O jogo para crianças dessa fase podem ser mais desafiadores e com mais dificuldade,pois já sabem alguns aspectos da alfabetização

Descubra quais são os melhores jogos pedagógicos para crianças

Todo jogo para crianças deve ser pedagógico, pois isso ajuda a crescer enquanto brinca. Além de puxar o lado criativo, dá aprendizagem cognitiva, e é uma boa opção para agregar o currículo escolar. Tem como fazer tudo isso com itens lúdicos, ou por jogos virtuais.

Leia mais:

Qual é o melhor jogo para crianças de 3 a 5 anos?

O melhor jogo para crianças nessa fase deve ser simples e lúdico. Ou seja, com foco no avanço motor e sensorial. Por exemplo, o Reading Eggs é um jogo de leitura que ajuda crianças a melhorarem a técnica da alfabetização. Existem outras práticas nesse sentido:

  • jogo de encaixes;
  • jogo de memória visual;
  • jogo de construção.

Todos eles usam uma série de atividades divertidas e com desafios para ajudar as crianças a lerem e escreverem. Portanto, ideal para idade pré-escolar e início do ensino fundamental.

Jogos com ABC

O ABC Mouse é um jogo educativo online feito para crianças na fase de aprender a ler e a escrever. Ou seja, idade pré-escolar até o ensino fundamental. Ele mostra várias tarefas de matemática, ciência, artes e linguagem. Além disso, explora conceitos básicos da ciência.

Jogos de foco

É vital estimular a memória e usar o jogo para crianças aplicarem o que sabem. O jogo da memória, por exemplo, consiste em encontrar as cartas que combinam, uma de cada vez. Esse método pode ser mudado para ensinar letras, palavras, números ou imagens.

Além disso, o quebra cabeça é ideal para atiçar o foco e da ferramentas para criatividade. Pois eles podem variar de dificuldade, e isso ajuda a criança a ser desafiada. E o jogo pode abordar vários temas como: cores, animais, formas, entre outros

Qual é o melhor jogo para crianças de 6 a 8 anos?

O jogo para crianças nessa idade precisa ser um desafio do tipo que incentiva a fazer ou criar algo novo. Ou seja, deixar ela ter criatividade, junto com o que já aprendeu antes.

Os jogos de tabuleiro, por exemplo, são educativos pois dão a interação social e a resolução de problemas em grupo. Eles ajudam a desenvolver habilidades como estratégia, planejamento e tomada de decisões. Como o xadrez, jogo da velha e o banco imobiliário.

Além disso, uma opção digital para o mesmo fim é o National Geographic Kids, que ensina, animais, geografia e ciências. Onde ele usa imagens, vídeos e jogos interativos para guiar a criança na troca de ideias e coisas novas sobre o mundo ao seu redor.

Jogo com números

Math Blaster ensina matemática em forma de jogo para crianças, onde elas podem se divertir e melhorar as técnicas de cálculo básico. Além disso, elas podem fazer isso sozinhas ou promover o relacionamento interpessoal em um ambiente virtual. 

Além disso, outra opção de jogo online é o BrainPOP Jr. que fala sobre vários temas, desde ciências até história. Suas animações ensinam conceitos complexos de uma forma que crianças podem acompanhar.

Jogo de Digitação

Além de ajudar com os conhecimentos na área de informática, usar de jogos de digitação ajuda no raciocínio lógico, destreza e pensamento rápido. A memorização é um dos aspectos essenciais neste tipo de jogo, e faz com que a criança tenha uma mente ativa ao longo do dia. Um ótimo jogo para começa é o Jogo de Digitação Cascade da Digitow. Nele é possível treinar em níveis de dificuldades diferentes deixando o jogo com uma emoção extra.

Jogo com palavras

Jogos com palavras são uma ótima forma de aumentar o vocabulário e a criatividade das crianças. Esses jogos podem ser feitos sozinho ou em grupo. Veja alguns:

  • adedanha;
  • forca;
  • perguntas e respostas;
  • adivinhação
  • contação de histórias.

Incentivar as crianças a aprender palavras novas, e trocar com as outras, faz parte do crescimento, e melhora as habilidades de cada uma em se comunicar.

Qual é o melhor jogo para crianças de 9 a 12 anos?

O jogo para crianças dessa fase pode ser mais desafiador e com maior grau de dificuldade, pois elas já dominaram alguns aspectos da alfabetização e do raciocínio lógico, mas precisam aprimorar, e se preparar para o mercado digital.

Como por exemplo o Typing Club que é um jogo de digitação. Ele ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de digitação e interação com aparelhos eletrônicos. Uma série de exercícios interativos ajudam a ter destreza na hora de lidar com teclados, teclas e telas.

Outro jogo para crianças que amplia o uso das palavras é o Spelling City, onde se usa o soletrar para incentivar as crianças a aprender e testar as habilidades de escrita e pronúncia.

Jogo e tecnologia

Os melhores jogos pedagógicos são aqueles que preparam para o futuro, e como a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia. O ideal é que elas aprendam logo a mexer com tudo o que a internet tem para oferecer.

Ou seja, aprender a programar, o Stratch é um jogo que ajuda a criança a criar noções de lógica matemática e ciências da computação. Onde ela pode criar seu próprio jogo e animação. Tudo isso é tipo os cursos de programação, mas fácil de aprender.

Além disso, o Code.org é uma plataforma de programação que introduz a criança no cenário da programação. Com vários jogos e atividades, a criança aprende a programar sem perceber.

Jogo e vida real

Como parte do processo de aprendizado está aprender coisas que em breve a criança irá usar na vida real. Além de aprender lições, o uso de jogos de tabuleiro incentiva a interação com outras crianças. Isso faz crescer vários aspectos cognitivos ainda na infância.

O jogo da vida, por exemplo, nada mais é que um simulador da vida real. Onde pede tomada de decisão, transações financeiras, compras, vendas, formação de família e carreira. Tudo isso é uma boa forma de estimular reflexões sobre as escolhas da vida.

Além disso, outras brincadeiras nesse mesmo formato também se mostram uma boa opção de jogo para crianças. Onde aprendem a interagir socialmente, se comunicar, imaginar e se adaptar, enfim, aprender.

Foto de Pixabay