, antes você deve analisar o mercado. Por exemplo, se há muitas vagas disponíveis, a saturação de profissionais nessa área.

É uma maneira de trilhar um caminho realista. A fim de não se frustrar mais adiante. Portanto, leve em consideração uma carreira com a qual tenha afinidade e que esteja em alta.

Descubra sobre aperfeiçoamentos

Hoje em dia, as empresas têm buscado uma maior participação de seus funcionários. Por isso, a procura por mudanças tem sido constante nas estruturas organizacionais. O que essas transformações visam é:

  • Investir em programas de parcerias;
  • Treinamento intensivo;
  • Preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores.

A melhor maneira de se destacar é realizando um desenvolvimento contínuo. Pois assim, você aprimora suas habilidades e elimina suas dificuldades.

Saiba investir no seu potencial, a fim de se tornar um futuro profissional indispensável. Busque ir além do que você deseja. 

Todos têm um incrível potencial, mas para acessá-lo é necessário se desenvolver de forma constante. Enfim, nunca pare de investir em si mesmo, seja na vida profissional ou pessoal.

Comece por estágios, adquira experiência para a sua carreira

A dica é fazer estágio em diferentes empresas, caso esteja na faculdade. Por outro lado, se estiver na escola, busque oportunidades como jovem aprendiz. 

É a maneira mais prática de conhecer o dia a dia de vários tipos de profissionais. Com o intuito de te ajudar a escolher seu próprio caminho.

Uma outra opção, é o intercâmbio. Afinal, estar em meio a culturas diferentes vai expandir sua visão de mundo. Além disso, ao estudar fora do país, vai aprender mais sobre o mercado internacional. Caso tenha essa chance não desperdice.

Não escolha a sua carreira por dinheiro e sim por que gosta

É importante não deixar de lado o que te faz feliz e bem. Por isso, não veja apenas o aspecto financeiro e defina suas prioridades, afinal, o que você prefere:

  • Estar satisfeito com o seu emprego;
  • Ou ter dinheiro.

Claro que uma escolha não necessariamente elimina a outra. Mas também nem sempre elas andam juntas. 

É preciso achar um equilíbrio. Trabalho não é hobby, mas você precisa ter algum prazer naquilo. Porém, se for uma função que paga muito bem, com ótimos benefícios, mas afeta sua saúde mental, não compensa.

Liste todas as opções baseado no que você gosta de fazer. Por exemplo, caso tenha mais afinidade com a área de exatas. Há vários segmentos de trabalho, como contabilidade. Assim, pesquise e selecione algumas que você consiga se ver exercendo. 

Converse com profissionais da carreira pretendida

Essa é a maneira ideal de evitar decepções no futuro. Além disso, é o melhor jeito de entender mais sobre a realidade daquela profissão e também:

Apenas entender o mercado de trabalho e a parte teórica não é o suficiente. É preciso uma dose de prática, o lado bom e ruim daquela ocupação. Logo, pessoas formadas são a melhor fonte de informação. Pois te dirão fatos que a internet e os livros não dizem.

Não tenha constrangimentos em questionar sobre tudo, desde o dia a dia até o salário. Afinal, essa é a sua chance de finalmente descobrir se aquela carreira é para você. Bem como, uma forma de se preparar mais para o futuro que lhe aguarda.

Planeje e reflita o que você espera

Antes de tomar uma decisão, esteja ciente que qualquer caminho que seguir vai exigir esforço e investimento financeiro. Por isso, analise bem:

  • Suas finanças;
  • Talentos;
  • O retorno que você terá;
  • As chances de evoluir.

Faça planos e calcule se daqui há 5 anos você vai estar onde deseja naquela área. Também vale a pena criar uma lista de prós e contras sobre aquela carreira. Principalmente, em caso de dúvida sobre mais de uma opção. 

Seja realista, mas sem deixar de lado seus gostos e aptidões. A partir de todas as dicas deste post, você será capaz de chegar a uma resposta. Seja ela qual for, tenha dedicação e paciência para atingir todas as suas metas e objetivos. 

Foto de Café foto criado por pressfoto