profissões para quem gosta de escrever

5 profissões para quem gosta de escrever

Se você está procurando profissões para quem gosta de escrever, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos mostrar quais são as melhores oportunidades do mercado, destacando as principais características e áreas de atuação. 

Após a leitura deste artigo, será mais fácil escolher uma carreira e criar estratégias para conseguir o primeiro emprego. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e comece a lutar pelo seu sonho hoje mesmo. 

1- Professor 

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre o professor. Além de conhecer as técnicas da escrita, ele precisa dominar outras áreas importantes. Dentre as mais comuns, encontram-se: literatura, história, geografia, sociologia e outros contextos para compartilhar conteúdos que são indicados na hora de ensinar. 

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, os profissionais da educação tiveram que migrar para o ambiente on-line. Os livros e os cadernos foram substituídos por teclados e computadores. Diante desse contexto, conhecer as técnicas de digitação também é essencial para trazer mais agilidade e eficiência na rotina de trabalho.  

2- Jornalista

Outra profissão interessante para as pessoas que gostam de escrever é o Jornalista. Esse profissional precisa conhecer as regras gramaticais para traduzir notícias, emoções e outros tipos de sentimentos em seu texto. O lado positivo dessa área é que você pode trabalhar em diversos segmentos. 

  • Esportivo;
  • Cultural;
  • Econômico;
  • Policial;
  • E muito mais. 

A rotina de um Jornalista é bastante agitada. Por isso, é importante ter uma boa relação com os teclados. Não há tempo para ficar caçando letras enquanto redige uma reportagem. 

3- Escrivão 

O próximo nome da nossa lista é responsável por formalizar e documentar os inquéritos policiais. Para ter sucesso, o profissional precisa ter habilidades em informática e digitação. Caso contrário, terá mais dificuldades para desenvolver as tarefas diárias. 

Além da digitação, existem outras matérias que o estudante deve estudar para concurso público

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de informática;
  • Direito. 

É fundamental deixar claro que algumas disciplinas podem mudar de banca para banca. 

O escrivão ainda pode desenvolver outras funções. As mais comuns são: fazer indiciamentos e prisões em flagrante; fazer identificação, recolhimento e soltura de presos; realizar intimações, citações e notificações; encaminhar vítimas para exames de corpo de delito e perícias. 

4- Redator 

Quem gosta de escrever precisa conhecer a profissão de redator. Foi-se o tempo em que a sua rotina de trabalho era somente nos jornais impressos. Agora, é possível trabalhar em páginas da internet e blogs. 

Para desenvolver o seu trabalho no ambiente digital, você pode buscar oportunidades como freelancer. Existem alguns sites na internet com muitas vagas disponíveis. 

Uma das principais vantagens do ambiente on-line é que o redator pode escrever vários tipos de conteúdos, entre os quais: anúncios, banners, newsletters, intranets e e-books

O profissional que trabalha como freelancer conquista diversos benefícios para a sua rotina, como: flexibilidade de trabalho, grana extra, possibilidade de crescimento; liberdade de escolha; baixo investimento para iniciar as atividades e é possível desenvolver as demandas de qualquer lugar. 

O faturamento do digitador depende da sua capacidade de produção. Para isso, é importante ter um bom vocabulário e digitar com agilidade e precisão. A regra é clara: quanto mais rápido concluir um texto, melhor será a sua renda. 

5- Tradutor 

O principal objetivo de um tradutor é entender os conteúdos de um idioma e transmiti-lo para outras pessoas com bastante clareza. Ao contrário do que muita gente imagina, a tradução não é feita somente em formato de áudio, mas também de texto. 

Para conseguir um diferencial competitivo no mercado, o profissional deve ter conhecimento em outro idioma, dominar a língua portuguesa, ter habilidade com os teclados para digitar com velocidade, entre outros.  Aproveite para dar uma olhada neste site de emprego para buscar umas vagas.

Após descobrir quais são as principais profissões para quem gosta de escrever, conheça diversos cursos online gratuitos com certificado para estudar e conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Deixe um comentário